Shopping de Informática - Maquete Eletrônica do Projeto

shopping de informática - maquete digital

Esta apresentação de proposta de um pequeno shopping center de varejo de informática no Rio de Janeiro, foi feita em 2005.

Consta de uma perspectiva interna da arquitetura e uma planta ilustrativa do lay-out ou arranjo das lojas. A visualização deste projeto foi feita com maquete eletrônica.

Nesta página estão as imagens ampliadas e também um texto descrevendo este trabalho que versa sobre a apresentação gráfica do shopping de varejo de informática. Mas antes de mais nada, lembro aqui que, esta apresentação foi feita para o Arq. L.Gandolpho.

Pespectiva da Galeria de Lojas

Geralmente estes shoppings são feitos com divisórias pré-fabricas ou utilizando stands pre-moldados do mesmo tipo dos utilizados em feiras e eventos, em certos casos com pequenas adaptações.

Anúncio:

Shopping de Informática ou Info-Shopping

De um modo geral, este tipo de shopping, ocupa um grande espaço que é subdividido em pequenas lojas, geralmente com pouca capacidade estoque.

Na verdade é um tipo de negócio que apareceu para ocupar espaços vázios onde funcionavam grandes lojas ou magazines, espaços de cinemas ou bancos que fecharam, etc.

A ocupação destes espaços subdividos em pequenas lojas, é feita pelo setor de varejo de informática, cuja demanda geralmente tem proporcionado este novo tipo de ocupação.

A perspectiva que vem mais abaixo mostra uma das galerais de lojas do pequeno shopping de varejo de informática, geralmente separadas por divisórias pré-moldadas.

E também mais abaixo, está apresentada a planta baixa ilustrativa do shopping.

shopping de informática - pesrpectiva interna das lojas

Acima, uma galeria de pequenas lojas vistas em perspectiva.

Funcionalidade do Shopping

Geralmente este tipo de pequeno shopping de varejo tem sua arquitetura e instalações feitas de forma simples e funcional. Na perspectiva mostrada, vê-se que foi utilizado piso cerâmico frio, e teto modulado padronizado para instalações de luz fria e saída de ar condicionado, que geralmente é de uso comum e pradronizado.

Como o espaço é pequeno, estes stands funcionam como vitrine e também para guardar pequenos estoques que são vendidos diáriamente. Geralmente, os maiores comerciantes tem um deposito eu outro local, onde o armazenamento é mais barato. Outros comercializam apenas artigos pequenos, que não exigem grandes espaços para exposição e armazenamento

Planta Ilustrativa da Disposição das Lojas e Setor de Administração

planta ou lay-out de shopping de informática

planta baixa humanizada da parte administrativa do shopping de informáticaAcima a planta do shopping onde podemos ver as entradas, lojas e setor administrativo. Ao lado o setor administrativo em detalhe.

A planta humanizada mostrada acima foi utilizada na apresentação desta proposta de ocupação de um espaço deficitário.

Se trata do lay-out ou planta baixa do pequeno shopping de varejo de informática.

Na planta são vistas as entradas, as lojas e corredores de circulação, assim como as áreas administrativas. Somente 3 lojas foram representadas com mobiliário sugerindo também 3 tipos de disposição.
A ampliação da planta humanizada ao lado mostra em detalhes uma das duas entradas, adaptada também para deficientes.

Ao lado da entrada fica a parte administrativa, onde aparece uma mesa de recepção / secretária e ao lado o WC. As duas pequenas salas mais acima, são para a gerência e outra setor contabil / financeiro.

Comentário técnico sobre renderização e CAD 3d

A planta ou lay-out do shopping de informática foi feita utilizando uma combinação de Autocad e Corel Draw.

Na verdade foi feita uma imagem do piso, paredes, divisórias, apresentando cores e texturas, sendo esta imagem exportada para o Corel Draw, onde então foram feitas edições por sobre a imagem, colocando legendas e demais informações que deveriam estar presentes na prancha de apresentação.

Quanto à perspectiva do shopping mostrando uma ala de lojas, esta foi inteiramente modelada em 3d no Autocad 2004 e também renderizada no mesmo programa.

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: