JRRIO

Café-Bar - Projeto em Maquete Eletrônica

Apresentação 3d do projeto de reforma e melhoria de um bar-café no Rio, feita em 2005. À partir do projeto foi construida a maquete eletrônica de onde foram obtidas as perspectivas e planta humanizada propiciando uma boa visualização e compreensão do ambiente proposto, que contava com area de atendimento com pequenas mesas de restaurante e um bar com amplo balcão e muitas banquetas.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Bar-Café simples e com design de interior moderno

As perspectivas de interior de um bar-café-restaurante, mostradas nesta página, referem-se a apresentação de uma proposta de projeto para um bar-café, que seria instalado em um condomínio no Rio de Janeiro.

O arquiteto, autor do projeto de arquitetura, para o qual já havia feito alguns trabalhos anteriormente me encomendou na época a apresentação em computação gráfica 3d.

Abaixo as perspectivas e a descrição por itens das mesmas e das propostas e soluções apresentadas e representadas através da maquete eletrônica.

Cobertura aproveita estrutura e faz uso de toldos

Se trata de um interessante projeto, onde se utilizaria toldos de lona colocados entre grandes vigas já existentes para formar a cobertura como é mostrada na imagem obtida da maquete eletrônica, mostada acima. Pode-se ver no teto, os planos curvos e inclinados, na cor branca representando os toldos, o que seria uma solução criativa e ao mesmo tempo econômica, pois aproveitaria a estrutura existente, evitaria excesso de peso e etapas dispendiosas de obras.

Iluminação com spots e lâmpadas halógenas sobre as mesas

Quanto à iluminação, além de uitilizar a iluminação natural para o dia, foi pensado utilizar trilhos para suspensão de lampadas halógenas ou luminárias dicroicas. Esta instalação pode ser vista no canto superior direito da perspectiva, onde se vê os trilhos, que suspensos por hastes e presos às vigas, percorrem toda a extensão do bar pairando sobre uma fileira de mesas. Este tipo de luminária esteve muito em voga na época desta apresentação como solução de menor consumo de energia em termos de luminotécnica. Atualmente existem as luminárias de led dicróicas que diminuem ainda mais o consumo de luz, sendo também uma boa opção tanto em termos de arquitetura comercial como residêncial.

Do lado do bar, perto do freezer com display (ou porta de vidro), no teto foram pensadas a colocação de spots embutidos num rebaixo em gesso.

Portas e painel de vidro

Através da imagem tirada da maquete eletrônica, é possivel ver que a entrada é fechada com paineis de vidro, e existe um menú fixado em painel de vidro temperado (blindex) ao lado direito. Este painel não fica encostado na parede, na verdade fica fixado à uma distancia de uns centímetros da parede por 4 parafusos fixadores apropriados para vidro temperado.

Bar-restaurante | maquete eletrônica e perspecitva do interior

Pisos e Revestimentos do Café-Bar

O piso interno foi pensado como uma paginação em marmore com um elemento losangular de granito na união de algumas peças. Na perspectiva e planta baixa humanizada, este detralhe de granito em losango na junção de algumas peça foi representado.

Na perspectiva vista acima, aparecem também alguns canteiros laterais entre alguns pilares. Estes canteiros e pilares são revestidos com cerâmica vitrificada em cor avermelhada, e as muretas do canteiros são acabados com chapins de mármore branco.

As demais paredes do ambiente de mesas foram representadas com pintura na cor branca, enquanto que as paredes contidas dentro dos limites do balcão do bar foi representada com pintura em um tom palha e textura tipo patina.

As vigas do teto, que ficam entre os toldos, foram representadas com revestimento de pastilha branca.

Veja também a planta do bar-café e balcão do bar

Veja também a lista de visualizações 3D e maquetes eletrônicas