JRRIO

Apresentação Projeto Edifício - Maquete Eletrônica e Planta Humanizada

edifício apresentado com maquete eletrônicaApresentação de projeto de edifício residêncial através de arte digital e computação gráfica 3d. A maquete eletrônica e plantas dos apartamentos integraram a apresentação deste empreendimento de construção civil, produzido para uma construtora em 2006.

Sobre Apresentação de Projeto

Esta é uma típica apresentação, que foi feita para um cliente dono de uma construtora e empresa do ramo de construção, em 2006 para lançamento do seu empreendimento.

O projeto de arquitetura, como é usual, foi fornecido pela empresa construtora ou incorporadora que encomendou o serviço, para que a partir do mesmo fosse feita uma representação gráfica e ilustrativa do mesmo, para que as pessoas comuns possam entende-lo, ja que a maioria não tem compreensão de desenhos meramente técnicos. Na época foi encomendada também a perspectiva do prédio.

Este edifício de apartamentos, contava com amplos apartamentos, sendo de 2 dormitórios as unidades de frente, e de 1 dormitório as unidades laterais.

Todos os apartamentos contavam com varandas, sendo que os apartamentos de frente possuiam varandas com piscina.

Os apartamentos de cobertura de frente como também os laterais possuim dois pavimentos, ligados por escadas internas.

Como é uma Apresentação Típica de Projeto e Empreendimento

Geralmente a apresentação básica contem a perspectiva externa do edifício, plantas humanizadas das unidades e áreas comuns.

A função da perspectiva é mostrar o prédio como ficaria após construido. As plantas humanizadas dão idéia da utilização dos comodos com móveis e sua funcionalidade.

Quanto às plantas humanizadas estas podem serem feitas à mão ou através de arte digital, ou seja, com uso de computador como instrumento de desenho.

As plantas humanizadas digitais ou computadorizadas podem ser feitas utilizando diversas técnicas. Nesta página coloquei um exemplo típico de apresentação de plantas feitas por mim utilizando corel draw.

Maquete eletrônica do edifício em vista geral e em detalhes com imagens animadasGeralmente este material é usado em escritório de vendas, para confecção de folder publicitário (material impresso para distribuição) e geralmente também são feitas encadernações com foto do edifício, planta da unidade adquirida pelo comprador e memorial descritivo ou texto explicativo sobre a unidade e pormenores de especificação.

As perspectivas perspectiva de arquitetura do edifício geradas pela maquete eletrônica mostradas no topo da página e ao lado em imagans animadas sequenciais podem ser vistas em tamanho maior em outra página deste website que é parte intregrante da apresentação deste prédio.

Em muitos lançamentos, são também encomendas maquetes "físicas", ou sejam réplicas em escala do edifício à ser construído, dando uma compreensão espacial do edifício e seus entornos, quando o quem comparece ao estande de vendas anda ao redor da maquete e observa seus detalhes.

Geralmente a maquete fica sobre uma mesa, e em alguns casos sob uma cúpula ou box de vidro.

A confecção de maquetes reais é uma forma de atividade tipicamente artesanal e porque não dizer artística e geralmente são encomendadas aos especialistas desta área. Neste fala-se apenas das chamadas maquetes digitais ou vulgo "maquete eletrônica". Este que vós escreve não confecciona maquetes físicas.

Sugestão de Mobiliário e Disposição de Móveis

Embora as plantas humanizadas constem de uma apresentação típica de projeto, estas servem também como sujestão de disposição de móveis nos ambientes, tanto para apresentação de projetos em geral como também para quem se interessa por mobiliar o próprio apartamento.Planta Humanizada em Corel Draw - Apartamento 3

De um modo geral estas disposições são típicamente adotadas para o melhor aproveitamento dos espaços, sendo bastante constante e presente em projetos e design de interiores.

Nesta página, coloquei a título de ilustração, algumas plantas humanizadas de algumas unidades que constavam desta apresentação de projeto do edifício de apartamentos.

Aqui são mostradas as plantas dos apartamentos de frente, da cobertura de frente, dos apartamentos laterais e coberturas laterais.

Estas plantas humanizadas foram feitas por mim, utilizando computador, mas de forma estilizada com alguma semelhança com desenho manual. Embora não tenham um grau de realismo exagerado, são plantas muito utilizadas para divulgação e que produzem ótimos resultados. Para ver as plantas em tamanhos maiores, click sobre as mesmas.

Planta humanizada - Cobertura - Piso 2 - TerraçoPlanta humanizada em Corel Draw - Cobertura - Piso 1

Interiores da cobertura de frente, no segundo piso

Acima, do lado esquerdo, a representação gráfica do segundo piso do apartamento de cobertura. Neste segundo piso do apartamento de cobertura vê-se o amplo terraço com piscina, deck, pergola e aréa de churrasqueira com copa. Ao lado do deck está um chuveiro e uma pequena varanda. A escada interna tem um hall que se abre para o terraço e para cada uma das suites com varandas.

Interiores da cobertura de frente no primeiro piso

A planta acima, do lado direito, representa graficamente o apartamento de cobertura em dois níveis interligado por escada interna. Neste primeiro piso vê-se o terraço, ampla sala de estar e jantar com varios ambiente incluindo mesa de jogos e perto da escada mini escritório ou sala de internet. Este piso conta também com 2 suites, um lavabo, copa-cozinha e área de serviço.

Planta Humanizada - Cobertura 3 - Primeiro e Segundo Piso Planta Humanizada - Apartamento de Frente com varanda, deck e piscina

Interiores do apartamento de cobertura lateral duplex

Outra planta interessante, mostrada acima, do lado esquerdo, refere-se à representação gráfica do primeiro e segundo piso da cobertura duplex interligada por escada helicoidal (vulgo escada caracol). Observe que o lay-out desta cobertura é bastante interessante e moderno, tendo copa-cozinha do tipo americana integrada à sala no primeiro piso. No segundo piso, a cobertura possui uma suíte, duas varandas, hall da escada helicoidal interna, toilet, outra sala integrada com pequena copa-cozinha e piscina de hidromassagem com deck.

Interirores de um apartamento de frente

Na planta ilustrativa do apartamento mobiliado, mostrado do lado direito, também acima, esta representado graficamente um dos apartamentos que ficam de frente para a rua. Se trata de um amplo apartamento, com três suítes, um lavabo ou banheiro social, ampla sala com área de estar representado com móveis estofados e uma integrada com uma cozinha do tipo americana, cozinha está que se liga à área de serviço.

O apartamento conta também com uma ampla varanda com um deck de madeira com pequena piscina. Esta varanda está representada com móveis de jardim ou piscina.

Comentário Técnico

Para a confecção destas plantas utilizei o programa Corel Draw. Para a perspectiva do edifício foi feita uma maquete eletrônica para a obtenção de 2 vistas, uma frontal e outra em ângulo com vista para a fachada frontal e lateral. Embora a perspectiva pareça ter sido renderizado utilizando 3ds max, na verdade maquete eletrônica e perspectiva foi feita exclusivamente com Autocad.

Veja também a lista de maquetes eletrônicas e visualizações de projetos.