Loja de Luminárias - Maquete Eletrônica do Mobiliário

Loja de luminárias e seu letreiro neonInteriores da loja de luminárias

Projeto de reforma de loja de luminárias visto com maquete eletrônica. Nas imagens estão representados o exterior, o design interior e mobiliário especialmente projetado para a loja, incluindo vitrines, balcões, painéis para exposição de luminarias, etc.

Anúncio:

Acerca deste serviço

Esta apresentação de projeto do mobiliário de uma loja de luminárias no Rio, foi feita para um arquiteto conhecido meu. Para este trabalho, fiz uma modelagem ou desenho 3D com precisão e baseada no projeto de execução dos móveis em madeira, contando com vitrines, balcões, mesas, escaninhos, prateleiras, expositores, paineis de exposição, vitrines, teto em gesso, etc.

Para ambientar utilizei vários tipos de blocos de luminárias, alguns feitos por mim, e muitas outros prontos. Técnicamente muito bem elaborada, esta apresentação dá uma perfeita compreensão do projeto do mobiliário da loja.

Descrição da imagem no topo da página

A imagem do lado direito, no topo da página, é uma perspectiva obtida da maquete eletrônica ou maquete digital da loja de luminária, mostrando-a como se fosse vista da calçada.

Na imagem aparece as vitrines frontais, o interior da loja com balcões, prateleiras de exposição e demais peças de mobiliário. O interior da loja foi ambientado com diversos tipos de luminárias, dispostas de acordo com seu tipo em suas devidas prateleiras e espaços destinados à exposição. Sobre as duas vitrines frontais foi simulado um letreiro em neon instalado sobre um painel de frisos modulados metálicos.

Comentário Técnico sobre CAD 3D e Renderização ou Apresentação Gráfica

Sob o ponto de vista de iluminação da cena (imagens) talvez devesse ter melhorado, assim como colocado mais reflexos, mas o objetivo aqui foi passar a ideia do projeto com detalhes técnicos do mobiliário de madeira em primeiro plano. E para tal, a apresentação cumpre sua função dando não apenas uma visão geral, mas uma idéia precisa em escala à respeito do projeto de mobiliário.

Fiz o desenho 3d em Autocad e renderizei em uma antiga versão do 3ds max chamda 3dStudio4 que rodava no sistema operacional DOS. Note que se trata de uma versão bem antiga, já que rodava em um sistema operacional anterior ao primeiro Windows.

Quanto ao trabalho de renderização, poderia ter ficado melhor em termos de sombras e reflexos mas na época não existiu tempo para elaborar muito.

Mobiliário de Madeira e Reforma do Lay-out

Através das imagens mostradas abaixo pode-se ver o projeto e design do interior proposto para a reforma da loja, incluindo projeto do mobiliário de madeira, assim como do teto em gesso com espaço para exposição para luminárias assim como paginação de piso.

Uma descrição é feita mais abaixo com textos ao lado das perspectivas internas mostrando o ambiente interior da loja em vistas gerais e também em detalhes se ampliar as imagens desta apresentação de projeto.

Além das vitrines, mesas e balcões, foram desenhados paineis, prateleiras e patamares, para exposição dos diferentes tipos de luminárias, como luminárias de colunas, jardim, parede, abajurs. spots de teto, etc.

A Perspectiva Mostra o Design do Interior da Loja de Luminárias e seu Mobiliariario

Na perspectiva acima, a a loja é vista internamente, como se o observador já tivesse ultrapassado a vitrine e os patamares com degrais laterais adequados para exposição de luminárias de coluna e de jardim. Nesta imagem vê-se uma mesa de caixa e gerência, com tampo em vidro blindex temperado, e os balcões da loja, com a parte superior em vidro para exposição de artigos

Loja de luminárias com mobiliariario de madeira onde a perspectiva interna mostra o design do interior

Acima, a loja de luminárias com mobiliariario de madeira onde a perspectiva interna mostra o design do interior.

Do lado direito, aparecem dois armários-vitrines e também uma série de paineis de madeira para exposição de luminárias de parede. Ainda do lado direito, vê-se um rebaixo do teto em gesso com uma série de luminárias de teto tipo spot, dicroicas e de embutir.

Ao centro, atrás do balcão, vê-se uma prateleira que percorre toda a parede com escaninhos para lampadas diversas e luz fria. Uma porta no centro da acesso ao depósito e administração, e do lado da porta são vistos dois espelhos, que na verdade fecham a abertura para os comodos internos.

loja de luminárias vista de frente com mobiliário, balcao, mesa, prateleiras, teto em gessoDo lado esquerdo, vê-se um patamar elevado rente ao chão para exposição de luminárias de mesa, e fixadas na parede várias prateleiras individuais para exposição de abajures. Também do lado esquerdo, rente ao teto um rebaixo do gesso, onde são expostas luminárias tipo spot, dicroicas e de teto.

No teto em gesso, ao centro, o espaço também é utilizado para mostra de luminárias e lustres diversos, onde aparecem diversos tipos de lustres, spot lights e demais luminárias para instalação em teto.

Click na imagem ao lado para ampliar e ver em detalhes o que foi descrito acima. Nesta imagem ampliada, tem-se uma melhor visão dos balcões, do paineis de madeira e sua composição com parafusos de fixação e distanciadores da parede, assim como da mesa com vidro temperado e sistema de fixação com parafuso e distanciadores. É possivel ver melhor também o teto rebaixado em gesso com a exposição de luminárias, assim como as grelhas de saída de ar condicionado.

Vitrines da Loja de Luminárias Visualizada com Maquete Eletrônica

Na imagem abaixo, gerada à partir da maquete eletrônica ou digital, a mesma maquete utilizada para gerar as demais imagens, pode-se ter uma visão geral da loja vista da rua, onde aparece as vitrines e o painel ou letreiro luminoso em neon.

Maquete eletrônica da loja de luminária com vitrines vista da rua

Em primeiro plano, na imagem acima, vemos as vitrines de madeira para exposição de luminárias diversas. As vitrines tem fundo transparente, permitindo assim que os passantes vejam o interior da loja, e permitindo também maior penetração de luz natural.

Atrás das vitrines, do lado esquerdo, vemos uns patamares em forma de degrais, cobertos de formica, para exposição de luminárias de colunas. E do lado direito da imagem, também atrás da vitrine, vemos um patamar com seixos, para mostra de luminárias de jardins e luminárias para instalação no exterior ou ao ar livre.

Combinação de Cores e Paginação de Pisos

Em algumas imagens, foram feitas diferentes combinações com relação à pintura das paredes, acabamentos e materiais de revestimento de piso. Observe que, as cores das paredes ora se apresentam diferentes da cor que voce vê em outras imagens, assim como as cores e texturas dos pisos. Na verdade, quanto ao projeto de interior, em termos visuais, foram feitas algumas experimentações rápidas utilizadno o modelo 3d, testando diferentes combinações de cores e materiais, e desta forma coloquei aqui algumas imagens que apresentam estas variações.

Balcões, Mesa, Paineis, Patamares e Prateleiras para Exposição

Na imagem abaixo, interiores da loja de luminárias vista da esquerda para a direita onde em primeiro plano do lado esquerdo, são vistos estandes com degraus, revestidos em formica para luminárias de colunas. Em contrapartida, do lado direito, vê-se um estande que acondiciona pedras tipo seixos para exposição de luminárias de jardim e demais luminárias para instalação em ambiente exterior ou sujeito ao tempo. Atrás deste estande para luminárias de exterior, são vistos grande painéis em marfim para exposição de luminárias de parede.

Loja de luminarias com balcões, prateleiras e paineis para exposição

Continuando a descrição da cena interior, observe que, na metade da extensão da parede vista do lado direito, existe uma mesa com tampo de vidro, mesa esta usada para caixa e recebimento.

Mesa de atendimento e caixa, balcões e paineis da loja de lumináriasAtrás desta mesa são vistos paineis menores de madeira na cor e textura marfim, afixados na parede por parafusos. A função deste extenso conjunto de pequenos paines, é expor luminárias de parede. Estes painéis se extendem até o fundo da loja.

E por sua vez, no fundo da loja, atrás do balcão, são vistas colmeias ou escaninhos para lampadas tipo luz fria.

Click na pequena imagem do lado direito, para ver a imagem mostrada acima com detalhes ampliados. Assim é possivel ver com mais nitidez os grandes e pequenos painéis de madeira fixados na parede com parafusos distanciadores. Pode-se também ter uma melhor ideia da mesa com tampo de vidro temperado, também fixado por parafusos com distanciadores.

Expositores de Luminárias de Coluna e Prateleiras para Abajures e Luminárias de Mesa

Na imagem em perspectiva mostrada abaixo, vemos a loja de luminarias vista do lado esquerdo, onde podemos ver o projeto e design de interior de outro ponto de visto, vendo melhor outras partes do projeto e seu mobiliário.

Em primeiro plano, do lado direito, vemos em uma parte do expositor ou patamar com seixos para exposição de luminárias para áreas exteriores e jardim.

Ao olhar para o lado lado esquerdo da imagem, vemos os patamares em degraus, revestidos com formica para exposição de luminárias de colunas. E na parede que vemos também do lado esquerdo, vemos grandes paineis expositoras, atrás da luminárias de colunas, projetados para serem executados em madeira mafim e afixados por farafusos na mesma parede, parafusos estes que ficam atrás dos próprios paineis.

Loja luminarias vista do lado esquerdo onde aparece a bancada de luminárias de coluna e de mesa e prateleiras para lustres

Continuando a descrição da cena acima, obtida da maquete eletrônica da loja de luminárias, vemos mais à frente, ainda na parede da esquerda, muitas prateleiras para exposição de abajures. Abaixo destas prateleiras, mais um patamar expositor que fica rente ao chão, porém num plano elevado de 10 ou 15 centímetros para exposição de pequenas luminárias de mesa.

Lustres e Luminárias Tipo Spot Expostas sob o Teto Rebaixado em Gesso

Maquete eletrônica da loja luminárias, onde são vistos expositores, teto em gesso e prateleirasAo clicar na pequena imagem ao lado, pode-se ver em tamanho maior detalhes do interior descritos acima, assim como observar melhor detalhes do teto em gesso, também projetado para exposição de luminárias tipo spot e lúminárias de embutir, muitas delas mostradas nas sancas laterais. Lustres e luminárias diversas estão expostas na parte central do teto em gesso.

Na imagem é possivel ver também a grelha para saída do ar condicionado, cujos dutos ficam sob o teto rebaixado. E se observar atentamente, na mesma imagem amplida, voce podera notar que, no canto superior direito, aparecem os distanciadores com parafusos de fixação utilizados para afixar os paineis de luminárias de parede.

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: