JRRIO

Shopping Center Popular

Esta maquete eletrônica de 1996 foi feita para produzir uma vídeo-animação simulando como ficaria um antigo depósito se fosse transformado em shopping center popular.

Nesta página estão mostradas algumas perspectiva internas e externas e na outra página as animações do shopping popular.

Se tratava de uma apresentação de idéia e proposta, e não de um projeto que seria necessáriamente executado.

Transformação de depósito em Shopping Popular

Apresentação gráfica 3d com maquete eletrônica no intuito de visualizar e explanar a idéia de transformação de uso de um depósito em um shopping popular. As imagens abaixo mostram simulações de como teria ficado o shopping popular se o mesmo tivesse sido construído. Na verdade seria a transformação de uso através de reforma de um antigo depósito.

Descrição da Apresentação 3d

Na verdade o grande e antigo depósito era acessado por uma via de grande movimento à outra rua perto de um outro shopping center já existente.

Ou seja, o imenso terreno e também construção tinha fachada para 2 vias.

A ídeia do shopping popular era criar um corredor de lojas no pavimento superior do antigo depósito e mais lojas no pávimento inferior.

Os pavimentos seriam acessados por escadas rolantes, e o pavimento superior com o corredor de lojas seria também uma passagem de ligação entre as 2 ruas.

Mais abaixo são mostradas as imagens do interior e exterior. A imagens do interior do shoppinp referem-se à galeria de lojas que interligaria 2 ruas ou vias externas, e também uma imagem do piso inferior com lojas, também acessado por escadas rolantes.

As imagens do exterior correspondem à fachada principal e também à vista global da maquete eletrônica, vista de cima, representando a situação e local de implantação.

Galeria de Lojas

Abaixo as imagens que simulam as galerias de lojas, caso a reforma e transformação de uso da edificação fosse concretizada.

Corredor de lojas do primeiro pisoVista do piso inferior com stands-lojas e escadas rolantes

Na imagem acima, do lado esquerdo, uma vista do corredor de lojas do pavimento superior. Veja também a animação 3d do shopping simulando entrada pela porta principal e caminhada pela galeria de lojas, atravessando-o toda sua extensão.

Na outra imagem acima, do lado direito, uma vista do piso inferior, onde aparecem lojas vazias, circulação e escada rolante. Tanto nesta imagem como na outra da direita, aparece o teto rebaixo com placas moduladas para iluminação e saída de air condicionado.

Situação esquemática do shopping center popular e vista total da maquete eletrônica

Vista Global da Maquete Eletrônica e Modelagem 3d

Acima, vista esquemática da situação da edificação e edificações circundantes. A construção que os proprietários à época pensaram em transformar em um moderno shopping popular é a que aparece com cobertura na cor vermelha. A enorme construção mais acima é um grande shopping do Rio de Janeiro, também representado esquemáticamente, já que o shooping popular seria vizinho deste grande shopping. Esta parte da maquete eletrônica foi usada nas animações para explanação esquemática do projeto e vista das cercanias.

Perspectiva da Fachada

Abaixo uma imagem do que poderia ser a fachada do shopping. Como se tratava de apresentação de uma idéia, e não de um projeto elaborado e detalhado, muitos detalhes são mostrados de forma simples ou ou como figurantes ilustrativos na representação humanizada e ilustrativa da cena, como o letreiro do shopping e das lojas.

Na sequências de imagens dinâmicas no topo desta página, uma foto da fachada principal da antiga construção é mostrada e depois é vista a nova nova fachada mostrada abaixo, sobrepondo-se à antiga fachada.

Fachada sugerida para o Shopping Popular e utilizada para animações

Acima, a vista de um desenho de fachada que fiz posteriormente e experimentalmente para a ideia do shopping popular, de 1996. Nesta época, por volta de 1996, materias de acabamento de aparência "metalizada" ainda eram muito pouco usado ou difundidos no cenário urbano brasileiro, mas já era bastante visto em projetos do exterior, como em projetos do da Norman Foster and Partiners. Foi nesta tendência, que me inspirei para sugerir esta fachada revista com elementos metalizados, e também trabalhando com estruturas tubulares.

Representação Esquemática de Loja-Tipo do Shopping

Loja do shoppingVeja também em mais detalhes as ilustrações silimulando ou representado uma pequena loja shopping como nas pequenas imagens alternadas ao lado. Em outra página, uma loja-tipo de pequeno shopping é exemplificada mostrando área de vendas e atendimento, depósito e dependência interna e as instalções típicas. Estas imagens e perspectivas de loja foram usadas somente para impressões, e não foram feitas animações acerca da mesma.

Sobre CAD e Render na produção desta apresentação

Para a modelagem 3D do shopping center, com relação ao seu interior, exterior e construções adjacentes,foi utilizado o software Autocad. Com relação à fase de acabamento ou renderização foi utilizado o programa 3d Studio r.4.

A representação de pessoas que voce nas imagens é um tanto antiga. Nas cenas foram utilizados "bonecos" prontos construídos em malha 3d, com pouco nível detalhes, já que o enfoque não era nos mesmos, e também não seriam mostradas cenas muito próximas onde apareceriam estes modelos humanos.