Qual Programa p/ Engenharia, Arquitetura ou Animações 3d Escolha do Programa e Perfil de Usuário

Programas p/ Maquete Eletrônica, Projeto, Animação 3D

Algumas pessoas perguntam quais programas ou software para computação gráfica se utiliza para fazer projetos, desenhos 3d, modelagem 3d e apresentações gráficas em computador envolvendo imagens estáticas como perspectivas assim como animações 3D de arquitetura ou animações artísticas. Abaixo uma lista de alguns programas disponíveis no mercado, para serem adquiridos de revendedores autorizados e também algumas dicas sobre aprendizado, curso e treinamento, recursos e finalidades de cada programa.

Atualmente existem várias alternativas de programas ou softwares para projetar e construir maquetes eletrônicas para engenharia e arquitetura. Entre os programas mais utilizados atualmente para projetar e construir maquetes digitais estão os programas descritos num tópico mais abaixo como Autocad, Revit Architecture, 3D Studio ou 3ds Max, Google SketchUP que combinado com renderizador VRay produz excelentes resultados, ArchiCAD, VectorWorks, MicroStation, Maya e Blender 3D, Cinema 4D.

Anúncio:

Computação Gráfica e Modelagem 3d aplicada à Engenharia e Arquitetura

Para modelagem 3D e maquete eletrônica, pessoamente gosto de usar o Autocad e considero combinar o uso do mesmo software Autocad e 3DS Max quando se quer algo mais elaborado e animações não somente de camera, mas com objetos se movendo nas cenas. Entretanto, devo dizer que cada pessoa deve escolher o que melhor se adpta aos seus objetivos e métodos. As versões mais recentes do Autocad e seus aplicativos permitem boas apresentações fotorealisticas e animações de camera como caminhar por dentro, ao redor e vôo. Pelo menos até a versão 2007 do Autocad, para animações mais elaboradas com movimento de objetos em cena, o uso de softwares adicionais ou mesmo do tipo 3DS Max ainda se fazia necessário.

O Revit é uma opção ousada, para quem está interessado no uso de software BIM, especialmente dedicados para projetos de arquitetura e engenharia, mas que também renderizam, ou seja, produzem apresentações apresentações para estudo e visualização por parte dos clientes.

Clicando no link, poderá ver perspectiva fotorealista de edifício feita por mim utilizando somente Autocad 2004. Foi criada somente partes da arquitetura do edifício, já que não era pretensão obter animações complexas, mas somente uma perspectiva fotorealistica da fachada. Geralmente quando se pretende fazer animações mais elaboradas utiliza-se o 3DS Max ou 3dStudio Max.

Como escolher um programa em função dos recursos, finalidades e área de aplicação

Os programas, dependendo de suas características, possuem inúmeros recursos podendo ser mais voltados para a área técnica ou até para a área de multimidia, cinema e animação 3D. Portanto a escolha deve depender primordialmente dos objetivos. Primeiro deve-se saber o que se quer fazer e o enfoque do trabalho, e depois escolher o programa ao qual irá se dedicar a aprender para fazer os trabalhos.

Em trabalhos mais complexos, principalmente envolvendo animações, muitas vezes mais de um programa é utilizado durante o processo de trabalho que envolve modelagem, texturização, iluminação, renderização e pós edição. Abaixo enúmero as príncipais áreas de aplicação dos softwares gráficos, e mais abaixo considerações sobre a importância de considerar a área de uso e o perfil do usuário.

Principais Áreas de Aplicação dos Programas

As principais áreas de destaque da CG ou Computação Gráfica e seus mais diversos ramos são:

Qual Programa Escolher para Arquitetura, Engenharia ou Área Artística

Como foi dito imediatamente acima, para escolher o programa, ou software de computação gráfica é preciso saber quais são seus objetivos, o que voce quer produzir e qual sua área de atuação. Afinal, existem os programas que são mais adequados para cada área e finalidade. Clique aqui para ver sobre escolha de programas para engenharia, arquitetura e área artísitica.

Como escolher em função do perfil de usuário

A escolha de um programa também depende das caracteristicas de cada usuário. Nem sempre um programa que é bom para uma empresa é também bom para uma uma universidade ou para um profissional do tipo free-lancer ou para um pequeno escritório de projetos de arquitetura ou engenharia. Veja também dicas para escolher programa gráfico em função do perfil do usuário.

Como aprender e quais são os requisitos prévios

Em outra página sobre computação gráfica, existem dicas e sugestões sobre como aprender a usar programas e quais os requisitos prévios ou o que se deve saber antes de inciar o estudo ou aprendizado. Fala-se também das diversas formas de estudo, como através de cursos, livros e treinamentos por parte de profissionais autorizados.

Veja também: Descrição mais elaborada de cada um dos programas em seus respectivos links abaixo, em linguagem simples:


AutoCAD Revit BIM SketchUP Archicad Blender 3D

3dsMax Maya VectorWorks MicroStation

Autor: J.Renato A.D.

Anúncio: