Casa Popular 2 Quartos e Acrescida de 1 Suíte - Maquete 3d e Planta

Maquete eletrônica de casa popular cercada por pequenos jardins, gradis e muros, e do lado direito a planta baixa da casa

Minha concepção de uma casa popular e econômica de 2 quartos acrescida de 1 suíte. Este projeto visto com maquete eletrônica e planta é apresentado também como opção do acréscimo planejado da casa de 2 quartos ou da casa de 3 quartos. Neste projeto como nos citados anteriormente a sala copa e cozinha são pensados como um espaço integrado, permitindo acréscimos planejados.

Anúncio:

Descrição Geral da Casa e Perspectiva Externa

A perspectiva abaixo, obtida da maquete eletrônica, mostra a casa como se vista ou fotografada por alguém que estive na rua, podendo ver a fachada frontal e fachada lateral.

A casa vista acima e na imagem abaixo, tem aparência simples, mas intenciona ser bem elaborada e aconchegante.

Diferentemente de alguns modelos de casas populares, que passam a idéia de uma solução temporária ou "quebra-galho", a idéia é dar ao morador a confiança e noção de adquirir um bem durável, que pode ser também melhorado através de acréscimo planejado.

Na mesma perspectiva vista abaixo, em primeiro plana esta a calçada com área permeável, ou uma pequena faixa de gramado estendendo-se ao longo de cada lado da calçada.

Atrás do gradil pintado de branco, do lado esquerdo o espaço para estacionamento ou garagem descoberta. À frente da fachada vê-se o jardim, e ao fundo o quintal.

Maquete eletrônica da casa popular, com fachada na cor branca e esquadrias verdes, cercada por jardins e tendo um carro na garagem descoberta

Acima a casa vista de frente.

Planejamento para Acréscimo de Área Construída

Esta planta, permite um acréscimo de cômodo planejado, como mostrado em outra planta de casa econômica com 1 suíte e 2 quartos. E é também um planta cujo projeto foi pensado como uma extensão ou acréscimo de construções anteriores planejadas em casa com 3 quartos e casa com 2 quartos.

Detalhes Construtivos p/ Climatização Natural e Eficiência Energética

Uma das funções de uma casa é proteger os moradores contra as intempéries do tempo e proporcionar ao mesmos conforto térmico, seja contra o calor ou frio. Esteja uma casa em clima frio, quente ou temperado, ela pode proporcionar este conforto sem gastos excessivos com ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores se forem utilizadas técnicas e detalhes construtivos adequados para as diferentes zonas bio-climáticas do Brasil. Veja sobre recomendações com relação à zonas bio-climaticas do Brasil no índice sobre casas populares.

Referências Culturais

A aparência externa da casa faz alusão às raizes culturais brasileiras, aludindo às casas coloniais. As formas das janelas em arco e das suas molduras ao redor das mesmas, acabadas com emboço em auto relevo e realçadas com pintura evidênciam esta intenção.

Planta da Casa Popular

Abaixo a planta da casa popular de 2 suítes e 1 quarto, onde a mesma é mostrada implantada no terreno. A planta ilustrada, mostra não somente a casa com móveis, mas é também uma planta ilustrativa de situação.

Planta casa popular com suíte e 2 quartos

Na planta mostrada acima, a casa é repesentada com suas divisões e interna e também posicionada em um terreno.

Existe um afastamento frontal para jardim, e afastamento nas laterias. O afastamento de uma das divisas laterais é de aproximadamente 1,5 metros, e o afastamento da outra divisa tem distância suficiente para estacionamento de um carro. Na planta é visto também uma área de quintal ao fundo, áreas estas que que não são construidas, devem respeitar a taxa de ocupação do terreno.

A sala tem porta de entrada pela lateral que fica do lado da garagem descoberta. A sala é parte do mesmo cômodo onde ficam também as instalações da cozinha, configurando o que é popularmente chamado de cozinha americana. Assim, como pode-se notar, não existe parede divisória entre a sala e a cozinha. Entretanto, este grande ambiente abriga três espaços funcionais, sala, local de refeições já que comporta uma mesa de jantar como é mostrado na planta humanizada. A mesa de jantar está representada anexada à um balcão, que divide o espaço da sala e cozinha.

A casa possui 2 banheiro, um com porta de acesso pelo corredor interno, compartilhado pelos dois quarto e outro com acesso pelo quarto de casal, configurando esta depêndencia como suíte. Uma área de serviço aberta fica nos fundos.

Os dois quartos tem bom tamanho que permite uma disposição do mobiliário de forma prática e funcional, propiciando ambientes confortáveis. A suíte também tem tamanho suficiente para comportar uma cama de casal com criados, armário e mesinha com cadeira.

Esta é uma planta de casa projetada para poder ser modifcada e acrescidada em mais um cômodo de forma planejada como mostrada na casa popular de 1 suíte, 2 quartos e cozinha acrescida.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: