JRRIO

Shopping Center - Fachada e Maquete Eletrônica

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Visualização 3d com maquete eletrônica da fachada principal de um shopping center.

As perspectivas do exterior obtidas de modelo em 3d serviram para estudo da fachada e apresentação de uma proposta com projeto de reforma da grande edificação comercial.

Estudo e Proposta p/ Renovação de Fachada - Shopping Center - RJ - 2004

Esta perspectiva foi feita para apresentação de uma proposta para reforma e renovação de fachada de um shopping center no estado do Rio de Janeiro. Entretanto esta obra não foi executada. A apresentação foi feita o sob encomenda do Arq. L.Gandolpho, um arquiteto com o qual eu já havia feito alguns trabalhos de apresentação anteriormente.

A iluminação como alguns detalhes da fachada foram desenvolvidos e elaborados também por mim a pedido do mesmo.

Nas imagens abaixo e no topo da página, as imagens que se alternam mostram a fachada de um shopping center em vista frontal, mostrando as melhoriais que seriam feitas segundo a proposta de reforma.

Descrição das Imagens da Fachada e Melhorias Propostas

A principal fachada do shopping é mostrada em angulo e em vista frontal, sugerindo também a iluminação noturna da fachada, mostrada em imagens ampliadas na outra página.

Na imagem simulando vista noturna, foram colocados inclusive feixes de luz jogados para o ceu, assim como simulando um jogo de luzes para a fachada formando cones mais ou menos abertos.

Linhas Pós Modernas

A ideia era partir para uma renovação com linhas pós modernas. As colunas da frente seriam remodeladas como mostrada nas imagens, acrescentado volume ao longo da mesma e propiciando uma diferente geometria dependendo do ângulo de visão. De frente aparentam ser colunas retas, vistas de lado possuem um forma em cunha.

Fachada de shopping center | Perspectiva com entrada principal, vitrines, canteiros, banners e bandeiras.

Fachada do shopping center com vista da entrada, vitrines e canteiros. Observe que ao passar o mouse sobre a imagem, aparece a simulação da fachada vista de noite. Veja também a página sobre o estudo de iluminação da fachada.

Painéis

Visualização do acabamento e revestimento da fachadaNa parte frontal e central, sobre a entrada principal onde existem esquadrias verticalizadas seriam colocados painéis para a fachada constituidos de frisos brancos horizontais especialmente fabricados, dispostos em formas de colunas, uns sobre os outros, formando uma composição diferente do tratamento previamente existente.

Vitrines Externas

Sobre a as paredes fechadas da fachada que se estendem de cada lado da entrada principal, seriam abertas grandes vitrines, dando transparência ao interior das lojas e funcionando como grandes "outdoors" vivos de propaganda.

Revestimento | Pintura e Pastilhas

Quanto ao revestimento externo da fachada, como mostram as imagens, constitui basicamente de pintura com tintas para parede externa em praticamente toda a sua extensão.

Ainda com relação ao revestimento da fachada, pastilhas cerâmicas seriam usadas como elemento decoração, formando um painel em forma tulipa ao redor da porta de entrada principal. Na imagem de frente da fachada, é possivel ver melhor esta representação do uso das pastilhas na fachada.

Geralmente pastilhas e pintura são os tipos de acabamentos mais utilizados quando se pensa em revestimento para fachadas. Revestimento com pastilhas para fachada externa propriciam ecônomia a longo prazo por não apresentarem muito desgaste e permitirem lavagem, dispensando assim a manutenção com pintura predial de tempos em tempos. Em contrapartida, a pintura em fachada tem menor custo, e geralmente por este motivo é mais utilizada.

Atrativos da Fachada

Quandos e pensa em fachada de loja ou fachadas comerciais, pensa-se também em chamar atenção para o local, pois a fachada é também um elemento de marketing ou propaganda. E a maquete eletrônica mostrada na página, mostra não somente os elementos de acabamento e revestimento, como também alguns elementos cujo fim é ornamentar e tornarem a fachada chamativa e atraente.

Grandes banners verticalizados seriam colocados ao longo da fachada sobre um trilho de metal fixado na mesma fachada. Os banners ou estandartes verticais ficariam entre as vitrines ou outdoors.

Bandeirolas (bandeiras triangulas) seriam também distribuidas ao longo da parte superior da fachada, e da parte central mais alta do shopping center. Estas bandeiras seriam fixadas por mastros de metal, que por sua vez seriam fixados na fachada, distribuidos entre sí em distâncias modulares.

Como se vê nas imagens, distribuidos ao longo da fachada frontal existem canteiros de plantas. Estes canteiros de plantas frontais são fechados por uma mureta baixa com três frisos metálicos horizontais acompanhando toda a extensão da mureta.

Letreiro e Logo

Sobre a parte mais alta da fachada e volume central do shopping que fica sobre a entrada principal, seriam assentados dois mastros, que por sua vez fixariam um logotipo do shopping sobre uma grande armação feita com estrutura de metal e vidro.

Fachada Vista em Detalhes

A perspectiva da fachada ampliada e com mais detalhes, vista como se de perto, está mostrada mais abaixo. Nesta imagem, a entrada frontal do shopping center é vista de perto, estando em evidencia as principais modificações da fachada e sendo visto os pilotis frontais, vitrines, painéis com frisos sobre as esquadrias e canteiros de plantas.

achada do shopping center com vista da entrada, vitrines e canteiros

Acima das colunas os paineis com frisos horizontais dispostos de forma verticalizada sobre as esquadrias. O revesitmento com pastilhas formando um desenho em forma de tulipa em torno da porta principal é clamente visto no detalhe. Podem ser também bem visualizadas as vitrines outdoors que seriam abertas, os trilhos fixadores de banners ou estandartes verticais ao longo da fachada, assim como os mastros fixadores para bandeirolas, que por sua vez são fixados nos trilhos verticais brancos correm horizontalmente ao longo da fachada.

Fachada vista de Dia e de Noite

Fachadas em vista diurna e noturnaAs pequenas imagens mostradas ao lado revelam a fachada vista em angulo, acentuando o efeito de perspectiva e profundidade. Ao passar o mouse sobre as mesmas elas se alternam, mostrando a fachada em vista diurna e noturna.

Na segunda página desta apresentação, pode-se ver estas imagens do shopping center ampliadas assim como textos mais detalhados e descritivos sobre a iluminação da fachada.

Com fins de idéias, sugestões e estudos para iluminação da fachada, à partir da maquete eletrônica foi montada uma cena com refletores ou "spots de luz" ou pontos de luz dispostos ao longo da fachada e alguns se concentrando em determinados locais, com intuito de simular efeitos de iluminação e cor.

Observe que foram também simulados canhões de luz projetando-se contra o céu, como se fosse em dia de inauguração, evento ou época especial.

Comentário sobre esta apresentação

Foi um trabalho relativamente rápido, mas que dá uma perfeita compreensão da então proposta apresentada.

Com relação à simulação das vitrines ou uma espécie de janelas "out-door" na fachada utilizei fotos de vitrines reais, assim como na entrada do shopping foi utilizada uma foto de pessoas se movimentando.

Aspectos Técnicos

Para a construção da malha 3d ou fase de modelagem 3D do shopping utilizei o programa Autocad e posteriormente exportei para o 3dStudio 4. Para quem não sabe, o 3d Studio 4 é uma versão anterior do 3ds max.

Desta forma, à partir da maquete eletrônica foram obtidas as imagens com as perspectivas apresentadas ou cenas estáticas mostradas nesta página e na outra que se refere à este trabalho