Casas Geminadas

casas geminadas

Apresentação de projeto e empreendimento de casas geminadas com 2 suites e mezanino e varanda visto com maquete eletrônica, perspectivas do exterior e corte arquitetônico perspectivado 3d do interior da casa. Feito em 2003 para empresa de construção civil, são mostradas também vistas do condomínio e áreas de lazer. A planta ilustrativa da casa está em outra página.

Anúncio:

Descrição da casa e perspectivas arquitetônicas

Como é possível ver nas ilustrações abaixo, que constaram da apresentação gráfica 3d do projeto, cada unidade da casa geminada possui 2 pavimentos e um mezanino.

No primeiro pavimento ou primeiro andar fica a varanda, sala de estar combinada com sala de jantar, copa-cozinha e área de serviço.

No segundo pavimento ou segundo andar existem 2 suítes, sendo que a suíte de frente possui varanda e um mezanino sob uma suíte que pode ser usado como escritório ou sala íntima.

Descrição do condomínio

Pelas perspectiva externa, podemos ver que as casas geminadas formam 2 fileiras frente a frente. Ao centro fica uma área de lazer comum. Em uma das extremidades da área de lazer, situa-se uma cabana de piaçava com bancada de pia, churrasquira e mesas, ao centro fica a piscina cercada por um deck de madeira de cada lado. Na outra extremidade, fica a sauna, também com cobertura de piaçava e ligada à um dos decks.

Em uma das perspectivas do conjunto de casas, foi mostrada apenas uma fileira de casas, com intuito de facilitar a compreensão do projeto. Nesta perspectiva, a sauna e deck da sauna estão mostrados à esquerda, ao centro a piscina e à direita a cabana de piaçava para churrasqueira e mesas. E no mesmo desenho as as casas geminadas vistas de frente.

Corte perspectivado de casa geminada mostra o interiorPerspectiva arquitetônica externa do condomínio de casas geminadas

Acima, imagem do interior da casa geminada visto através de um corte arquitetônico perspectivado 3d. Esta imagem do interior, perminte ver a disposição dos cômodos da casa, assim como uma sugestão para o mobiliário interno.

Na imagem ao lado, também acima, a perspectiva arquitetônica externa do condomínio de casas geminadas onde são vistas as áreas comuns de lazer, com sauna, piscina e deck com espriguiçadeiras, assim com uma área com bar, cozinha e churraqueira.

Casa vista em corte arquitetônico 3dPerspectiva de arquitetura do condomínio  de casas geminadas obtida da maquete eletrônica

Na imagem acima, do lado esquerdo, o corte arquitetônico em perspectiva do interior da casa feito com maquete eletrônica. Nesta vista do interior, em ângulo diferente da imagem apresentada mais acima, o interior da casa com seus cômodos pode ser visualizado. Algumas paredes do interior estão mostradas à meia altura para facilitar a visão de todos os cômodos. A casa foi apresentada mobiliada, e com representação sugestiva dos materiais de construção relativos ao acabamento, como pisos laminados nas áreas sociais, revestimentos cerâmicos nos banheiros, cozinha e varanda, assim como a sugestão para pintura das paredes também foi apresentada.

Na imagem também acima, porém do lado direito, a perspectiva de arquitetura do condomínio de casas geminadas. Esta também foi obtida com maquete eletrônica, e nós dá uma ampla vista da ala de casas avarandadas, com seus jardins e áreas de lazer entre elas. Em primeiro plano, vemos o deck de madeira que fica entre a sauna e a piscina. Ao fundo é vista a churraqueir coberta com telhado de piaçava.

Podemos ver também que as varandas das casas foram representadas com gradis em madeira e o telhado representado ao estilo colonial rústico, com telhas canal de barro vermelhas e madeiramento com caibros aparentes. A divisória entre as varandas, foi representada com revestivmento de pedras.

Comentário Técnico Sobre CAD 3D

Fiz esta apresentação gráfica 3d no ano de 2003, e para realiza-la, quanto à modelagem 3D ou construção do modelo tridimensional de arquitetura utilizei o software Autocad. Para a etapa de visualização mais elaborada, ou renderização utilizei o antigo 3dStudio r.4 para o antigo sistema operacional DOS. Nesta época o 3dStudio r.4 para DOS já estava de longa data em desuso para a maioria das pessoas, mas já estava habituado com este programa, e gostava de utiliza-lo.

Sobre a apresentação gráfica deste projeto

Este serviço de apresentação do projeto foi executado em 2003, para uma empresa de construção civil, construtora e incorporadora, proprietária de um empreendimento imobiliario em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. O empreendimento envolvia a construção de um condomínio de casas geminadas com área de lazer entre elas.

A encomenda do cliente incluiu as perpectivas arquitetônicas do exterior e também duas perspectivas internas, mas mostrando a casa em corte perspectivado, possibilitando a visualização da residência mobiliada, com parte do telhado removido e sem uma parede divisória lateral, para que o comprador pudesse ter uma melhor visualização e entendimento do projeto. Algumas paredes internas, também foram mostradas à meia altura, para facilitar a visão de todos os comodos.

Todo o serviço foi feito com recursos de computação gráfica, ou seja, através da criação de uma maquete eletrônica do interior da casa, como também outra do conjunto de casas, para a obtenção das vistas e perspectivas a serem impressas para divulgação do empreendimento, exibição das mesmas em estande de vendas e no escritório da empresa proprietária do projeto.

Veja mais sobre vista em corte 3D ou em corte perspectivado

Veja também as plantas humanizadas desta casa geminada

Veja também a lista de maquetes eletrônicas

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: