Casa Popular - 2 Quartos e Cozinha Americana

Maquete eletrônica d casa popular, onde visto o jardim, garagem descobertas e duas fachadas. Do lado direito, a planta baixa

Minha versão de uma casa popular pequena e econômica, com requisitos básicos, apresentada através de maquete eletrônica e planta humanizada ilustrativa. Leia mais abaixo sobre esta apresentação e também sobre sugestões com relação às estas ideias de projeto.

Anúncio:

Sobre o Projeto e sua Apresentação Gráfica

A maquete eletrônica e planta humanizada de casa econômica e popular, apresentada nesta página, são o produto de um estudo feito por mim para projeto, de um tipo de casa popular bastante comum e econômica, cujos requisitos são sala, cozinha, 2 quartos e 1 banheiro.

Embora esta casa seja semelhante em termos de projeto e aparência à muitas encontradas no mercado da construção civil, existem detalhes projetuais e construtivos peculiares, detalhes estes genericamente recomendados, e que certamente se desenvolvidos em uma etapa posterior de detalhamento para execução, serão estes detalhes que podem diferí-la das demais.

Características Principais

Como se trata de um estudo não solicitado, ou seja, feito por interesse pessoal, me senti na liberdade de ver as casas de modo livremente conceitual, tanto internamente como externamente, e tentei conciliar vários fatores como economia de construção, referênciais culturais e aparência condígna, conforto interior e externo, e possibilidade de expansão dos cômodos.

Partindo destes requisitos de necessidades, fiz minha versão de um tipo de planta relativamente comum na construção civil brasileira.

Minha idéia, onde talvez fuja do lugar comum em termos de planta, seja ideia de fazer a sala copa-cozinha como um ambiente único, sem paredes divisórias, ficando o espaço limitado por áreas de uso e também pela ambientação, com um balcão-bar que confere à cozinha o chamado estilo de cozinha norte-americana, ou comumente chamada de cozinha-americana.

Estratégias Projetuais e Construtivas Recomendadas para Climatização Natural e Conforto Térmico

Dependendo da região onde uma casa é construída, existem detalhes técnicos construtivos que podem ser difrentes no intuito de proporcionar econômia de energia e melhor conforto têrmico. Ou seja, detalhes que proporcionam uma mais mais confortável tanto em clima quente como em clima mais frio, sem gastar muito com ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores. Na página índice sobre casas populares, fiz algumas considerações sobre diretrizes construtivas bio-climáticas, ou recomendações de detalhes construtivos adequados aos clima de algumas regiões.

Planta Ilustrativa da Casa

A planta humanizada representa a minha idéia e versão de uma casa popular para atender a resquistos básicos com praticidade e econômia. Esta planta representa a casa mobiliada, ou seja, com sujestão da disposição do mobilário em função da praticidade e melhor aproveitametno dos espaços. Mais abaixo ela esta descrita em detalhes e realçando suas caracterisitcas

Planta da casa popular de 2 quartos, 1 banheiro e cozinha americana

Área total da Casa: A área total da casa é de aproximadamente 37 m²

Espaços Interiores e Descrição da Casa

A planta acima, representa a implantação da casa no terreno, e também a planta ilustrativa da casa com suas divisões internas, onde as paredes são mostradas em preto delimitando os espaços principais.

A casa possui uma sala num espaço maior e não dividido por paredes, onde ao centro está uma mesa de jantar com 4 cadeiras e mais à direita a copa-cozinha cozinha americana, delimitada por um pequeno balcão que é também um bar, representado com duas banquetas.
Atrás deste balcão a cozinha com bancada de pia e fogão, e geladeira encostada na outra parede.

Observe que no canto direito superior da casa, existe um espaço separado por uma pequena parede, para tanque e maquina de lavar, configurando a área de serviço que fica diretamente comunicada com a cozinha, mas sem porta divisória. Através desta idéia, o tanque e também a maquina de lavar ficam dentro da casa, sem a necessidade imediata de uma pequena área de serviço externa.

A casa possui 2 quartos, sendo o maior do lado esquerdo sugerido para quarto de casal, onde é possivel acomodar uma cama de casal, armário e criados mudos, assim como alguma pequena mesa ou estante.
O banheiro fica entre os dois quartos e a porta se abre para um pequeno corredor.

O quarto menor, do lado direito, está representado com uma cama de solteiro, criado mudo, uma mesa de estudo e cadeira e um armário. Este quarto também comporta 2 camas de solteiro e um armário, mas por praticidade e funcionalidade, no caso de acomodar 2 pessoas, sugiro o uso de 1 beliche no mesmo local onde está representada a cama de solteiro.

Perspectiva & Maquete Eletrônica da Casa

Abaixo a perspectiva da casa, onde ela é vista de frente com um carro no espaço de garagem descoberta.

Casa popular onde é visto o jardim, gradil, garagem descobertas e fachada frotal e lateral

A imagem acima mostra a casa, onde em primeiro plano aparece o meio fio e calçada com área permeável, ou seja, uma calçada com uma pequena faixa de grama de cada lado.
Demarcando os limites da propriedade, à frente do jardim um gradil pintado de branco. Muros nas laterais e fundos também demarcam os limites do terreno.

Do lado esquerdo é vista a área de garagem descoberta e a porta de entranda. Mais ao fundo nesta mesma parede uma janela, que se abre da sala, próxima à copa cozinha americana.

À frente da casa os jardim, e sugestões de vegetação também ao redor aparecem na imagem. De frente as janelas da sala aparecendo do lado direito e janela do quarto de casal do lado esquerdo.

Quanto à aparência da casa, detalhes do emboço e pintura, janelas em arco, esta faz alusão à raizes culturais brasileiras quanto à construções coloniais.

Construção e Projeto do Telhado

O telhado em duas águas está representado com telhas de barro colonial. Como solução mais econômica, pode-se se usar um tipo de telha plana ondulada de fibro-cimento, que mimetiza (ou imita) as telhas coloniais, tanto na cor como no formato e aparência. Seguindo detalhes construtivos adequados, o obtem-se também bom conforto témico.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: