Casa Popular Acrescida de 3º Quarto - Maquete Eletrônica e Planta

Estudo projetual para uma casa popular e econômica acrecida de 3º quarto. Esta apresentação ilustrativa do projeto com maquete eletrônica e planta humanizada é mostrado também como opção de acrescimo planejado da casa popular de 2 quartos. Aqui também a sala copa cozinha é pensada como um espaço único e integrado. Este projeto ilustrativo permitir também mais acréscimos planejados.

Principais Idéias Que Norteiam Esta Concepção de Projeto

Casa popular vista em perspectiva do lado esquerdo e em planta do lado direitoQuatro foram os fatores principais na concepção deste projeto, que se interliga à um projeto anterior. O planejamento para futuro acréscimo à construção, a concepção dos espaços anteriores igualmente acréscidas do embrião que seria o projeto e construção anterior, e sob o ponto de vista estético e cultural, as referências à raizes culturais, que tenta se distanciar do modernismo funcionalista purista, se voltando para referências pertinentes à cultura e ao vernáculo nacional. E o quarto fator, é orientação no uso de estratégias bio-climáticas, ou estratégias voltadas para uma arquitetura e construção regionalista com relação clima local.

Anúncio:

Planejamento para Acréscimo

A planta da casa como está apresentada, permite mais acréscimos e modificações planejadas. Para tal, veja as 2 ideias sugestivas para melhoria e aumento da casa. Veja também a da casa com 2 quartos e 1 suíte e outra opção da casa com 2 quartos, 1 suíte e cozinha maior.

Espaços Interiores

Esta planta parte de uma anterior, sendo tanto uma sugestão de acréscimo para um terceiro quarto como também uma planta para uma casa pequena e econômica, de 3 quartos. Se trata de uma casa prática e pequena, de baixo custo.

Referências Culturais

Com relação à aparência externa da casa, assim como das demais que mostro neste estudo de casas populares, considerei fazer alusão às raizes culturais brasileiras, aludindo às casas do período colonial. Esta alusão pode ser notada atraves da forma das janelas em arco e de suas molduras ao redor das mesmas, feitas com emboço e realçadas com pintura.

Planta da Casa e Sua Descrição

Abaixo a planta humanizada da casa popular e econômica de 3 quartos e 1 banheiro. A casa é mostrada implantada no terreno, sendo assim também uma representação da planta situação ilustrativa.

Planta casa popular de 3 quartos e 1 banheiro

A casa é situada no terreno com um afastamento frontal para jardim, e afastada aproximadamente 1,5 metros de uma das divisas laterais lateral e afastada aproximadamente entre 3 e 3,5 metros da outra divisa lateral, provendo espaço para garagem descoberta e caminho para entrada.

Ao entrar na sala, entra-se também em espaço onde fica também as instalações da cozinha, arranjada na planta para funcionar como "cozinha americana", ou seja interligada ao espaço para mesa de almoço e jantar. Através da planta, pode-se ver que não existe parede dividindo sala e cozinha. Mas este este espaço não dividido por paredes apresenta três áreas funcionais, sendo a sala de estar representada por móveis estofados do lado esquerdo, uma mesa com cadeira para refeições ao centro e do lado esquerdo a cozinha ao estilo americano. Nesta planta ilustrada pode-se ver mesa de jantar representada anexada à um balcão, balcão este que delimita o espaço da cozinha e área entendida como sala.

O banheiro fica tem porta para o corredor. Do lado esquerdo superior, uma pequena área coberta externa, é a área de serviço.

Quanto aos quartos, o primeiro da esquerda, como o da esquerda tem tamanho suficiente para uma cama de casal, armário e demais pequenos acessórios de quarto de dormir. O quarto da esquerda e do centro está ambientado como quarto de solteiro, sugerindo a disposição prática e funcional dos móveis. O quarto da direita está ambientado como quarto de casal.

Perspectiva Arquitetônica da Casa

A imagem abaixo, tirada da maquete eletrônca, mostra a casa em perspectiva, vista da rua.

Casa popular vista de frente com calçada, gradil, jardins e carro na garagem descoberta

Em primeiro plano, vê-se uma calçada com áreas permeáveis, ou seja, com uma pequena faixa de grama em cada lado, e do lado esquerdo um espaço de estacionamento ou garagem descoberta. O jardim é visto atrás do gradil em cor branca, e o quintal ao fundo.

A casa é aparência simples entretanto tenciona bem elaborada, dando ao proprietário ou morador a a idéia de um bem de valor, e não uma mera solução temporária. Deve ser vista como um investimento onde o proprietário possa inclusive melhorar ao longo do tempo, com acréscimos planejados.

Alusões Culturais

A casa possui uma aparência externa, que tensiona aludir às raizes culturais brasileiras, fazendo referência à arquitetura ou construções coloniais. A forma das janelas e suas molduras feitas com emboço e realçadas com pintura denotam este fato. A aparência do telhado, se vista de lado, lembra telhados coloniais. Se vista de frente, como implantada na imagem acima, pode lembrar também as casas tipo "chalés" que tiveram sua moda no final do século 19.

Climatização Natural e Eficiência Energética

O desenvolvimento de uma consciência ecológica, como também da necessidade de economia de energia tem crescido, fazendo bem ao meio ambiente, à sociedade e ao bolso dos moradores.

Para que uma casa seja confortável em termos térmicos e de umidade do ar (conforto higrotérmico), esteja ela em clima frio ou quente, e ao mesmo tempo esteja dentro dos princípios de sustentabilidade e eficiência energética (produzir conforto térmico com menos gasto de energia artificial), é importante que uma casa seja construída levando em conta alguns detalhes técnicos quanto à construção, que podem ser um pouco diferentes dependendo da região ou zona climática onde é construída.

Detalhes técnicos corretos com relação à construção reduzem os gastos com ventiladores, aparelhos de ar-condicionado ou com aquecedores. Para mais detalhes veja sobre recomendações quanto à zonas bio-climaticas do Brasil na página índice sobre casas populares.

Comentário técnico sobre CAD e render

Nestas apresentações gráficas, utilizei-me de Autocad e do 3d Studio r4, uma antiga versão do 3d max para criação da maquete eletrônica, e programas tipo corel draw para a elaboração de plantas humanizadas.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: