JRRIO

Equipamento e Maquina Industrial Vista com Maquete Eletrônica

Ilustração técnica computadorizada de um equipamento industrial, feita em Março de 2000. O equipamento e maquinária é visto em perspectiva e corte 3D seccionado ilustrando o funcionamento interno. Estas imagens foram obtidas de um modelo 3d fiel ao projeto.

Equipamento e maquinaria em vista seccionada

Representação esquemática através de modelagem 3D do projeto de um equipamento industrial. Este corte esquemático pespectivado 3D, ou vista seccionada, foi feito em março de 2000, e dá uma ideia geral da maquinaria, como se algumas partes tivessem sido seccionadas, dando assim uma melhor compreensão das partes internas.

Este tipo de ilustração é excelente para explicar partes interiores de máquinas e equipamentos, facilitando seu entendimento em folhetos técnicos ou em palestras com a utilização de cartazes, onde o palestrante vai indicando os pontos que estão sendo explanados.

A partir desta maquete digital (vulgo maquete eletrônica) do centro cirúrgico, foi obtida esta imagem estática (em perspectiva) para ilustrar um folder para divulgação do hospital, antes que o mesmo já estivesse concluído.

Abaixo a vista seccionada ou corte esquemático perspectivado 3D do equipamento industrial. A ilustração foi feita em computação gráfica com maquete eletrônica. No topo da página, foi feita uma imagem animada, onde o mesmo equipamento é mostrado com algumas cores alteradas.

Na maquete eletrônica foram mostradas as instalações da maquinaria, sendo que a parte que a envolve está mostrada seccionada como se a parte superior e também parte dos fechamentos laterais em curva tivessem sido removidos.

São mostrados no interior diversos compartimentos metálicos (na cor azul) que se deslocam sobre trilhos, trilhos estes que giram no seu interior em forma de carrossel. Um motor elétrico com invólucro na cor vermelha foi representado juntamente com sua engrenagem de transmissão, que faz girar o carrossel.

Vista em corte de um equipamento industrial feita em computação gráfica

Mais ao fundo foi mostrado um outro equipamento que faz parte da maquinaria, guarnecido por um amário metálico na cor amarela, com portas em venezianas e com um pequeno painel de controle na lateral. Este equipamente, é ligado por um duto, que por sua vez é interligado e se encaixa através de uma peça metálica de conversão aos compartimentos metálicos representadas na cor azul, que ficam sobre o carrossel.

Sobre a Apresentação Gráfica deste Equipamento

Esta modelagem 3D foi feita para obter vista impressa, em corte seccionado e perspectivado, como se partes do equipamente tivesse sido "cortado" ou retirado facilitando a vizualização interna e compreensão da proposta e do seu funcionamento.

Se tratava de uma proposta técnica, para ser apresentada numa feira industrial encomendada por um engenheiro e proprietário de uma empresa. A maquinaria é de sua propriedade e é também patenteada.

Este corte perspectivado foi feito em nível de apresentação esquemática, não se atendo ao fotorealismo. O objetivo da ilustração era passar o conceito e ideia geral da maquinaria e seu funcionamento.

Comentário Técnico sobre Renderização e CAD 3D

Como é de praxe neste site, sempre acrescento um comentário técnico para quem se interessa pelo campo da maquete eletrônica e renderização, entre eles estudantes de computação gráfica ou para quem pense em algum dia fazer um curso na área. Então, fechando a página, os dados técnicos são os seguintes. Para a obtenção das maquetes do equipamento tecnico e ou máquina industrial mostrado nesta página, foram utilizados o software Autocad para a modelagem 3D e 3d Studio r.4 para a renderização e animação.

Mais ilustrações neste site

Veja mais desenhos técnicos, perspectivas e maquetes eletrônicas