Casa de 2 Quartos aludindo a Casas Coloniais e Rusticas

Casa 2 quartos estilo colonial | maquete eletrônica e perspectiva

Prática e Econômica | Maquete Eletrônica e Planta Humanizada

Esta é uma apresentação de projeto de casa em região tropical com predominância de clima quente e úmido, com alusão e reminescência ao estilo colonial rústico e casas rurais simples ou rusticas. O projeto e a maquete eletrônica são de minha autoria.

Anúncio:

Descrição do Projeto da Casa

Abaixo, através de itens individuais descrevo todos os fatores considerados nesta apresentação de idéias projetuais acerca desta casa.

Fatores Climáticos e Situação no Lote

Aqui está casa está sendo apresentada conceitualmente como uma casa econômica e simples para região tropical, mas não como solução para qualquer terreno, zona climática e geográfica. Para que uma casa seja confortável ela depende também de seu posicionamento em relação ao sol nascente, ventos predominantes e tipo de cercanias. Dependendo do local onde uma casa é construída, seja num local de clima seco, clima quente e úmido ou clima temperado, existem detalhes que podem ser diferentes, entre eles tamanho e tipos de janelas, beirais, ou técnicas de ventilação cruzada que podem ser utilizadas, mas que não são mostradas nestas ilustrações.

Espaços Internos Informais

É o projeto de uma casa simples e relativamente econômica, contando com sala com espaço para moveis estofados e mesa de jantar. A copa-cozinha com uma bancada tipo bar pode ser aberta para a sala de estar e jantar (tipo cozinha americana), criando espaços internos mais modernos e mais informais.

A cozinha integrada com bancada / bar e um espaço com mesa e poltronas estofadas para uso bem informal é uma variação que criei da chamada cozinha americana.

Perspectiva Frontal da Casa com Jardins

Casa 2 Quartos - Fachada - Maquete Eletrônica

Acima a casa vista de frente com sugestão para jardim e sem gradis de madeira na frente. Nesta versão é mostrada num terreno grande, podendo-se imaginá-la numa região tropical, tanto no campo ou em local de praias.

Jardins Integram o visual e ajudam a climatizar

Em termos de construção a casa é bem básica e simples, com uma varanda feita em madeira o que torna a casa mais atrativa, pictoresca e criando uma climatização agradável no interior, sendo uma boa solução para clima tropical.

Hoje em dia não se dá atenção devida aos jardins que circundam residencias, muitas vezes dando enfase somente na arquitetura da casa, como se o jardim fosse um incomodo. Pisos cimentados ou pavimentados absorvem calor e irradiam para o interior da casa. Arvóres e plantas mantém o ar fresco entre as ramagens, e ajudam a criar uma temperatura agradável fora e no interior da casa. Entretanto, deve notar aqui que, a obtenção de ar umidificado é adequado apenas para clima seco.

Para se obter uma casa não somente agradável de residir, como também bonita, nem sempre é necessário uma arquitetura dispendiosa ou estruturalmente complicada. Os jardins, árvores e vegetação ajudam em muito a completar o visual da residência, sem a necessidade de grandes gastos, sendo que o jardim, pode ser também uma forma de lazer para quem gosta de cuidar pessoalmente.

E para quem prefere apenas contemplar seu jardin e paisagismo circundante, basta conseguir um jardineiro para cuida-lo e poda-lo vez ou outra. Pessoalmente, eu não cuidaria de jardim, mas quando era pequeno minha mãe mantinha jardim na casa e era não somente um local agrável para filhos verem e brincarem, com também instrutivo por proporcionar contato com a natureza. Ecologicamente faz bem, além de valorizar a profissão de jardineiro, já que vez ou outra aparece sempre alguem oferecendo serviço de poda e cuidados com o jardim.

Casa 2 Quartos estilo Colonial - Maquete Eletrônica

Acima, perspectiva da casa vista de lado com ampla varanda.

Para Terreno Médio, Praia ou Casa de Campo em Clima Tropical

Em caso de construção, se trata de uma casa para terreno de porte médio. Como exemplo, num terreno de aproximadamente 11,5 à 12 metros de frente sobraria 1,5 metro de um dos lados evitando assim encostar na divisa. A cobertura da garagem chegaria enconstada na divisa com o muro vizinho.

Perspecitva frontal da casaEntretanto a casa ficaria muito bem situada também num local amplo, aberto e sem muros. Ao lado, a casa é mostrada com muros nas divisas. Neste exemplo foi ulizado muro de tijolo aparente dando uma aparência mais rustica e pitoresca. O gradil sugerido é também de madeira, em estilo rustico.

Local e Zona Climática

Como já disse mais acima dependendo do local e condições, muitos detalhes podem ser convenientemente mudados. Não existe uma solução única para todo local e clima.

As paredes externas pintadas de branco refletem mais a luz, e absorvem menos calor para o interior da casa. Um muro de tijolo escuro reflete menos claridade para o interior da casa, e um muro com trepadeiras irradia menos calor e mantem ar fresco entre ramagens.

Planta 3D do Interior da Casa

Planta 3D da casa - Vista do InteriorA ilustração ao lado, é a representação da casa vista de cima como se a laje (forro de teto) e o telhado da casa estivesse sido retirado. Seria a casa destampada ou sem teto.

Assim tem-se uma perfeita compreensão dos ambientes internos e sua funcionalidade.

Através desta representação tem-se também uma boa representação dos materiais de acabamento, como pisos ceramicos sugeridos para os banheiros e cozinha. Tem-se também uma melhor compreensão dos ambientes e materias usados, já que se vê as paredes e esquadrias.

Para a garagem, caminho de entrada e área de serviço foi representada pedra tipo ardósia ou semelhante. Para portas e janelas, esquadrias de madeira.

Para ver esta planta 3D e interiores da casa ampliados click aqui.

Planta Baixa Humanizada

Mais abaixo está a versão convencional da casa vista em planta porém de forma mais elaborada que um desenho meramente técnico. Ao contrário da planta meramente técnica, a planta humanizada mostra ideia de pisos nos vários ambientes, cores de bancadas de pias, etc.

Espaços Internos

Planta humanizada da casa de 2 quartosObserve que nesta planta fiz uma cozinha com poltronas estofadas, com um bar separando a copa. Este ambiente formado pela copa-bar se abre para a sala de estar/jantar. Ao contrário de plantas mais usadas em tempos passados, onde se isolava as várias funções da residência para maior privacidade, esta planta foi feita pensando num modo de vida mais moderno e mais informal, onde os ambientes se interagem e se comunicam mais abertamente entre sí.

Passeio ou calçada com área permeável

Como sugestão nesta representação a calçada foi feita com área verde permeável, de forma bastante utilizada em bairros ou "suburbios residênciais" de paises do hemisfério norte. Deixa-se uma pequena faixa de terra para grama entre o meio fio e a calçada, e do outro lado da calçada, também se deixa uma pequena faixa de terra com a mesma função. O uso de pavimentação permeável é uma atitude ecológica e sustentável.

Para ver a planta da casa ampliada click sobre a mesma.

Vista aérea da casa com telhado e jardins

Maquete eletrônica da casa - Vista aérea

Vista do telhado em 2 aguas em perspectivas aérea da casa. Nesta caso, a casa está representada num terreno estreito de mais 14 metros largura por 17 de fundos. Observe que o muro lateral do lado da garagem foi representado "cortado" ou como se parte dele estivesse sido retirada, para dar uma melhor vista representativa da casa. Devido ao espaço gramado ao lado da garagem, é possivel colocar mais carros. Nesta representação, as telhas estão representadas com uma coloração mais clara e mais texturizadas.

Maquete eletrônica da casa, perspectiva e telhadoTelhado

Basicamente, a ideia do telhado, composta de telhas de barro tipo colonial, é de 2 aguas ou duas quedas, sendo de construção fácil e simples.

Varanda

A ideia da varanda é ser feita em madeira, com piso em táboas de madeira, degraus com pranchas de madeira, assim como os pilares de sustentação e madeiramento para as telhas da varanda e garagem lateral.

Veja a segunda página deste projeto contendo a casa vista em planta 3d ampliada sem o telhado onde são vistos os interiores, assim como uma sequência de imagens com vistas e detalhes do madeiramento do telhado da casa e sua varanda.

Comentário Técnico Sobre esta Apresentação

As perspectivas e desenhos 3D mostrados aqui foram feitas através da chamada representação ou arte digital (utilizando computação gráfica). O programa utilizado tanto para a modelagem 3d como para a renderização foi o Autocad. Nas imagens abaixo, que indicam para outras páginas, existem exemplos de modelos 3d produzidos combinando Autocad para modelagem e 3d max para renderização.

Autor: Engº. J.Renato A.D.

Anúncio: