Condomínio Casas Sobrados Geminados - Maquete Eletrônica do Projeto

Vista das casas do condomínio e do loteamento

Apresentação em computação gráfica 3D de Janeiro/2010, de condomínio de sobrados geminados na região dos lagos, estado do Rio.

Da maquete eletrônica que reproduziu fielmente o projeto, foram geradas as perspectivas da casa, plantas humanizadas e vistas 3d do loteamente mostrando sua implantação e urbanização, facilitando a visualização e divulgação deste empreendimento de construção civil.

Sobre esta apresentação artística realistica do projeto com maquete eletrônica

Esta apresentação gráfica foi feita em Janeiro de 2010 e refere-se a um condomínio casas do tipo sobrado geminados de 2 quartos, situado no interior do Estado do Rio de Janeiro.

A apresentação foi feita por mim em computação gráfica, obtendo as imagens a partir de modelo 3d (maquete digital) construido em computador a partir do projeto de arquitetura.

Anúncio:

Este serviço foi feito para a empresa responsável pela consutoria imobiliaria, empresa esta que contratou a confeção deste material de vendas.

O objetivo do material produzido era divulgar o empreendimento e facilitar o entendimento do projeto como um todo, tanto das casas como também do condomínio, por parte dos compradores.

Este trabalho foi totalmente fiel à arquitetura das casas e urbanização dos lotes, seguindo fielmente o projeto.

Quanto à "humanização" as perspectivas sugerem a colocação de árvores e jardins, e dá uma ideia de como seria a vida dos moradores no cotidiano.

As plantas humanizadas mostram o interior da casa e a disposição dos móveis.

Condomínio privado de casas econômicas de 2 quartosPerspectiva da casa geminada de condomínio obtida da maquete eletrônica

Acima, vista parcial do condomínio de casas geminadas, onde se vê a guarita na entrada. As casas são agrupadas duas a duas. Todos as imagens referem-se às ilustrações que constam da apresentação do projeto deste empreendimento.

Sobre o Condomínio Fechado de Casas Econômicas

Vista aéra do condomínio de casas de 2 quartos obtida da maquete eletrônicaSe trata de um condomínio privado ou conjunto habitacional fechado, prevendo a construção de 195 casas pequenas de 2 quartos, em município do interior do Estado do Rio de Janeiro, na região dos lagos, no norte fluminense.

São casas de valor econômico acessível e certamente para venda direta ou através de algum tipo de financiamento para casa própria. Embora o programa "Minha casa minha vida" esteja muito em voga, não sei ao certo se as casas eram finânciadas também através deste programa, mas certamente seriam vendidas através de algum tipo de financiamento para casa própria.

As casas são sobrados geminados, dispostos em grupos de duas a duas, com uma parede divisória comum, o que torna também sua construção mais econômica. As casas possuem 2 pavimentos, jardim à frente e gramado ao redor, garagem podendo ser coberta ou não e quintal gramado.

O condomínio é fechado por muro, bem urbanizado, com jardins em algumas áreas entre as casas e possui uma grande área de lazer.

Planta ilustra a casa inserida no terreno com jardins e quintal

Planta humanizada da casa popular geminada de 2 quartos em conomínio fechadoAo lado a planta humanizada da casa de 2 quartos, tipo geminada com dois pavimentos. Na ilustração a casa é mostrada com móveis, sugestão para jardins e quintal, dando uma ideia mais compreensivel do projeto para as pessoas que não estão acostumadas com projetos técnicos.

À frente da casa um jardim é representado gramado, com plantas e uma mesa com cadeiras, sugerindo uma área de descanso e lazer, onde se vê um caminho pavimentado com blocos de concreto até a porta de entrada.

Num dos lados do jardim, fica de entrada de automóvel, para a garagem.

Atrás da garagem está o quintal, também representado gramado, onde se vê duas cadeiras do tipo espriguiçadeiras e também uma mesa com 4 cadeiras, mostrando através desta disposição de mobiliário para varanda que o quintal também pode ser usado como uma área de lazer para descanso e atividades de fins de semana.

Representação de revestimentos e disposição de móveis no interior

A planta humanizada tem a função de facilitar o entendimento do projeto em seu interior, ou melhor dizendo, dar uma clara idéia de como seria a futura morada ao cliente comprador. E como é de praxe, assim sendo, as plantas foram representada com sugestão de revestimentos de piso, e disposição dos móveis em seu interior, facilitando o entendimento quanto ao uso da casa, e servindo também como ponto de partida para decoração ou até mesmo para um futuro projeto ou desgin de interior.

No primeiro pavimento ou piso térreo está representada a sala de estar e jantar com sugestão de piso laminado ou vinílico, vulgarmente chamado de emborrachado. A escada que dá acesso ao segundo piso, situa-se no interior da sala, e possui acesso à subita próximo da porta de entrada. Em baixo da escada e ao lado da cozinha situa-se um lavabo ou toilet representado com piso verde claro. Ao lado do lavabo está a copa cozinha, onde se vê uma bancada de pia, fogão, geladeira e mesinha com 2 cadeiras. A área de serviço situa-se atrás da cozinha, nos fundos da casa, onde se vê o tanque atrás da janela do lavabo. Todas estas áreas sugestas à agua, foram representadas com sugestão de piso apropriado, ou seja, sugerindo graficamente ser piso frio do tipo cerâmico ou porcelanato.

O segundo pavimento ou piso superior é ligado pela escada que cujo acesso se faz pela sala, no piso térreo. Esta escada termina no corredor interno deste pavimento superior. Como pode ser visto na planta, neste pavimento existe um banheiro cuja porta se abre para o corredor que liga os dois quartos. Um dos quartos fica na parte frontal da casa e o outro na parte dos fundos. Tanto os quartos como os banheiro foram representados com revestimento de piso. Os metais e louças sanitários também foram indicados graficamente na planta.

As casas podem ter opcionalmente varanda e garagem cobertas, como mostradas nas perspectivas mais acima.

Planta de Situação do Condomínio | Loteamento

Planta de Situação do Condomíno de casas econômicas de 2 quartosO condomíno conta no todo com 195 casas de 2 quartos construidas em lotes retangulares de igual tamanho, e com ampla área verde em cada lote.

Todas as casas tem igual tamanho e mesma disposição dos cômodos, e são agrupadas de duas em duas, em formato de casas geminados, tendo uma paredes divisoria em comum.

Nesta planta de situação, vista ao lado, a situação das casas ou localização foi indicada por números, ou seja, cada casa foi numerada para que a planta fosse usada como material promocional e de apoio de vendas, mostrando aos compradores a localização de cada morada em seu lote individual.

Ao observar a planta, vemos que o condomínio conta com algumas pequenas áreas verdes ajardinadas ou gramadas para uso comum, sendo que estas áreas situam-se entre alguns agrupamentos de casas. O condomínio, segundo o projeto, dispõe também de uma grande área de lazer do lado direito.

Todo o condomínio é murado e na entrada está prevista a construção de uma guarita. Sendo um condomínio privado, o acesso será controlado pelos moradores. Em uma imagem no topo desta página, existe uma vista em detalhe do condomínio onde se vê também a guarita..

Comentário técnico sobre cad 3d e renderização

Estes comentários são mais voltados para profissionais da área de 3d e estudantes que fazem curso de maquete eletrônica e computação gráfica em geral. Muitos ainda nos dias de hoje, não conhecem totalmente as potencialidades em termos de renderização das ultimas versões do Autocad. Embora as imagens de perspectivas possam parecer trabalho adivindo de 3ds max ou programas similares especialmente dedicados à modelagem 3d e renderização, todas as perpsectivas das casas e vistas do condomínio foram feitas com Autocad 2004, tanto na etapa de modelagem como na etapa de renderização.

As plantas humanizadas das casas foram feitas com Corel Draw. Entretanto a planta de situação humanizada foi renderizada (ou obtida de forma elaborada) também com Autocad 2004, e os textos e numerações editados com Corel Draw.

Material Entregue: Foi entregue um CD-Room contendo os arquivos digitais das pranchas para impressão e posterior colocação em estande de vendas assim como para utilização das imagens em material publicitário, para confecção de folders e ou divulgação em diferentes mídias

Informações e Créditos: Cliente contratante do serviço de apresentação gráfica: AJG Multipla
Esta apresentação gráfica foi feita seguindo o projeto de arquitetura fornecido pelo cliente e contratante do serviço.

Veja também: Lista de visualizações 3D e maquetes eletrônicas

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: