Plantas | Apartamento e Casas | Apresentação Humanizada

Plantas humanizadas | Apartamentos, casas, etc

Apresentação gráfica de empreendimentos e projetos onde são mostradas plantas baixas humanizadas de casas, apartamentos, consultório, etc feitas em computação gráfica, algumas com uso de maquete eletrônica. Veja sobre conceito de planta humanizada e dicas sobre o que se deve ou não fazer em uma planta humanizada.

Anúncio:

Conceito de Planta Humanizada

Planta humanizida - Pavimento superior de uma casa sobrado - Modelagem 3D em Autocad e renderização em 3d Studio r4Plantas Humanizadas são feitas para divulagação e venda de empreendimentos imobiliários de incorporadoras e empresas de construção civil, sendo exibidas através de folders e colocação em quadros, em grande formato em estandes de vendas.

Através destas plantas as pessoas interessadas em comprar imóveis podem ter uma visão mais compreensível de um projeto de arquitetura, e imaginarem como ficaria a futura morada mobiliada, pronta para o uso, com susgestão de decoração interior e disposição de móveis.

A planta mais abaixo, do Residêncial Marina, é o segundo pavimento de um apartamento de cobertura, feito com Corel Draw (computação gráfica 2D). É um um exemplo de Planta Baixa utilizando CAD 2D, sendo um desenho plano e ilustrativo produzindo excelente efeito para colocação em stand de vendas.

A planta da casa com telhado colonial, é de um condomínio em Búzios, correspondendo ao segundo pavimento. Esta planta foi feita utilizando recursos mais elaborados de computação gráfica 3D, utilizando softwares ou programas como Autocad e 3d Studio (antiga versão do 3ds max), ou seja, obtida através de maquete eletrônica, dando a sensação fotorealistica e tridimensional, de ver o interior da moradia já mobiliado, visto de cima para baixo, sem o teto. Além da planta mostrar a arquitetura e interiores, sugere a decoração interior com móveis e também acabamentos, onde pisos laminados, e outros pisos cerâmicos também são mostrados em diferentes áreas da casa.

A planta do apartamento do Residêncial Marcela, mostrada no fundo da página, é também um exemplo de planta obtida através de maquete eletrônica (desenho 3D). Na verdade, esta planta em questão é um conjunto de modelos tridimensionais, e todos os objetos contidos tem volume, como se fosse uma maquete da casa ou do interior do apartamento visto de cima. E deste modelo foi gerada a "Planta Baixa Humanizada".

Planta baixa de unidade de empreendimento imobiliário | Apartamento de cobertura

Acima, uma planta humanizada representando uma apartamento mobiliado, feita com recursos de computação gráfica 2d em Corel Draw. Em outra página deste site, voce pode ver mais apresentações em planta dos apartamentos seguindo o mesmo estilo de representação.Planta de apartamento de edifício no Rio

Dicas para Planta Humanizada

O que fazer e o que não se deve fazer em uma planta humanizada

O objetivo de uma planta humanizada é ser atrativa. Não relute em exagerar em detalhes. Ainda que possa parecer "frescura" ou "exagero", o objetivo é despertar na imaginação do visitando do estande de vendas, como seria se morasse no apartamento.

Não relute em usar cores. A maioria das pessoas não estão a procura de monotonia. Na média, o que agrada a maioria é vivacidade.

Se uma planta for muito "apagada", esta poderá não ser atrativa nem chamativa. Plantas que despertam a imaginação e curiosidade, atraem mais clientes para um estande de vendas.

O objetivo de uma planta humanizada não é mentir ou dar ideia exagerada do lay-out. Se o cômodo for pequeno, por exemplo, não relute em colocar tapetes e apetrechos também. Torne-o amigavel, e prove através do lay-out, que pode ser aconchegante.

Um erro é evitar colocar tapetes, móveis e objetos que se destacam ou chamam a atenção, pois isto não aumentará a sensação de tamanho do comodo. Aumentará somente a falta de interesse de comprar um apartamento. Nem todo mundo é arquiteto ou decorador para antever ou imaginar tudo dentro de um comodo no dia a dia de uma casa ou apartamento. É mais facil o comprador se sentir desinterassado por causa de uma planta" vazia" do que por causa de uma planta "entulhada" de forma a tornar os comodos agradáveis e aconchegantes. Afinal, ninguém constroi uma casa ou compra um apartamento para deixar um cômodo vazio, independetemente de ser pequeno ou grande.

Acima ao lado, planta de apartamento de edifício no Rio feita em 1998. A modelagem 3d foi feita em Autocad e a renderização, ou acabamento elaborado, feito no 3d Studio r.4, uma das primeiras versões do 3d max.

Veja mais sobre esta apresentação gráfica mostrada acima, incluindo a planta 3d das unidades.

Planta baixa humanizada

A planta exposta abaixo, mostrando uma apartamento mobiliado, que sugere também a decoração dos interiores, foi feita para uma empresa de construção civil para colocação em seu estande de vendas. Veja também a perspectiva de fachada do edifício correspondente à esta planta.

Planta baixa de empreendimento imobiliário feita em computação gráfica | Maquete eletrônica do apartamento tipo

Planta baixa de apartamento de um empreendimento imobiliário feita em computação gráfica, para uma construtora. A representação do apartamento mobiliado, possibilita entender o uso dos espaços internos e despertar a imaginação para um futuro projeto ou design de interiores. Esta planta foi obtida de uma maquete eletrônica do lay-out do apto utilizando os sotwares ou programas Autocad para a modelagem 3D e o antigo 3d Studio r.4 (atual 3d max) para acabamento ou renderização.

Autor das ilustrações, plantas 3d e textos:
Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: