JRRIO

Tipos de Apresentações com Maquete Eletrônica e Computação Gráfica

Os principais tipos de apresentações feitas através da computação gráfica 3d e maquete eletrônica para arquitetura, engenharia, e industria de construção civil estão destacados mais abaixo.

Diversas apresentações em computação gráfica 3dNa coluna ao lado são mostrados links para algumas das principais aplicações. Veja também a descrição detalhada de termos sobre maquete eletronica e computação gráfica.

Principais apresentações mostradas neste site

As principais formas de apresentações aqui mostradas são perspectiva fotorealistica de arquitetura,  perspectiva de interior  e perspectiva de exterior,   ilustrações com vista em corte 3d ou cortes perspectivado, planta 3d, apresentações com imagens sequenciais animadas tipo slides, ilustrações técnicas, maquete eletrônica, antigas animações 3d técnicas ou animações de engenharia e arquitetura (caminhada em volta do projeto ou por dentro, etc) e plantas humanizadas e plantas fotorealísticas.

Maquete Eletrônica ou Maquete Digital

Refere-se à um modelo construido em computador, a partir de um projeto, que permite obter pespectivas de exterior e interior, visualização do projeto como se o mesmo estivesse construído.

Se for o caso, permite simular andar por dentro ou em torno da futura construção ou simular um vôo em volta da mesma.

Ou seja, obeter "animações" ou filmagens simuladas do projeto.

É possivel simular a paisagem ao redor da edificação ou mesmo inseri-la numa paisagem estática ou em movimento.

Através deste recurso da computação gráfica aplicada à Engenharia e Arquitetura, é possivel recriar a arquitetura e cidades inteiras que já existiram no passado.

É também possivel criar modelos de maquinas e equipamentos em movimento, dando uma perfeita idéia de seu funcionamento.

Maquete eletrônica de um ante-projeto de colônia de repousoEste modelo tridimensional é comunmente chamado de "Maquete Eletrônica" devido ao fato de ser produzido com programas que rodam em equipamentos eletrônicos como ou computador ou por ser um tipo de maquete típica da era da indústria eletrônica.

Outro nome que pode ser também dado à estes modelos computadorizados tridimensionais pode ser também "Maquete Digital" em alusão digita aos computadores ou à também chamada era "digital".

Computação Gráfica

Cidade virtual feita em computação gráficaRefere-se à atividade de produzir desenhos, modelos tiridimensionais, animações, e ilustrações em geral feitos em computador sejam elas de caracter técnico, artistico ou ilustrativos.

Visualização 3D

Visualização 3d é um termo coloquial utilizado para se referir à formas de visualizar um projeto que foi modelado tridimensionalmente em computador. Ou seja, que foi matemáticamente representado em computador com todas às suas três dimensões.

Estas formas de visualização advindas de um modelo tridimensional podem ser obtidas através de imagens estáticas ou em movimento (animações).

Apresentação Esquemática Conceitual X Apresentção Fotorealistica

As maquetes eletrônicas ou apresentações obtidas através da computação gráfica podem ter diferentes níveis de elaboração e/ou detalhamento. Quanto ao nível de elaboração, podem ser apenas esquemáticas com nível médio de detalhamento, ou tão bem elaboradas e detalhadas cuja apresentação seja fotorealistica.

Nesta página existem exemplos de apresentações, desde esquemáticas até apresentações fotorealisticas.

Representação Conceitual | Esquemática

Geralmente a representação esquemática ou conceitual é mais adequada para apresentações de idéias conceituais, esboços de projetos e conceitos. Geralmente nesta fase o projeto ainda não está todo detalhado e nem todos os materiais de acabamento definidos para sua execução, e se pensa na futura edificação ou construção em termos de conceitos ou esboços. Deste modo uma apresentação esquemática que represente seus volumes, geometria, implantação e os entornos sem grandes preciosismos geralmente é plenamente satisfatória.

Representação Fotorealística

A representação fotorealísitica é mais adequada para a representação de projetos já detalhados e prontos para serem executados, quando já se tem uma ideia exata e documentação dos materiais de acabamentos á serem usados. Deste modo se tem uma idéia precisa da obra ou contrução como terminada.

Imagens Estáticas | Vistas e Perspectivas

Maquete eletrônica de escola de futebolAs imagens estáticas, como o próprio nome diz, são cenas geradas através de recursos de computação gráfica, como fossem fotos ou um instântaneo de uma cena, principalmente quando se refere à um modelo 3d elaborado, geralmente chamdo de maquete eletrônica.

Ao lado, um pouco acima à direita, uma imagem 3d obtida à partir de uma maquete virtual de uma cidade virtual 3d, construída por mim em 1992. As cinco imagens mostrados mais abaixo foram obtidas de maquetes eletrônicas produzidas entre 1990 e 1995

Geralmente à partir de uma maquete eletrônica pode-se obter os seguintes tipos de imagens estáticas voltadas para as seguintes finalidades:

  • Perspectivas Arquitetônicas
  • Plantas Humanizadas
  • Plantas Perspectivadas (Vista tridimensional)
  • Cortes Perspectivados ou Esquemático

Exemplos de perspectivas, plantas e vista interior obtidas através da computação gráficaEstes tipos de imagens estáticas descritas imediatamente acima são explicadas e exemplificadas mais abaixo.

Perspectivas e Vistas

São vistas (ou imagens estáticas) para serem impressas, obtidas através da maquete eletrônica. O projeto pode ser visualizado de vários pontos de vista, posições e angulos.

Perspectiva Fotorealistica Computadorizada

As perspectivas obtidas através de maquete eletrônica quando muito elaboradas e se for este o objetivo, podem parecer fotografias, como se fossem fotos tiradas após o projeto ter sido construido. Isto porque, a modelagem em computador pode ser feita de forma precisa, igual ao projeto quando construido, e com a mesma textura (ou simulação dos mesmos materiais de acabamento a serem usados na construção) como tijolos aparentes, mármores, granitos, pedras, pintura, vidros, concreto aparente, metais, etc.

Plantas Baixas Humanizadas

As plantas humanizadas, geralmente para stands de vendas, e folhetos, podem ser feitas em 2D, ou seja sem usar recursos tridimensionais. Podem serem feitas feitas em programas para desenho no plano, obtendo-se ótima apresentação artistica a custo menor.

Plantas Humanizadas 3D ou Tri-Dimensionais

Na verdade não são exatamente "plantas baixas" tecnicamente falando. São plantas obtidas vistas de cima, de modelos tridimensionais construidos em computador. Seria como se uma foto de um lay-out ou apartamento por exemplo, fosse tirada de cima. A impressão é bem realistica, com simulação de pisos, tapetos, camas, cadeiras, como se tudo fosse real. Estas plantas tem um custo mais elevado que as plantas tradicionais.

Plantas Perspectivadas Humanizadas (3D ou Tri-dimiensionais)

São vistas inclinada obtidas da representação de um lay-out tridimensional, dando uma perfeita compreensão de empreendimentos e lay-outs. Entretanto estas plantas tem um custo bem mais elevado que as plantas convencionais.

Cortes 3d Perspectivados ou Esquemáticos

Cortes 3d, ou cortes perspectivados, são cortes em perspectiva, para representação tridimensional de projetos arquitetônicos ou maquinas e equipamentos. Geralmente estes cortes dão uma melhor compreensão das partes internas de edificações, construções, e equipamentos, mostrando o que está por detrás de paredes e outros elementos construtivos que são removidos da linha de visão na representação.

Mostra de Slide 3D

Apresentação com sequência de imagens estáticas, com legendas ou não, são um tipo de recurso para apresentação gráfica em tela de computador, grandes monitores de lcd, tv de plasma ou lcd, ou até mesmo através de data show. Geralmente através deste recurso, as imagens sequênciais podem ter sua apresentação interrompida ou "parada" quando tanto quem assiste ou quem as explica, quer se deter em algumas delas para comentar detalhes ou da melhores explicações.

Fotomontagem

Visualização da futura edificação inserida na paisagem urbana ou terreno de construção. Este recurso é conhecido de longa data, quando literalmente uma imagem era colocada sobre a outra e fotografada novamente como uma só imagem. Atráves dos recursos de computação gráfica, os efeitos de inserção virtual de uma futura edificação em seu terreno e entornos é potencializada. Estes recursos permitem não somente visualizar a futura construção em cenas estáticas (perspectivas) quando se pensa em inseri-la em uma foto do terreno e seus entornos onde a mesma será construída, como pensar em termos de animação.

De forma mais elaborada, e à um maior custo, é possivel inclusive "filmar" o local da futura construção, andando ao redor e ou voando sobre o terreno, e posteriormente simular a futura edificação inserida no local. Existem softwares que captam através de coordenadas 3d ou através de sistemas de GPS todas as posições da camera de filmagem real. Depois estas posições são utilizadas no modelo "virtual" ou computadorizado, feito em 3d, com a futura construção também inserida com coordenadas relativamente proporcionais às distâncias da câmera, obtendo uma visualização simulada e perfeita da futura edificação.

Animações 3D | Tour Virtual

O termo animações ligado à representação de projeto de construções e edificações de engenharia e arquitetura, geralmente se volta para a criação de um passeio ou voo em volta da futura construção, ou para a simulação de "caminhar por dentro" da futura edificação ou construção. Abaixo uma definição mais precisa das animações 3d.

Animações 3D

São visualizações do projeto através de sequências animadas, envolvendo movimentação do observador ou camera, ou mesmo de objetos dentro das cenas visualizadas. Na verdade é a filmagem virtual da futura construção, ainda em projeto, ou filme simulado da edificação que ainda não existe no mundo real, exceto em um modelo matemático computadorizado e tridimensional.

Animações de Camera (ou do Observador)

Este tipo de animação 3D, envolvendo somente animação da camera ou do observador é mais economica. São animações tipo "Voo sobre o projeto" ou "Caminhada em torno do projeto" ou "Caminhada por dentro do Projeto". Seria como se uma maquete real fosse filmada por fora e por dentro. Somente a camera se moveria.

Animações de Camera e Objetos

Neste caso, pode-se não somente simular o observador ou camera se movendo, como também se for o objetivo, simular automóveis e pessoas se movendo, portas se abrindo, maquinas em movimento, etc. Este tipo de animação é mais dispendiosa e trabalhosa. Veja um exemplo simples e demonstrativo de animação técnica 3D com movimento de camera, de luz, e de objetos numa cena clicando aqui.

Simulações

O termo simulações também é aplicado à animações quando se intensiona visualizar operações construtivas, máquinas funcionando, equipamentos em uso, enfim, simular o que foi projetado estando pronto construído, funcionando e em movimento.

São típcas simualções as visualização de maquinas em funcionamento, aeroportos, heliportos em operação, máquinas, terminais rodoviários ou marítimos, pontes penseis, etc.

As simulações são utilizadas em todas os campos do conhecimento, inclusive para reconstituição de acidentes e fatos ocorridos.

Tour Virtual

É o nome dado às sequencias gravadas de animações 3D que simulam um passeio em volta ou dentro da futura construção, como descrito acima com animação de camera ou até com animação de objetos da cena. Geralmente um "tour virtual" envolve ou "voo em torno do projeto" ou "caminhada em torno do projeto e/ou dentro do projeto".

Tour Virtual em Tempo Real

visualizador para realidade virtualAlguns sistemas de visualização se utilizando de equipamentos bastante avançados em termos visualizador para realidade virtual de recursos, e também ainda caros, possibilitam que o usuário ou cliente faça uma interação em tempo real com a maquete digital ou modelo computadorizado do futuro empreendimento.

Ou seja, o próprio cliente usa uma espécie de joystick para comandar a própria visita no modelo computadorizado, escolhendo ele mesmo quais partes visitar, o que ver, quanto tempo demorar em cada local visitado, escolher os locais onde se posicionar, etc. Esta visualização pode ser vista numa tela, e já existem empresas na Europa oferecendo este serviço.

Existe também a visualização em tempo real simulando a sensação de estar realmente no ambiente do projeto ou futura construção, usando uma espécie de aparelho de visualização semelhante à um "óculos eletrônico", que dá a ideia da pessoa estar realmente dentro dos ambientes ou nos arredores.

Este ultimo, utilizando o aparelho tipo "óculos de realidade virtual" ainda não é usual nos dias de hoje, mas já é utilizada em setores da industria cuja ordem de grandeza com custos permite estas experimentações e usos.

Animações X Custo

Animações elaboradas e com qualidade profissional, ou para serem exibidas em grandes mídias implicam em custos consideraveis.

Uma animação de grande porte e de qualidade, para ser bem sucedida, e feita em tempo hábil, requer várias pessoas trabalhando em equipe sob orientação central, para que algumas etapas sejam feitas com mais rapides ou de forma paralela economizando tempo.

Geralmente o trabalho é setorizado, e enquanto alguns se encarregam da modelagem 3d, outros se encarregam da texturização, outros preparam a iluminação, composição de fundo e caminhos de camera, e outros preparam e adiantam a pos-edição e montagem.

Algumas animações de grande porte, e muito bem elaboradas, também requerem o alguel por hora de hardware dispendioso. Na verdade aluga-se os serviços de uma "render farm" ou de uma empresa que processa em seu próprio local, e em grande velocidade os arquivos à serem renderizados. Estas empresas possuem inúmeros computadores ligados em rede com capacidade de processar sequências das animações em paralelo e em grande velocidade, diminuindo assim em muito o tempo de renderização.

Animações para Estudo, Apresentações Conceituais ou Esquemáticas

Quando se trata de animações sem excessivo rigor de elaboração, ficando no campo do estudo e experimentação, para analise e visualização de projetos em circulos restritos (sem elaboração para grandes mídias), este custo pode não ser considerável e feito com menos pessoas trabalhando ou por uma única pessoa.

Animação 2D

Animação em FlashExemplo de Animação em 2D, feita em FlashSão as chamadas animações convencionais, feitas através de desenhos no plano. As animações 2D feitas em computação gráfica são mais utilizadas para animações de arte em websites, vídeos, e ilustrações não técnicas. Muitos websites utilizam animação 2D em Flash e esta pequena animação ao lado é um exemplo.