Chuveiro | Ligações e Instalação

Sobre as instalações e ligações do chuveiro, de água e esgoto, com desenho esquemático e gabarito de altura das instalações. Descrição de conexões e peças das ligações de água e ralo do esgoto.

Anúncio:

Instalções de Chuveiro | Entrada de água e ralo do box

Abaixo são mostradas as ligações com encanamento de água e esgoto, incluindo peças, conexões e metais sanitários.

Ligação de àgua fria para chuveiro elétrico

Como podemos ver no desenho ilustrativo, a água segue para torneira do chuveiro (registro de pressão de 3/4" embutido na parede) através de encanamento de PVC rígido soldável (marrom) de 25mm.

O ramal do chuveiro aparece subindo a parede em corte, sendo derivado de um Tê que aparece também em corte. Para que este tubo que sobe possa ser ligado ao registro, é utilizada uma luva soldável e um adaptador de cada lado do registro. A luva é do tipo soldável com bucha de latão do outro lado (tipo 25mm x 3/4") e o adaptador também do tipo soldável curto com bolsa e rosca para registro, do tipo (25mm x 3/4").

Uma vez que a água passe pelo registro, ela sobe através do mesmo tubo de 25mm até o joelho de redução de 90º soldável, com bolsa para colar o cano de 25mm e bucha de latão de 1/2" que fica voltada para a face da parede, para receber o cano do chuveiro elétrico.

O registro que fica quase em sua totalidade embutido na parede, é vendido separadamente de seus acabamentos, ou seja, da partes cromadas para manuseio de abertura e fechamento, assim como da canopla, uma outra parte cromada que fica rente à parede, entre a troneira e os azulejos.

Existem inúmeras opções de acabamentos para registros oferecidos pelos fabricantes. Assim, o tipo de acabamento, com suas diversas linhas e estilos fica ao gosto dos proprietários da obra, podendo também serem escolhidos com auxílio do arquiteto ou engenheiro.

Instalação do chuveiro | Gabarito de altura e esquema das peças e conexõesAltura mínima entre caixa d´água e chuveiro

Para que exista pressão suficiente no chuveiro, é necessária uma altura mínima entre o reservatório de água e o chuveiro. A diferença de altura entre o fundo da caixa d´água e o cano de saída de água para o chuveiro deve ser de no mínimo 1 metro, e preferencialmente se possível de 1,5 metros.

Esgoto do Chuveiro e Ralo do Box

Ralos pequenos para box de banheiro ou chuveiroPara o esgotamento do chuveiro, dentro do box do mesmo, pode-se se usar um ralo simples que levará a água utilizada para uma caixa ou ralo sifonado. Pode-se também usar um ralo pequeno sifonado, mas geralmente a água utilizada vai para a caixa sifonada, para onde convergem também as águas da pia e bidê quando instalado.

A ilustração ao lado, mostra um ralo no box do banheiro, do tipo ralo sifonado cônico de altura regulável. Este ralo tem saida de água por baixo, e para captá-la utiliza-se um joelho de 90º de de 40mm conectado à um tubo de 40mm para esgoto secundário. Este tubo de esgoto secundário seguirá até a caixa sifonada.

Existem diversos tipos de ralos menores, geralmente de tamanho 100 x 100mm quando quadrados ou de 100 mm de diâmetro quando com grelha circular. As saídas destes ralos são feitas para conectar tubo de 40 mm para esgoto secundário (água de chuveiro e pía) que segue para a caixa sifonada.

A imagem ao lado, mostra um ralo cônico como o que foi mostrado no desenho da instalação do chuveiro. Como opção, poderia-se utilizar também o ralo com saída articulada (que permite mudar a direção de saída do tubo) ou o ralo quadrado montado.

O uso de uma ou outra peça depende das conveniências de cada um, e do que foi pensado no projeto em função das circunstâncias e caracteristicas de cada construção. O ralo quadradro montado como mostrado na imagem mais acima, exige menos profundidade para instalação em um box de chuveiro, entretanto, para que seus cantos fiquem alinhados com o canto da parede, geralmente é necessário utilizar-se um joelho de 45º x 40 mm, para levar a tubulação até a caixa sifonada. Em contratpartida, o ralo cônico montado com grelha circular apresenta mais flexibilidade de posicionamento. Entretanto, com o uso adequado destas peças juntamente com as conexões apropriadas pode-se encontrar solução para todo tipo de situação.

Anúncio: