Casas Populares | Idéias Projetuais em 3d

Aqui apresento minhas idéias para projeto e construção de casas pequenas e econômicas para atender requisitos básicos das chamadas casas populares. Embora sejam casas econômicas, foram pensadas como sendo uma morada prática e confortável.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Estudo p/ Projeto e Construção

Este estudo que envolve idéias e conceitos, foi feito por mero interesse de pesquisa, pensando neste tipo de construção e solução para habitação de famílias de menor renda. Escrevo em linguagem simples e para pessoas práticas.

Trata-se de um estudo apresentado com argumentos descritivos e usando recursos de computação gráfica 3d, através de plantas e maquetes eletrônicas. As idéias relativas à projetos mostrados de forma ilustrada em planta e volume são de minha autoria.

Entretanto, deve-se notar que, casas populares tem sempre similaridades entre sí, onde muitas vezes em termos de plantas e fachadas encontram-se inúmeras versões. E portanto, esta é a minha versão ou idéia de uma casa tipo (padrão) para atender a requisitos básicos com qualidade. Assim sendo, minhas opniões e conceitos sobre o assunto, estão descritos nesta página e nas demais páginas que estão indexadas e se referem à esta, onde as apresentações gráficas dos projetos também são mostradas individualmente e com mais detalhes.

Anúncio:

Pontos Principais

Abaixo enumero alguns pontos principais, que acho interessante para quem pretende construir por conta própria sua moradia de custo reduzido ou econômica, ou até mesmo para empreendedores com interesse em qualidade.

Idéias e Conceitos Agregadores, Sem Críticas Específicas

Primeiramente, deixo claro que louvo e admiro a maioria dos esforços feitos para habitação social que tenho visto. E aqui, apresento idéias simples e agregadoras, e não críticas específcas ou direcionadas em nenhum dos itens.

Climatização Natural e Estratégias Recomendadas

O Brasil é um pais extenso, com grande diversidade climática, tendo regiões e zonas bioclimáticas que se diferenciam até dentro de cada estado da federação.

Para uma melhor eficiência enérgética, ou seja, obter moradia confortável e sem muito gasto de energia tanto para ventilação e refrigeração, como também para aquecimento, recomenda-se que na construção de casas e residências deve-se atender à algumas diretrizes construtivas bio-climáticas.

Neste caso, existe a norma Brasileira NBR-15220-3 de 2005 que refere-se ao zoneamento bioclimático. Assim para cada zona, existem recomendações de detalhes técnicos construtivos, para otimizar o desempenho têrmico das edificações, neste caso habitações unifamiliares (casas individuais) de interesse social.

Índice das Casas Populares

Abaixo uma breve descrição de cada casa mostrada em suas respectivas páginas. Todas as apresentações contém perspectiva e planta humanizada da casa.

Casa Popular - 2 Quartos e Cozinha Americana

Casa popular pequena e econômica, pensada como solução básica de moradia para uma família pequena.

A sala possui ambiente integrado com a cozinha.

Casa Popular Planejada para Acréscimos - 2 Quartos e Cozinha Americana

Esta casa de 2 quartos, também de construção econômica para atender requisitos básicos com conforto e aproveitamento máximo dos espaços foi pensada como um embrião para futuros acréscimos caso seja a vontade dos moradores ou usuários, evitando assim os chamados "acréscimos caóticos" ou puxadinhos". E possivel ver que, através de acréscimos sucessivos, pode-se chegar à uma casa econômica com 3 quartos com suíte.

Casa Popular Acrescida de 3º Quarto

A casa popular vista nesta página, na verdade é a casa planejada para acréscimo, mas já acrecida de um 3º quarto. A casa aqui também continua com sala, copa e cozinha pensada como um espaço único e integrado. Este projeto, visto em tal estágio, permite ainda mais acréscimos planejados como se seguem nos items abaixo.

Casa Popular Acrescida - 2 Quartos e 1 Suíte e Cozinha Americana

Nesta página, a casa popular e econômica apresentada consta de 2 quartos originais e mais 1 suíte. Os dois quartos originais vem da planta planejada para acréscimo. Nesta planta, vemos o terceiro quarto mostrado no item mais acima acréscido de um banheiro extra, o que torna este terceiro quarto uma suíte. A sala, copa e cozinha continuam como um só espaço integrado chamado cozinha americana, mas a casa ainda permite um acréscimo planejado.

Casa Popular | 2 Quartos e 1 suíte

A casa que é vista nesta página, através de perspectiva e planta, é na verdade o resultado final de todos os acréscimos planejados para a casa descrita no item "Casa Popular Planejada para Acréscimo", que originalmente tinha apenas 2 quartos. Nesta versão, a casa conta com 2 quarto e uma suíte, e uma cozinha separada nos fundos. Neste versão acrescida, a sala abriga de forma mais ampla dois ambientes, um para sala de estar ou outro para mesa de refeiços ou pequena sala de jantar.

Possibilidade de Expansão | Flexibilidade de Acréscimos

Além das caracterísiticas à serem consideradas que citei acima, para algumas da casas, pensei na possibilidade de expansão e aumento dos cômodos de forma fácil e não caótica e atendendo aos padrões de salubridade.

Idéia de Investimento

Muitas dos projetos de casas populares, passam a idéia de um amontoado de casas, sem passar noção de individualidade e de investimento para quem adquire. Muitas vezes passa a idéia de local de morada meramente temporário até melhorar de situação, ou de gasto ao invés de investimento.

Se uma casa, mesmo pequena é projetada de forma condgna e respeitosa, para atender de fato à requisitos básicos de moradia, e também com respeito à estética e cultura, os moradores podem encarar esta nova moradia como um investimento, como algo que lhes satisfaz não somente suas necessidades básicas como também sentem-se respeitados e tem a idéia de que possuem uma propriedade de fato, um bem de valor. Neste quesito, é também necessário demarcar a propriedade com muros, mesmo que encareça, para que, quem adquire se sinta proprietário de um bem de fato, ao invés de senitr-se morando em um aglormerado de casas.

Sem querer "tirar água de pedra", mas de acordo com a vida moderna, não é apenas o tamanho dos espaços internos ou externos que definem a qualidade de uma morada, como também não definem o seu chamado "status" social. Existem condomínios de apartamentos para classe média e classe alta, assim como condomínios com serviços como apart-hoteis cuja área das unidades é bastante reduzida. O que diferência muito é o respeito à cultura, estética e serviços envolvidos.

Sem querer propor milagres com pequenos custos, mas a idéia aqui é passar que existe possibilidade quanto a pessoas com poucos recursos de construir ou possuir uma moradira adequada e bem planejada, e que pode inclusive ser também um ponto de partidas para futuros acréscimos planejados, dependo do modelo de projeto utilizado.

Casa Econômica e Popular sem Redução de Qualidade dos Espaços Interiores

A idéia que mostro aqui, é de casas de baixo custo para construção, uma versão minha de idéias para plantas e projetos que são também de certo modo conhecidos no ambito da construção popular, para atender requisitos básicos. Em alguns casos, a planta é até conhecida das chamadas construções vernaculares de tempos mais recentes, ou seja, mais ligados à cultura das construções feitas por pessoas com poucos recursos, e que desenvolvem uma forma comum e peculiar à uma certa cultura de organizar os espaços.

Entretanto, com o intuito de jogar idéias práticas que dizem respeitos aos avanços da vida moderna, tentei também pensar em casa popular com um enfoque um pouco diferente do que se vê correntemente, ou mesmo até diferente do arranjo tradicional interno de cômodos como sala, copa e cozinha. Nesta minha versão dos arranjos internos, (ou lay-out), tentei dar um enfoque diferente do que vemos correntemente, fazendo estes espaços de certo modo interligados.

Geralmente uma casa popular padrão é pensada de modo essencialmente prátco onde a econômia e custo mínimo da construção é prioridade absoluta em detrimento do conforto e aparencia.

Meu enfoque ao abordar esta questão, foi pensar numa sugestão interna funcional e confortável, e em ressonância com os padrões modernos e aceitáveis de moradia. Penso que não é o espaço pequeno que impede o conforto interno, e sim um planejamento inadequado.

Projeto e Referências Culturais

Quanto à aparência externa da casa, pensei em fazer alusão às raizes culturais brasileiras, com reminescências à pequenas casas do período colonial que pode ser notado atraves da forma das janelas e suas molduras, mas aqui feitas com emboço e realçadas com pintura.

Sustentabilidade | Eficiência Energética

Muito do desconforto e também do consumo exagerado de energia tanto para aquecimento como para resfriamento, vem do uso errado e inadequado de materiais de construção, de esquadrias, mau posicionamento nos terrenos em relação ao sol e ventos predominantes e outros fatores. E geralmente este desconforto e consumo exagerado de energia vem da econômia feita durante a construção. Reduz-se o custo inicial, mas o custo e despesa ao longo dos anos é bem maior para o morador e também para a sociedade, que tem o meio ambiente deteriorado em função de cada vez mais ter que produzir mais energia.

Ao se utilizar materiais adequados e soluções adequadas, muitas vezes soluções simples que eram utilizadas por nossos avós e bisavos, obtemos um resultado muito melhor. Em alguns casos o custo da construção pode ficar um tanto maior, em outros casos não, mas à longo prazo compensa para o morador e para a sociedade como um todo.

Comentário Técnico sobre CAD 3D e Render

Para a apresentação gráfica deste estudo e dos projetos ilustrados, fiz a planta humanizada da casa e planta de situação no terreno, assim como a maquete eletrônica, para a obtenção de vistas e melhor compreensão da idéia do projeto para quem não é familiarizado com a representação técnica de projetos de engenharia e arquitetura.

Para a maquete eletrôncia utilizei-me do software Autocad e o 3d Studio r4, antiga versão do programa 3ds max. Com relação às plantas humanizadas utilizei Corel Draw.

Assuntos relacionados neste website

Assuntos relacionados em links externos

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: