Planta e Telhado | Casa 2 Quartos Estilo Colonial

Perspectiva da casa de 2 quartos e telhado colonial

Apresentação Gráfica do Projeto com Maquete Eletrônica, Planta 3D, Planta Humanizada e Decorada

Casa econômica em região tropical com reminescências ao estilo colonial e casas rusticas. Esta página é uma continuação mais detalhada da primeira página deste projeto onde se vê a planta baixa humanizada e mais perspectivas da casa.

Anúncio:

Sobre esta apresentação gráfica de idéia projetual

Tanto o projeto como a apresentação do mesmo, aqui mostrada através de maquete eletrônica e suas respectivas perspectivas do exterior e interior são de minha autoria. Esta casa foi por mim projetada por volta de 1992 e refiz a apresentação da mesma em 2009 por gostar deste projeto.

Esta casa apresentada aqui conceitualmente, é uma casa de 2 quartos para cidade, (podendo ser adptada para campo ou praia desde que utilizados detalhes técnicos construtivos para a região climática adequada), e faz alusão à casas simples do período colonial, casas rústicas e casas do interior do Brasil como pequenas casas de fazendas. Entretanto, é interessante ler sobre projeto e fatores climáticos regionais, fatores estes que influênciam no projeto de uma boa casa e consequentemente de uma boa construção, pois não existe solução única para todo e qualquer local.

Sendo a casa simples em sí mesma, sugere-se um jardim ao redor para completar o visual e ajudar na climatização, mesmo que esta seja feita em terreno estreito e murado. Em outra página, veja mais imagens onde é vista a perspectiva da casa e comentário sobre jardim simples clicando aqui.

Abaixo a maquete de interior ou planta 3D com vista dos espaços interiores.

Planta 3D - Interior da casa de 2 quartos

A planta 3D vista sem a laje de cobertura e sem o telhado permite ver os interiores da casa

Ao clicar sobre a imagem acima pode-se vê-la mais ampliada e com detalhes de cada comodo.

O desenho 3D mais acima mostra a planta da casa com as paredes tomando volume, ou como se vista de cima sem o telhado e sem a laje de cobertura. Assim pode-se ver seu interior com ideias para materias de acabamento. Observe que as esquadrias representadas são de madeira e a varanda tem seu piso construído com pranchas de táboas assim como sua cobertura também tem estrutura de madeira.

Mais abaixo estão os desenhos onde se vê o esquema para o madeiramento da varanda e garagem bem como o sistema do telhado que cobre o corpo principal da casa.

Telhado & Madeiramento

Perspectiva aérea da casa estilo colonialA perspecitva ao lado mostra o telhado em 2 águas. Neste desenho, a casa está representada num terreno de 14 metros de frente por 17 de fundos. O muro lateral que fica do lado da garagem esta representado como se parte dele estivesse sido retirada, dando assim uma melhor compreensão da casa. O espaço lateral gramado pode ser utilizado para colocar mais carros.

Telhado com Beirais Largos

A ideia é usar telhas de barro (são um ótimo isolante térmico) tipo colonial sendo que sua construção é basicamente simples.

As demais imagens abaixo, mostram a casa, primeiramente com a laje de cobertura e estrutura básica do telhado e inclusive a posição da caixa dágua, caso seja opção coloca-la sob a laje.

Ao lado a perspectiva aéria da casa mostrando o telhado que prática se constitui de duas águas com caimentos para frente e para trás, sendo sobre a garagem existe uma segunda linha de cumeeira, ou seja, o ponto de altura máxima de divisa entre as águas do telhado.

Perspectiva da casa - Jardins, telhado e fachadas

Acima a casa é mostrada do outro lado, sendo vista de cima. Nesta representação, as telhas estão representadas com uma coloração mais clara e mais texturizadas.

Caso uma casa seja construída numa propriedade rural ou campo, onde não se faz necessário muros altos, pode-se manter uma cerca viva ou muros a baixa altura. Nesta representação o muro também está representado à meia altura.

Hábitos e necessidade dos moradores, zona climática do local e posicionamento da casa

Como foi dito anteriormente, não existem soluções únicas, e detalhes podem ser mudados dependendo da zona climática e clima predominante.

Por exemplo, quanto ao telhado, podem ser adotadas soluções de ventilação natural, assim como a posição e tamanho de janelas, etc.

Muitos fatores devem ser levados em conta para o projeto de uma boa casa, entre eles o clima e posição no terreno, e certamente as necessidade e hábitos dos moradores. A orientação dos comodos em função do sol nascente e poente é um fator de crucial importância.

Madeiramento do Telhado e Varanda

A sequência de imagens abaixo mostram os elementos do telhado, aparecendo gradualmente, de forma similar como acontece em uma sequência construtiva. Assim tem-se uma idéia do madeiramento do telhado e varanda.

Entretanto deve-se salientar que, métodos e técnicas construtivas variam de local para local, em função do tipo de material mais acessível ou mais encontrado em uma região. Deve-se lembrar também que, técnicas e métodos construtivos também evoluem com o tempo. Sendo assim, deve-se entender que, o método construtivo mostrado atráves desta sequência de imagens da maquete eletrônica é apenas uma opção.

Maquete eletrônica - estrutura do telhado e vista da casa

Acima a vista da casa sem as telhas, onde é mostrado o madeiramento estrutural sem os caibros e ripas. Devido ao telhado ser composto de 2 águas, e sendo a cumeeira e vigas apoiadas nas paredes laterais, não é necessário a construção de tesouras desde que o teto ou forro da casa seja feito em laje de concreto e projetada para suportar tal carga ou peso. E sendo assim, neste caso especifício, pode-se apoiar o madeiramento em suportes de madeira diretamente sobre a laje.

Para o madeiramento da varanda, sugere-se para os pilares a colocação de duas tábuas paralelas em pé com tocos fixadores entre as mesmas, conferindo a rigidez à estrutura sem a necessidade de dispor de pilares muito grossos de madeira maciça. As travessas que servem de corrimão também são de táboas, neste caso da mesma espessura dos "tocos" fixadores entre os pilares de madeira.

Na cobertura da garagem, existe uma tesoura do lado direito. Sobre a varanda, estão desenhadas também meias tesouras, cuja função não é sustentar peso das telhas, mas apenas dar rigidez à estrutura.

Telhado e Ventilação

Dependendo da zona climática, pode-se usar detalhes apropriados para ventilação da área entre telhado e laje de cobertura.

Maquete eletrônica - Madeiramento e exterior da casa

Acima vista do madeiramento da casa com os caibros. Os caibros sobre o corpo da casa se apoiam sobre a cumeeira e vigas transversais. Na varanda os caibros também se apoiam sobre as vigas transversais, que correm ao longo da varanda, apoiadas sobre os pilares.

Sobre a garagem, o sistema é semelhante, sendo que tem 2 águas, onde os caibros se apoiam sobre a cumeeira da garagem e sobre as vigas apoiadas nos pilares.

Maquete eletroncia - Madeiramento de casa estilo colonial

Acima vista completa do madeiramento da casa (apenas as ripas não foram mostradas). Nesta imagem vê-se a laje de cobertura, caixa dágua com entrada de água, ladrão, e canos ramais que levam água para abastecimento da cozinha, area de serviço e banheiros.

Uso de Madeira e Custo

O uso de madeira em sua forma mais rústica não é exatamente muito caro. Tudo depende do preço no local e também da mão de obra.

Certamente se deve usar madeira estrutural como massaranduba, peroba do campo, etc. Este tipo de madeira é resistente ao tempo e à cupins devido à sua dureza.

O uso de madeira na construção, dá um ar diferenciado e aconchegante às mesmas. Muitas vezes faz a diferença para quem gosta de natureza e casa mais ligada aos materiais naturais.

Madeira Reutilizada

Algumas pessoas utilizam madeira usada ou de materiais de demolição. Durante algum tempo esteve "na moda" construir escadas ou outros elementos rusticos, feitos de madeira se utilizando da compra de dormentes de dépositos de estrada ferro já utilizados e sem mais uso para o ramo de ferrovias. Veja mais sobre reaproveitamento de madeira e sustentabilidade.

Madeira Certificada

No caso de compra de madeira nova, sempre observar a procedência e sua regularidade, para evitar o desematamento irregular.

Casa Simples e Funcional

Com o uso de materais naturais, e uma arquitetura simples e descomplicada, muitas vezes se constroi uma casa mais aconchegante e confortavelmente habitável que procurando genialidades, complicações estruturais e uso de materiais de contrução ultra modernos ou diferenciados.

Algumas casas são interessantes para se ver ou contemplar devido à formas excentricas, modernas ou estruturas complicadas. Embora interessante para se ver, nem sempre agradáveis para morar.

Esta é uma casa simples mas funcional, em sintonia com a natureza. A idéia do projeto é não somente agradar aos olhos como também ser agradável de morar para quem procura praticidade e simplicidade.

Perspectiva frontal da casa

Perspectiva de fachada da casa com jardins

Acima vista da casa sem gradil e sem muros laterais. Nesta perspectiva pode-se ter uma ideia do jardim e da varanda sem o gradil frontal de madeira, caso a casa seja construida em local onde não seja necessário cerca externa. Assim se tem uma idéia de como ficaria no campo ou perto de praia.

Varanda e Climatização

Nesta imagem, pode-se ver a varanda com piso feita em táboas de madeira e também os degrais de entrada. A varanda além de ser uma área de estar e lazer em contato aberto com os jardins, é também um elemento de climatização da casa, proporcionando uma temperatura mais amena no interior além de permitir que as janelas fiquem abertas sem exposição direta à chuvas e sol forte.

Calçada com Área Verde Permeável

Para a calçada é utilizada uma pequena faixa de grama entre o meio fio e a calçada propriamente dita, o que dá um ar bem especial e personalizado à frente da casa, além de ser uma área verde e permeável. Embora esta calçada com área permeável não apareça em todas as perspectivas, ela pode ser bem vista em uma das imagens maiores, mostradas mais acima, onde se vê o madeiramento do telhado.

Perspectiva - Fachada com varanda e elementos em madeiraCasa com varanda em clima tropical - Maquete eletrônica

Acima do lado esquerdo, perspectiva da casa, mas aqui mostrada com cerca ou "gradil" de madeira e com muros laterias em tijolo aparente. Do lado direito, também acima, a mesma casa em perspectiva mas com muros laterias com reboco e pintura na cor branca.

A varanda além de ser uma área aberta aos jardins propicia um clima agradavel em local tropical, propiciando uma agradável temperatura interna. Paredes brancas no exterior da casa refletem mais a luz diminuem o aquecimento interno. Um muro branco refletira mais luz para o interior da casa.

Veja à primeira página deste apresentação, onde estão mostrados a planta humanizada e mais perspectivas do projeto da casa.

Comentário Técnico

As plantas humanizadas, plantas 3D, e perspectivas foram obtidas da maquete eletrônica ou através da chamada representação ou arte digital. A arte digital relativa à apresentação de projetos se refere à utilização de ferramentas da era da informática. Mas a criação e elaboração é de autoria de quem o faz. Emobra alguns possam confundir com imagens produzidas utilizando o programa 3ds max, na verdade foram renderizadas e modeladas utilizando somente o Autocad.

Autor: Engº. J.Renato A.D.

Anúncio: