JRRIO

Loja Âncora de Shopping Center

Terraço de loja âncora de shopping center

Loja âncora de shopping center, projeto visto com maquete 3d.

Grande e moderna loja âncora de shopping center, cuja apresentação do projeto foi feita em 2004 com recursos de maquete eletrônica. As plantas do projeto também foram apresentadas ilustrativamente mostrando o lay-out.

Trata-se de loja de móveis com 2 pavimentos, amplos espaços para exposição de peças de mobiliário e também uma área de degustação em um terraço, com bar e mesas.

Sobre a apresentação do projeto da loja

Antes de mais nada, começo dizendo que, está é uma típica maquete eletrônica e perspectiva de arquitetura comercial, ou seja, voltada para edificações comerciais. Para tal foram feitas a perspectiva e as planta humanizadas ilustrativas que mostram o lay-out do primeiro e segundo pavimento.

Para resguardar o nome da marca da loja, utilizei um outro letreiro com a palavra "anchor" onde na perspectiva original figurava o nome e logotipo da loja.

Na imagem abaixo, vemos a perspectiva da grande loja de shopping, onde aparecem duas fachadas, um portico de entrada com pé direito duplo quase ao centro da maior fachada, e em primeiro plano um terraço, que é também uma área aberta de degustação.

Sobre esta loja, perspectivas e plantas

As perspectivas e plantas baixas mostradas nesta página, se referem à apresentação de um projeto para o que se poderia chamar de uma "loja ancora" ou grande loja de shopping, ocupando posição de destaque. Se trata de uma loja de móveis para todos os fins, e dentro dos ambientes da loja, existem áreas para exposição de móveis de sala de estar e jantar, dormitórios, modulados e móveis para cozinha.

A loja conta com dois pavimentos, ligados por uma escada de acesso. Enquanto o primeiro piso é destinado aos móveis para sala de estar e jantar, no segundo existem dois setores, sendo uma para exposição de cozinhas e modulados e um amplo terraço com espaço para degustação contando com bar, mesas com cadeiras e também poltronas.

Na perspectiva acima, pode-se ver que, ao longo das fachadas são fixadas bandeirolas nas platibandas e grandes banners estendidos também ao longo da fachada. Abaixo são vistas as plantas e também uma imagem ampliada da perspectiva externa da loja.

Perspectiva de loja ancora de shopping

 

Esta apresentação gráfica, ou seja o que concerne à serviço de computação gráfica foi feita por mim por encomenda do Arq.L .Gandolpho, que foi o autor deste projeto.

Paredes de Gesso Acartonado tipo Dry Wall foram solução para o projeto

A maquete eletrônica da loja não revela dados construtivos pois apresenta as paredes revestidas em pintura e materiais de acabamento. Mas a título de curiosidade, anoto aqui que, sua construção estava prevista para ser feita com uso do sistema construtivo popularmente chamado de Dry Wall que quer dizer construção seca ou feita com paredes secas.

Na verdade é um sistema construtivo, utilizado para erguer divisórias que se comportam estéticamente, termicamente e acusticamente como paredes. Este sistema é muito utilizado para construção de divisórias ou paredes internas e externas se protegidas ou construídas em ambientes fechados como em shopping centers.

Este sistema construtivo a seco, utiliza-se de gesso acartonado ou cartonado como alguns assim chamam. Estas grandes chapas são fixadas sobre frames ou estruturas metálicas que se prendem no chão e no teto da construção. Uma vez fixadas são revestidas com uma fina camada de gesso e pintadas. Suportam batentes de portas e instalações elétricas com tomadas e interruptores. Para isolamento acústico e térmico, existem chapas que possuem lã de vidro em seu interior.

Uma das principais vantagens é o menor peso estrutural, rapidez na execução e ser um serviço limpo que praticamente não produz resíduos e nem causa muito incômodo durante a execução. Por todos estes motivos, o autor do projeto aqui representado, pensou neste tipo de construção seca.

Este sistema é também muito utilizado em regiões onde ocorrem terremotos como no Japão e California. Embora aqui no Brasil o sistema de paredes em gesso acartonado ou dry wall seja considerado um sistema de alta tecnologia, nos EUA sua aplicação já atinge a 100 anos de existência, e na Europa é usado à cerca de 60 anos.

Planta do Pavimento Térreo da Loja

Planta baixa do primeiro piso da loja

Acima a planta humanizada do primeiro piso ou pavimento térreo da loja de móveis. Nesta planta vê as três entradas e a escada ao centro que dá acesso ao segundo piso. Na planta foram representados diversos ambientes mobiliados simulando um "show room" ou local de exposição dos móveis. Do lado esquerdo estão os móveis de sala de estar e jantar. Do lado esquerdo estão móveis de quarto e salas íntimas. Sob os vãos das janelas-vitrines estão representadas as jardineiras ou canteiros de plantas.

Planta do Pavimento Superior Loja

Planta baixa do segundo piso da loja

Esta planta do segundo piso mostra ao centro a escada de acesso, que se abre para um amplo corredor com muretas de cada lado. Estas muretas dão vista para um vazio ou vão sobre o primeiro piso, e assim permitindo ter uma vista ampla das exposições do primeiro pavimento, como se fosse uma espécie de mezanino.

Do lado direito deste corredor vemos a área para exposição de modulados e cozinhas, representada sem muito perfeccionismo. Do lado esquerdo o terraço descoberto ou área de degustação e com Bar-Café. Nesta área vê-se o balcão com banquetas, mesinhas circulares com quatro cadeiras, e algumas poltronas acolchoadas. Esta área serve também para exposição de móveis para terraçõ ou jardim.

Perspectiva Ampliada

Abaixo a perspectiva ampliada onde pode-se ver mais detalhes dos elementos de adorno e acabamento das fachadas.

Perspectiva de grande loja de shopping vista de perto

Na perspectiva são vistos as janelas do pavimento térreo com suas respectivas jardineiras. Acima do primeiro piso é visto o terraço com espaço para degustação, assim como muretas e platibandas. A ideia nesta apresentação foi usar o mesmo material da face externa das jardineiras no fechamento das guarnições do terraço, abaixo do corrimão. Nas colunas, são dispostas luminárias em formato de cone, com alguma reminescência de art-deco.

Considerações Técnicas Sobre CAD e Render

Tanto a perspectiva como as plantas do pavimento térreo e pavimento superior foram feitas com uma antiga versão do 3ds max, o 3dStudio r.4 que rodava no antigo sistema operacional DOS. A modelagem 3d da perspectiva foi feita com Autocad.