JRRIO

Blender 3D - Programa p/ Modelagem, Animação ou Desenho Animado 3D

O Blender 3D é um software livre e "open source" com poderosos recursos para modelagem 3D e animações 3D, podendo ser usado também para maquete eletrônica. Leia também sobre outros programas nas teclas acima.

O Blender 3D é um software livre para desenho animado em computação gráfica 3d

O Blender 3D é um software livre ou free software, que pode ser usado livremente. Este programa é usado para modelagem 3D de qualquer tipo de objetos ou personagens, rendendo apresentações de alta qualidade de figuras humanas e personagens, objetos como automóveis, móveis, máquinas, relógios, objetos com formas orgânicas e elementos da natureza como plantas, arvóres, etc. O programa tem ótimos recursos para produzir animações 3D de objetos e personagens, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. O programa é desenvolvido pela Blender Foundation, e está disponível em vários idiomas, inclusive Português, e roda em diversos sistemas operacionais inclusive nos sistemas mais conhecidos como o Windows XP e Vista.

O Blender é muito usado para criação de desenho animado 3D, apresentções 3D, e aplicações gráficas interativas, ou seja, onde o usuário reage e participa da aplicações. Em termos práticos, estas aplicações são por exemplos games ou video-games. Em se tratando de um programa de modelagem e animação, portanto filmes para TV, cinema e comerciais também podem ser produzidos com o Blender.

O que é a Blender Foundation?

Diferentemente de outros programas que são produzidos e comercializados por grandes empresas com fins comerciais, o software Blender é desenvolvido pela Blender Foundation, uma organização independente, sem fins lucrativos, e cujos objetivos são, estabelecer serviços serviços para usuários ativos e desenvolvedores do Blender, manter e desenvolver o atual produto chamado Blender através de uma código aberto e acessível sob os princípios de lincença GNU GPL, criar e manter mecanismos para obter fundos e receitas que possam financiar os objetivos da fundação e cobrir suas despesas, e dar à comunidade da internet de todo o mundo acesso à tecnologia 3D em geral, tendo o Blender como seu centro propulsor.

A Fundação Blender tem escritórios no Instituto Blender de Amsterdam. As receitas que são obtidas através de publicações e-shop (vendas pela internet) permitem a Ton Rooosendaal e seu pequeno grupo trabalhar em horário integral no desenvolvimento do Blender, assim como organizar atividades para a Siggraph ou Blender Conference. As receitas são usadas também para desenvolvimento e documentação de projetos e para pagar a escrituração contábil e despesas administrativas da fundação.

Ton Rooosendaal é o presidente da Blender Foundation e também o principal criador do Blender 3D.

Desenho animado 3d e produções feitas com Blender 3D

À cada dia que passa mais tem aparecido excelentes e interessantes trabalhos feitos com o Blender. Basta visitar as galerias da Blender Foundation para ver os inúmeros exemplos de imagens abrangendo todo tipo de criação e apresentação, desde modelagens de automóveis, aviões, modelagens para área de arquitetura, modelagens organigas de plantas e elementos da natureza e modelagem de caracteres. Algumas animação que se destacam são os curtas metragens de desenhos animados 3D como Elephants Dream e Big Buck Bunny, produzidos pelo o Blender Institute, que muitos consideram ser o testemunho eficaz e definitivo da eficiência e poder do Blender 3D. O game Apricot também foi produzido com o Blender. Alguns arquivos de curta produzidos com Blender, como Elephants Dream foram disponibilizado para uso e estudo.

Big Buck Bunny, animação do Blender InstitutePersonagens da animação Big Buck Bunny, do Blender Institute

As imagens acima são do Big Buck Bunny, produção de desenho 3D, do Blender Institute, um produto que coloca o Blender na primeira linha entre os programa para animação e modelagem 3D.

Vantagens do Blender além de ser gratuíto

A grande vantagem para os usuários do Blender é o fato de ser um software livre. Enquanto outros programas como o Maya e 3D Studio oferecem apenas versões de estudo com recursos limitados, ou a chamada versão "Trial" ou de teste que se expira em pouco tempo o Blender não cobra de seus usuários. Entretanto, todo usuário consciente, que achar que o programa é útil ou que se beneficiar econômicamente com ele, deveria se conscientizar que não existe nada realmente grátis. Existem pessoas trabalhando por trás dele, e que precisam também receber por isto. Exatamente por estes motivos, a Fundação Blender arrecada recursos através de publicações e também aceita doações espontâneas.

Algumas pessoa dizem que a interface do Blender até por volta de 2008 era mais complicada que a de outros progamas semelhantes, mas os desenvolvedores tem trabalhado no constante aperfeiçoamento. Mas o Blender é uma ferramenta muito poderosa, e com ele pode-se fazer praticamente tudo em termos de modelagem, inclusive composição e edição final de vídeo. É uma ótima opção para quem não pode adquirir um software e procura uma opção de alta qualidade e com ótimos recursos.

Com Blender, segundo afirmam os bons usuários que adquiriram proeficiência no programa, é possível fazer a maioria das coisas que se vê em propagandas de TV. Além de ser um programa com excelentes recursos, geralmente oferece 2 atualizações por ano, roda praticamente em qualquer PC, e além disso tem o fator preço, que por ser um software livre, seu custo de aquisição não existe, sendo então imbatível. Enfim, todo programa tem prós e contras, pode ter algumas vantagens tanto técnicas como econômicas que alguns tem e outros não. Assim, o importante é avaliar as vantagens e ver se tem empatia com o programa.

Muitos acreditam que a importância do Blender no mundo 3D tende a aumentar cada vez mais. Muitos cursos para área de computação gráfica (CG) já se utilizam do Blender pela óbvia vantagem do custo, ou seja, não ter que pagar e renovar licenças, como cursos para áreas de animação e programação de games por exemplo.

Segundo alguns usuários o Blender exige menos recursos de máquina que os outros programas similares, possibilitando rodar em configurações de micro computadores mais baratas. Isto se deve ao fato de que, ele é feito primordialmente para usuários comuns ao invés de outros programas como o Maya, que era desenvolvido pensando principalmente em corporações, médias e grandes empresas. Entretanto, alguns afirmam (por volta de 2008) que tempo de renderização do Blender geralmente é maior que o tempo de renderização do Maya e 3d Studio Max. Mas para usuários comuns ou free-lancers, esta economia de tempo pode ser irrisória ou insignificante, já que não estão envolvidos com mega-projetos onde até economia de segundos em cada cena pode representar muita economia.

Se o Blender continuar a se desenvolver à contento, muitos acreditam que em algum tempo a tendência geral será uma migração cada vez maior para este software livre, principalmente por parte dos free lancers e pequenas empresas.

Entretanto, muitas empresas que trabalham com super produções, como grandes estúdios, ainda acabam dando preferencia a softwares proprietários, devido à necessidade de manutenção e garantia, e para ter a quem se reportar e exigir manutenção e correção de erros ou defeitos quando isto acontece..