Casa 2 Quartos em Terreno Estreito - Construção e Telhado

Idéias para projeto e construção de casa econômica, moderna e contemporânea com 2 quartos, em terreno estreito, considerando telhado com laje plana e inclinada.

Detalhe onde a laje de teto que suporta o telhado se projeta sobre a fachadaAs idéias projetuais e métodos construtivos foram ilustradas com maquete eletrônica e texto explicativo.

Construção com Laje Plana e Madeiramento de Telhado Versus Laje Inclinada

Quando pensei em mostrar esta apresentação gráfica de projeto da casa em terreno estreito, pensei também em comentar sobre a construção com relação à laje e telhado, elementos importantes e sempre presentes na construção civil.

Mais especificamente, fazer considerações sobre diferentes métodos usados por construtores e empresas de construção para telhados e coberturas, levando em consideração telhado apoiado sobre laje inclinada, ou tendo a laje como forro e o telhado sobre estrutura de madeira ou até mesmo estrutura metálica, já que tem sido uma solução econômica em alguns locais.

Anúncio:

Vou então, aproveitar esta pequena apresentação do projeto da casa, para considerar os prós e contras de ambos os sistemas de telhados e forros, levando em consideração não somente econômia, praticidade, mas também fatores bio-climáticos, que envolvem conforto térmico e higrotérmico no interior da residência.

Começo com as imagens abaixo, obtidas de um modelo de maquete eletrônica, que usarei tanto como exemplo para pensar nos dois tipos de soluções.

Nas primeira sequência de duas imagens abaixo, a casa é vista de cima, para uma melhor compreensão do telhado, que é bastante simples, configurando-se como telhado de meia água.

Na segunda sequência de duas imagens, estas mostram a casa sem o telhado.

Observe que na imagem do lado esquerdo aparece o madeiramento do telhado em construção sobre laje plana, e do lado esquerdo a construção representada com laje inclinada, ainda sem as telhas.

Casa em terreno estreito vista de cimaVista da casa e seu telhado

Nesta duas imagens acima, vemos a casa com o telhado. O projeto foi modelado em 3d com o software Autocad muito utilizado para projetos de engenharia e arquitetura. Através da maquete eletrônica obtida com este programa foram geradas as perspectivas vistas nesta página.

Casa com telhado sobre laje planaCasa com telhado sobre laje inclinada

Nas duas imagens dispostas acima, vemos a casas sem o telhado, com as duas opções em questão.

A casa pode ser construída com telhado apoiado diretamente sobre a laje inclinada ou com laje plana e telhado comum, sobre madeiramento. No caso desta pequena casa, eu pessoalmente acho que, laje plana melhor se aplica, em qualquer tipo de local ou tipo de clima, principalmente se for o caso de usar telhas de fibrocimento que são grandes e gastam pouquíssimo madeiramento. Estéticamente falando existem telhas de fibrocimento coloridas que simulam, ou tem aparência semelhantes à telha vermelha do tipo colonial.

Caso se utilizasse telhas que exigissem mais consumo de madeira na estrutura de apóio ao telhado, como telha colonial ou telha francesa, ainda assim não justificaria fazer uma laje inclinada para economizar madeira. O ganho seria pouco, e talvez somente se justificasse se a casa fosse repetida em escala em um condomínio. Entretanto o que se perderia em termos de conforto térmico no interior da casa, e economia de energia, não compensaria usar o sitema de laje inclinada sem ático, ou seja, sem o espaço de ar que fica entre a laje e telhado. O ático funciona como isolante térmico, e a longo prazo produz economia de energia e conforto térmico aos moradores.

Vantagens e Desvantagens - Laje Plana ou Inclinada

Não existe um sistema perfeito, sendo que, quando se opta por um ou outro sistema existem prós e contras. O que vale é pensar em cada situação específica e ver se cumpre os objetivos almejados. Mas é sempre bom ter em mente, ao optar por um sistema, ganha-se alguma coisa e compromete-se ou perde-se em algum ou alguns outros aspectos.

Em termos genéricos, ou seja, para situações genéricas, eu pessoalmente considero que, teto com laje plana, e telhado com ático (parte que fica entre a laje ou forro, e as telhas de cobertura), é uma opção melhor sob todos os aspectos, salvo em situações especiais.

Vantagens do Telhado sobre Laje Inclinada

O sistema de telhado sobre laje inclinada ou com forro inclinado, é utilizado em regiões de clima frio na Europa também tem sido utilizado em regiões do sul do Brasil. No nordeste também side utilizado, e portanto tem este sistema tem sido testado e utilizado em diferentes climas e diferentes regiões bio-climáticas. Entretanto os resultados podem ser diferentes com relação ao conforto térmico e higrométrico de região para região.

Vejamos primeiro as supostas vantagens do telhado com laje inclinada.

Certamente não precisa de estrutura, caibros, terças, treliças ou apoios de madeira, e portanto economiza-se com madeiramento.

Uma falsa vantagem é dizer que o telhado não pega cupim. Esta vantagem somente se aplicaria se o madeiramento do outro telhado considerado não for feito com madeira estrutural dura. Geralmente madeira própria para telhada dificilmente pega cupim de fato. Entretanto, alguns tipos de madeiramento de má qualidade, utiliza madeira estrutural dura (que não pega cupim) somente nas treliças, vigas, espigões, e usam madeira de menor qualidade para as peças de ripas e às vezes até caibros. Isto implica na necessidade de constantes de dedetização ou aplicação de veneno contra cupins.

Uma outra falsa vantagem é o fato da casa não precisar de forro. Afinal, se foi feita uma laje inclinada ou plana, esta estará agindo como um forro sob o telhado.

Sendo a laje bem feita, certamente não existirá ventania que derrube o telhado. Mas esta vantagem somente se aplica se comparado à telhados com madeiramento mal feito.

Desvantagens do Telhado sobre Laje Inclinada

Geralmente a execução de lajes inclinadas, seja laje batida ou pré-moldada é mais dificil, e exige uma mão de obra um pouco melhor ou até mais qualificada.
Geralmente é preciso uma maior preocupação com o cálculo, o que implica em dosagem ou traço do concreto feito e calculado com maior cuidado.
Outra desvantagem é com relação á caixa dágua. Quando se utiliza laje plana, a caixa dágua é instalada geralmente entre a laje de forro e as telhas. No caso de laje inclinada, nao existe espaço para instalação de caixa dágua, o que implica na necessidade ser feita uma pequena torre, castelo ou coluna para colocação da mesma.

Em locais frios, pode ocorrer condensação de vapor de água ou formação de humidade e bolor no teto com laje inclinada, principalmente em locais muito frios, durante o inverno. Para que não exista esta condensação, seria necessária ventilação dos espaços, pois quando a temperatura da superfície interior da laje atingir o ponto de orvalho do ar, ocorrerá a condensação da água. E portanto, pode-se ter tanto água pingando como também formação de bolor ou mofo caso não exista boa ventilação. Se isto acontece, vem a dor de cabeça ou incomodação, em virtude da necessidade de refazer pintura com tinta acrílica anti-mofo ou mesmo pintura à base de cal.

Em contrapartida, um telhado comum, tendo como forro uma laje plana, possui um espaço entre a cobertura e laje (espaço do ático). Esta camada de ar, que poderá ser ventilada ou não, evitará que a temperatura da parte inferior da laje (que fica voltada para o interior da casa) chegue a níveis muito baixos. Em outras palavras, a camada de ar entre a laje de forro e telhado funciona como isolante térmico mantendo a temperatura interna da casa mais confortável.

Em locais de clima quente, é preciso reduzir a transmissão de calor, com o uso de uma subcobertura aluminizada flexível, tipo foil (folha que vem em rolos), que podera também ajudar na impermeabilização. Mas a "ajuda na impermeabilização" não se aplica muito bem no caso de laje muito bem feita, com caimento e bem impermeabilizada.

Em contrapatida, o sitema de cobertura com laje de forro plana, e telhado com ático ventilado (espaço com ar entre laje e telhado) é muito mais eficiente, e inclusive recomendado em termos de estratégias bioclimáticas, ou seja, em termos de técnica utilizada para se obter melhor conforto térmico dentro da casa. Ou seja, obter uma casa com temperatura interna mais agradável.

Quando Não Existe Vantagem

Em casos de telhados com telhas grandes de fibrocimento, não existe uma vantagem clara que justifique laje inclinada. Este tipo de telha requer madeiramento mínimo, em contrapartida ao telhado colonial que usa bem mais madeira.

A vantagem ou desvantagem pode depender também do ponto de vista estético e funcional. Alguém pode considerar mais "feio" ou "mais bonito" um ambiente interno com laje inclinada. E isto certamente depende também do projeto arquitetônico e do partido ou caminho que o arquiteto ou engenheiro que projetou tomou para conceber os espaços, tanto estéticamente como funcionalmente, ou seja, para adequação com relação ao uso e aproveitamento.

Em termos de iluminação, o uso de laje inclinada, para residências e situações triviais ou simples pode se tornar um tanto incômodo ou complicado, requisitando dependurar luminárias pendendo de pontos do teto ou instala-las de forma "inclinada". Entretanto existe luminárias tipo spot que se adequam bem à estas situações, embora possam ficar um tanto mais altas que se instaladas sob lajes planas.

Vistas da Casa e do Telhado

Abaixo a casa mostrada com telhado sobre laje plana e depois sobre laje inclinada.

Primeira sequência: Imagem 1, Imagem 2, e Imagem 3 | Segunda sequência Imagem 4, Imagem 5 e Imagem 6

Veja as fases da construção do telhado com madeiramento sobre laje plana, depois uma vista esquemática da colocação de telhas tipo fibrocimento, e depois uma vista superior do telhado acabado com a caixa d´agua instalada.

Nas outras imagens, vista da casa com laje inclinada, e depois vista com o telhado com colocado sobre a mesma laje. Na ultima foto outra vista do telhado da casa com laje inclinada.

As imagens renderizadas (obtidas em computação gráfica 3d) mostradas nesta página foram feitas com o software Autocad.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: