JRRIO

Casa Praiana com Mezanino

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Vista do interior mobiliado de uma casa sobrado de praia, onde aparece a sala, o bar, a cozinha americana e o mezanino.

Também são vistas partes externas da casa, mostrando a relação entre exterior e interior. Trata-se de apresentação grafíca 3d com maquete eletrônica, para uma construtora e incorporadora para visualização deste projeto e empreedimento de construção civil, em 2002.

Vista interior do projeto

A imagem mostrada um pouco mais abaixo nesta página, ou também na animação ao lado, obtida da maquete eletrônica, mostra parte do exterior da casa e parte de seu interior vista em corte perspectivado 3D.

Quanto às partes interiores, são vistas a sala, mezanino e copa cozinha americana, e para tal, estes cômodos são vistos sem parte do telhado e sem duas paredes, uma frontal da sala, e uma parede lateral, que foram removidas, como se a casa ou maquete virtual que a representa tivessem sido abertas.

Continuando a descrever o interior da casa, mostrado na imagem abaixo, em primeiro plano vemos a sala com móveis estofados, mesa de centro, tapete e aparelho de TV com console ou rack.

A divisão do ambiente sala e cozinha é feito de forma gradual, através de um móvel projetado em madeira, que serve como mesa de almoço ou jantar, e funciona também como bar e estante.

A imagem nos mostra também que, ao lado da cozinha, fica a escada que leva ou segundo piso e mezanino.

Aspéctos técnicos quanto à renderização

Quanto à obtenção e construção das imagens, a casa foi modelada em 3d com o programa Autocad e renderizada com o 3dStudio r.4, uma das primeiras versões do software 3ds Max.

Vista em corte perspectivado 3d da casa de praia | Maquete eletrônica

Este corte de arquitetura em 3d, onde algumas partes foram removidas, nos dá uma compreensão da relação entre o exterior da casa e alguns ambientes do interior, facilitando o entendimento para as pessoas leigas, ou seja, para quem não tem conhecimento de desenhos técnicos acerca de projetos de engenharia, arquitetura e construção civil.

O modelo representativo do projeto arquitetônico foi fielmente reproduzido, e os materiais de acabamento a serem usados ou experimentados também foram reproduzidos fielmente, como pisos, revestimentos, telhas e paredes texturizadas com pintura tipo patina ou sobre chapisco. Embora o modelo virtual não seja uma construção real, ele pode representar todos os materiais utilizados na construção civil.

Veja também a lista de maquetes eletrônicas