Casa de 2 Quartos em Terreno Estreito - Projeto em 3D

Fachada da casa | Vistas de frente

Idéia projetual ou de projeto para uma casa prática e de construção econômica, com 2 quartos, em terreno estreito, em estilo contemporêneo. A apresentação gráfica do projeto desta casa aqui visto em 3d, foi feita com maquete eletrônica e plantas humanizadas.

Anúncio:

Ideia Projetual e Apresentação 3D

Muitos podem ser os motivos que levam as pessoas a se expressarem na internet através de seus sites. A forma como se expressam é bastante diversa, e isto se faz de acordo com as habilidades, conhecimentos e talentos de cada pessoa para suas determinadas tarefas, seja por trabalho ou por lazer.

Entre as inúmeras formas de manifestações, estão a forma escrita que é a mais comum, ou através dos sons e da música, através de vídeos, ou através do desenho e também do projeto, apresentando idéias projetuais relativas à engenharia, construção civil e projeto arquitetônico, sendo este o meu caso aqui neste meu website.

Às vezes me pego pensando, o que me leva apresentar ideias projetuais e publica-las. Certamente pode ser para mostrar um serviço que eu acharia interessante fazer, ou que já tenha feito, ou então apresentar uma releitura de algum projeto ou construção que eu tenha visto ou com o qual eu tenha tido alguma relação em algum tempo passado.

Este é o caso desta casa em terreno estreito, de planta bastante simples e trivial. Eu desenhei e refiz o projeto desta casa aqui ao me lembrar da planta de uma casa onde morei juntamente com meus pais, quando era adolescente, durante um tempo em que vivemos no interior de São Paulo.

A planta da casa que mostro aqui, é bastante semelhante, inspirada na casa que me veio à memória. Entretanto, nesta minha releitura, eu a fiz em estilo contemporâneo com relação à fachadas e telhado, se é que assim pode-se dizer. Ou seja, tomei um partido estético, ou escolha em termos de aparência, voltada para uma composição mais atual.

Muitas pessoas navegam na internet em busca de idéias, ou por mero lazer ou por gostar de ver desenhos, projetos e apresentações ligadas à construção civil. E caso algumas destas opções seja o seu caso, espero que o tempo que gastei na apresentação destas idéias projetuais lhe seja também útil e lhe proporcione uma experiência agradável ao visitar esta página.

E caso sirva de inspiração para alguma casa que pretenda construir, lembre-se que, é sempre necessário contratar um engenheiro ou arquiteto, ou uma empresa de construção civil para realizar tal empreitada, tanto sob o ponto de vista legal, como também para que tudo seja feito dentro das normas e com segurança.

A Casa e Sua Aparência

Trata-se de uma casa bastante simples, possivel de construir em terreno estreito de 6 metros de largura. Devo dizer também que é uma casa de classe média, para uma pequena família, de um casal, com 1 filho ou 2 filhos que possam dividir um dos quartos.

A casa possui sala, 2 quartos, 1 banheiro, corredor, copa-cozinha, garagem coberta, pequena quintal em forma de corredor lateral, área de serviço e um cômodo para despensa ou outros usos.

Fachada da casa vista de lado, onde aparece o pórtico e demais elementos da fachadaCasa | Fachada

Acima e abaixo a casa vista de diferentes ângulos pela frente. Em primeiro plano vemos o gradil e pequeno jardins, com placas de cimento ou pedras no chão, para passagem do carro e entrada de pedestres. Portanto o gradil apresenta dois portões, um para o carro e outro para pessoas.

Fachada, Pintura e Revestimentos

A imagem do lado esquerdo, representa os volumes da fachada frontal vista em ângulo, onde aparece uma espécie de pórtico e demais elementos da fachada. Pode-se notar que o pórtico está representado com revestimento de pastilhas cerâmicas na cor azul. Este pórtico sustenta uma das extremedades da laje que corre sobre a garagem. Ao entrar na garagem, o carro passa sob o pórtico, e as pessoas que entram pelo pequeno portão do gradil, acessam a garagem-alpendre pelo vão que fica entre o pórtico e uma das paredes de frente.

As paredes da casa estão representadas com pintura em cor com tom entre azul e cinza, com superfície texturizada, semelhante à patina. Na parede de frente uma área é também parcialmente revestida por pastilhas.

A laje inclinada que se projeta um pouco para frente na fachada frontal, é também um beiral sob o telhado, sombreando a parede e janela em determinadas horas do dia, e cria um elemento ou volume que ajuda a compor a fachada juntamente com o pórtico e a diposição das pastilhas sobre a parede frontal.

Tanto as lajes como os muros laterais foram representados com pintura predial branca. As esquadrias de portas e janelas também estão representadas pintadas de branco.

Casa | Fachada com pastilhas e pintura

Acima a casa vista de frente, com sua fachada composta de formas geométricas e revestimento com pastilhas e pintura em duas cores, branco e tom de cinza azulado. Na imagem é visto o jardim, a garagem à direita e a janela do quarto de frente visto do lado esquerdo. A laje-beiral se projeta para fora da fachada seguindo a inclinação do telhado. Veja também a planta e descrição dos interiores da casa, assim como sobre a idéia projetual com relação à construção do telhado.

Estilo Modernista ou Alusão Descontrutivista

Aparência modernista ou alusão à arquitetura desconstrutiva ou construtivista. Quanto às linhas gerais que aparecem no projeto ilustrativo aqui mostrado podem ser feitas algumas considerações à título de reflexão para quem se preocupa ou tem curiosidade sobre o assunto. A casa como um todo utiliza elementos simples da arquitetura moderna do século 20 e métodos construtivos atuais, como laje de teto inclinada que se projeta na fachada como beiral.

O pórtico que sustenta parte da laje que corre sobre a garagem, apresenta um "maneirismo" ou formas geométricas que fogem ao racionalismo absoluto. Em outras palavras, sob a ótica racional, para desempenhar a mesma função, bastaria dois pilares e uma viga reta. Entretanto, este pórtico apresenta um estilo irreverente e distorcido, cujas formas compõem com outros elementos da construção, como a laje inclinada e as pastilhas da fachada.

Eu poderia dizer que a aparência frontal da casa faz uma pequena alusão à estética geral da arquitetura desconstrutivista, mas também lembra também manifestações modernistas da década de 1940 e 1950. E existe quem me disse que parece fazer uma alusão ao estilo dos "cartooms" ou desenho animado dos Jetsons ! Será ? Cada casa deve refletir o gosto e sonhos de seus habitantes. E se servir de inspiração para alguém, então fique à vontade para decidir como quer entende-la ou enquadra-la em termos de aparência.

Considerações Bioclimáticas no Projeto e Construção

Como eu discorro em outra parte deste site, uma casa não pode ser entendida somente como planta e paredes erguidas por sobre a disposição dos cômodos e nem analisada apenas por suas formas. Todo o conjunto de uma construção e seus elementos construtivos e arquitetônicos deve ter uma interelação com sua posição no terreno, materiais empregados e variações do clima local. Quando um projeto é feito levando-se em consideração todos estes fatores, obtém se uma casa agradável de morar em termos de conforto térmico e eficiência energética ou econômia de energia. Portanto, se pensar em usar um projeto como inspiração, lembre-se que, é preciso pensar nas condicionantes locais citadas acima. Para saber mais sobre isto, voce pode ver sobre projeto bioclimático, e estratégias sutentáveis.

Autor: J.Renato A.D.

Anúncio: