JRRIO

Casa ao Estilo de Búzios, RJ

Pictoresca casa sobrado de praia vista com maquete eletrônica.

São apresentadas a vista de dia e simulando vista em noite enluarada. As perspectivas de exterior mostram as fachadas, telhado e jardins.

Estas ilustrações da então futura edificação fizeram parte de uma apresentação gráfica de projeto feita em 3D para uma empresa construtora e incorporadora do ramo da construção civil.

Vista diurna, vista noturna e vista do telhado

A casa aqui é mostrada através de três perspectivas, sendo que as duas primeiras mostram a casa ao nível dos olhos de um observador posicionado no jardim. Uma destas perspectivas simula uma vista diurna e outra uma vista noturna. A perspectiva que simula a casa vista de dia, foi pensada com sendo vista em dia ensolarado com forte constraste de sombras, como na imagem mostrada em outra página.

A outra perspectiva, mostrada acima no início da página, simula uma vista noturna, numa noite enluarada onde os jardins, telhados e paredes são parcialmente iluminados pela lua.

Observe que a claridade das luzes acessas no interior da casa trespassam pelas pelos vidros das portas e janelas, formando luzes e sombras nos jardins.

A terceira perspectiva constante desta série, é uma vista vista aérea da casa e seu telhado. Esta terceira perspectiva proporciona uma melhor compreensão da geometria dos volumes e planos da cobertura.

Sobre esta apresentação e maquete eletrônica

Este é um "remake" ou uma versão atualizada de uma apresentação gráfica que fiz em 2002, para um construtor e incorporador do Estado do Rio de Janeiro. Se trata de casas sobrado que foram construídas num condomínio no litoral do norte fluminense.

Na época, fiz a maquete eletrônica e apresentação gráfica 3D, assim como as plantas humanizadas, e para tal o o projeto foi fornecido pelo construtor.

O autor deste projeto, foi extremamente feliz na concepção desta casa que reflete muito bem o estilo de vida descontraído e agradável, de muitas pessoas e de suas moradas perto da praia nas regiões de Búzios e Cabo Frio.

Maquete eletrônica da casa de praia em vista noturnaMeu objetivo ao fazer uma nova versão desta apresentação, não foi por compromisso ou obrigação, mas por puro gosto e com intuito de experimentar o software Autocad 2004 para para renderização, ou seja, produzir as imagens da maquete digital geradas diretamente do Autocad.

Acima eu já comentei sobre a beleza deste projeto, e foi exatamente por este motivo que o escolhi como alvo desta experimentação. Experimentei visualizar a casa simulando vista diurna e noturna, assim como experimentei recursos de texturas, recursos de paisagismo e inserção de pessoas diretamente no Autocad, sem recorrer à outros softwares..

Assim, o "desenho" digital ou modelagem 3D desta casa aqui mostrada, corresponde à mesma maquete eletrônica ou modelo feito em computação gráfica mostrada em outra página, mas aqui está a nova versão, feita puramente por prazer e para tentar fazer uso artístico das capacidades deste softwares.

A modelagem 3D obedece fielmente à arquitetura da casa, mas não foi meu objetivo me ater à perfeitção quanto à representação fotorealisca. Pensei mais em experimentar, compor a cena livremente com alguns elementos de entorno paisagisticos e de ambientação, e assim experimentar a luz diurna e noturna. Quiz obter uma imagens diurna mostrando os constrastes de luz e sombra num dia ensolarado, e também criar uma cena noturna, numa noite enluarada. Me preocupei mais em tentar transmitir algum sentimento através da experimentação livre com as cenas do que com perfeições absolutas.

Escolhi estas cenas através das lentes da camera virtual do programa Autocad. A camera virtual do Autocad até a versão 2007 era bem menos prática de usar do que as facilidades de posicionamento e ajustes que a camera virtual do 3d Studio oferecia. Talvez eu pudesse encontrar uma melhor abertura de lente virtual, ou um enquadramento um pouco melhor, mas fiz estas imagens por puro prazer e sem me preocupar com perfeição de resultados.

Em outra página deste website, voce pode ver perspectiva da casa em vista de dia, a perspectiva do telhado e as plantas baixas utilizadas na apresentação deste empreendimento.

Computação gráfica e processo utilizado na produção desta apresentação: Nesta versão de 2004 as perspectivas foram obtidas utilizando unicamente o software Autocad 2004. Na primeira versão da apresentação, feita em 2002, a modelagem 3d foi feita autocad e renderizada com 3d Studio R.4, versão antiga do 3d max que rodava no sistema operacional DOS.