Sobrado de Praia | Planta

As plantas humanizadas ou decoradas do sobrado de praia, vistas nesta página, foram parte integrante da apresentação feita em computação gráfica 3d e maquete eletrônica, de um projeto e empreendimento de construção civil, feito em 2002, encomendado por uma construtora. Este trabalho incluiu além das plantas, as perspectivas de arquitetura da casa, tanto do exterior como do interior com mobiliário.

Plantas baixas humanizadas da casa

Um pouco mais abaixo nesta página as plantas decoradas do sobrado ou duplex com seu mezanino. Observe que aqui, diferentemente da forma convencional, fiz uma montagem especial, sobrepondo as plantas em projeção e em perspectiva, uma um pouco acima da outra, dando a noção de níveis de altura diferentes, já que a casa tem 2 pavimentos. Da forma como as plantas foram mostradas aqui, elas acompanahm os planos de pisos da casa mostrada nas perspectivas.

Anúncio:

Na versão orignal, as plantas foram apresentadas de forma convencional, em pranchas separadas, em vista plana para uso em brochura e estandes de vendas.

A Planta e sua Relação com Exterior e Interiores da Casa

Como se sabe, ou para quem não sabe, uma planta (vulgarmente e às vezes até acadêmicamente chamada também de "planta baixa") é nada mais nada menos que uma vista em projeção das paredes e volumes da casa à uma altura de 1,5 metros.

A disposição da planta na imagem, como foi colocada, expressa bem essa relação entre a planta ou desenho em projeção (plano) e a representação dos volumes na perspectiva. Aparece os pisos e a projeçao dos móveis. E no local das paredes, aparece uma linha preta.

Em outra página referente à esta apresentação, voce pode ver também uma perspectiva do interior da sala, onde se vê o mezanino, cozinha americana e escada de acesso ao segundo pavimento e mezanino que aparecem na planta.

Plantas humanizadas em projeção sob a maquete eletrônica da arquitetura da casa de praia

Acima as plantas decoradas e com móveis do piso térreo e segundo piso de uma casa sobrado de praia, feita para uma empresa de construção civil do Rio de Janeiro. Estas plantas humanizadas e decoradas estão em projeção sob a maquete eletrônica da arquitetura da casa.

Dados do projeto e da apresentação em computação gráfica 3d

O projeto de arquitetura foi fornecido pelo construtor e contratante do serviço. E as plantas de apresentação e maquete digital (ou maquete eletrônica) feitas de acordo com as especificações do projeto técnico.

A modelagem 3d deste trabalho foi feito com progrma Autocad. Para renderização ou acabamento da cena em 3d utilizei o 3d_ Studio.4 versão DOS, uma das primeiras versões do 3ds max.

Veja também a lista de visualizações 3D e maquetes eletrônicas

Autor das ilustrações, plantas 3d e textos:
J.Renato A.D.

Anúncio: