Planta Decorada de Casa Geminada Duplex

Apresentação gráfica 3d de 2003, com planta humanizada de casa geminada tipo sobrado, com 2 pavimentos, 2 suítes e mezanino. Estas imagens em planta foram obtidas da maquete eletrônica da casa e são apresentações típicas para dar visibilidade e divulgação de projetos e empreendimentos da área de engenharia e construção civil, facilitando assim seu entendimento por parte dos clientes.

Sobre a apresentação do empreendimento e projeto de casas geminadas

Esta apresentação foi sob encomenda de uma construtora e incorporadora para a qual eu já havia feito 2 serviços anteriormente.

O projeto de arquitetura foi fornecido pela empresa contratante do serviço, encomendado ao Arq. S.Nogueira. Meu trabalho e serviço neste caso se refere à apresentação gráfica 3d do projeto, como visto nesta e na outra página referente ao mesmo.

Na outra página descrevo com mais detalhes outras imagens integrantes deste serviço, contendo as perspectivas das casas geminadas vistas em conjunto, bem como duas perspectivas das áreas de lazer e duas vistas em cortes 3D das casas.

Anúncio:

As plantas revelam particularidades as soluções adotadas no projeto

Pelas plantas humanizadas e decoradas aqui mostradas, podemos ver que se trata de casas tipo sobrado ou duplex, contando com 2 pavimentos, uma planta do piso térreo e outra do piso superior. Existe também um mezanino cujo acesso se dá pela suíte do pavimento superior.

As casas geminadas tem paredes divisórias comuns em ambos os lados, sendo que, na área de serviço existe um prisma de ventilação e iluminação (vão aberto), para onde se abre a janela da copa-cozinha do piso térreo. As janelas das suíte de fundos e do banheiro da mesma suíte também se abrem para este prisma de iluminação e ventilação.

À título de comentário, posso dizer que, as paredes divisórias em comum, são uma solução típica das geminadas, ou seja, compostas em conjunto com paredes comuns, visando econômia de materais como tijolos para paredes, ecônomia de telhado com redução de madeiramento e telhas em função de não conter beirais em uma das paredes limites da casa.

Casas geminadas geralmente são construídas em lotes estreitos, resultado do desemembramento de lotes maiores. Entretanto, plantas de casas geminadas podem servir de exemplo de partida também para projeto de uma única casa em lote estreito, já que configuram soluções semelhantes.

Planta do Pavimento Térreo

Abaixo a planta do primeiro piso ou pavimento térreo, onde se vê da esquerda para a direita o abrigo aberto de entrada também chamdo de alpendre, depois a sala de estar e jantar. Na mesma sala fica a escada que dá acesso ao segundo piso e um lavabo ou banheiro social. Uma parede à meia altura com uma banca de marmore forma um bar, interligando a copa-cozinha estilo americana. Esta copa cozinha tem espaço para mais uma mesa de jantar também. Ao lado esquerdo da cozinha, está a área de serviço.

Planta baixa do piso térreo da casa geminada

A planta apresenta a móveis com sugerindo sua disposição interna, dando uma ideia de como seria o uso da residência por seu moradores. Foram representados também os materiais de acabamento típicos da construção civil. A sala foi representada com piso cerâmico ou tipo porcelanato de tamanho grande e a área de serviço e alpendre também com revestimento de piso semelhante, porém na cor gêlo e tendo menores dimensões. A escada foi representada com revestimento de piso em granito apicoado.

Planta do Pavimento Superior

A planta do segundo piso ou pavimento superior da casas geminadas pode ser vista mais abaixo. Da esquerda para a direita a varanda frontal cujo acesso se dá pelo suíte de casal. Uma escada que vem do primeiro piso é vista de frente ao banheiro da suíte principal. Dentro da suíte existe uma outra escada que dá acesso à um mezanino do quarto de casal, que pode funcionar como sala íntima e escritório. Mais à esquerda, é vista a outra suíte e respectivo banheiro da mesma.

Casas geminadas | planta baixa do segundo piso

O segundo andar da casa também foi representado todo mobiliado, com disposição adequada e funcional para cada cômodo. O corredor e suítes apresentam na imagem revestimento de piso do laminado. O piso da varanda como pode-se notar é do tipo cerâmico ou porcelanato na cor gêlo. Os banheiros também possuem piso cerâmico mas na cor amarelo claro. Muitos detalhes com relação aos móveis como também quanto à sugestão de acabamentos para a construção também são vistos na planta. Dentro dos banheiros são vistos os metais sanitários do chuveiro e da banca de bia, que foi representada com mármore bege (lembrando o travertino) e cuba de louça bege. O vaso sanitário foi representado com caixa acoplada e tampa em madeira envernizada, compondo bem em termos visuais o ambiente do mesmo.

Em outra página voce pode ver a planta do mezanino da suíte principal e as perspectivas e cortes arquitetônicos 3d da casa geminada.

Este trabalho foi feito utilizando uma combinação do programa Autocad e 3d Studio, antiga versão do 3ds Max.

Veja mais apresentações de projetos com plantas humanizadas ou decoradas de casas e apartamentos.

Autor das ilustrações, plantas 3d e textos:
J.Renato A.D.

Anúncio: