Casas Populares | Condomínio

Casas populares | vista do condomíno

Apresentação gráfica de projeto e empreendimento com maquete eletrônica, perspectivas e planta baixa humanizada.

Vista em perspectiva de condomínio de casas populares referente à uma apresentação gráfica de 1996, produzida para uma construtora.

Sobre esta apresentação gráfica

Esta apresentação ou maquete digital, vulgo maquete eletrônica, foi feita com recursos de computação gráfica, e se trata de um projeto para empreendimento imobiliário feita em 1996 para uma agência de publicidade que estava incunbida de organizar o material de vendas do empreendimento para a empresa de construção civil e incorporadora, que era proprietária do empreendimento.

Anúncio:

Na época, em breve conversa com o publicitário e com um sócio da incorporadora, entendí que a agência parecia pretender explorar e testar as potencialidade de apresentação de projetos através de maquete eletrônica ou computação gráfica, pois ainda não era usual este tipo de apresentação.

Me foi dito que encomendaram uma apresentação feita à mão e outra em CAD 3D.

Neste trabalho contei com a pareceria do arquiteto Amaury que atuou na parte de Corel Draw para montagem das pranchas de impressão.

Foi um trabalho rápido e feito num curto espaço de tempo.

A apresentação foi bastante fiel à arquitetura da casa e especificação de materiais e cores, e a vista do conjunto de casas populares foi mostrada de forma simples mais fiel à proposta.

Maquete eletrônica | Condomínio de casas populares

Perspectiva de um condomínio de casas populares (para baixa renda) feita em computador em 1996.
Obs: Esta apresentação não tem correlação com o "minha casa minha vida", muito falado nos dias atuais.

Maquete Eletrônica - perspectiva de casa popularCasa Popular | detalhe

Acima à esquerda, perspectiva das casas vista de frente. À direita, detalhe da mesma casa.
As perspectivas foram obtidas de maquete eletrônica ou desenho 3D.

Descrição do Condomínio de Casas Econômicas

Se trata de um condomínio de casas econômicas, de 2 ou 3 quartos, com 2 pavimentos. As casas são geminadas, contendo as parede divisória das laterais em comum e telhado contínuo nas junções. O uso de parede comum é uma solução típica, eficiente e racional, e muito utilizada na construção civil para economizar materias de construção como tijolos e etc.

O projeto do condomínio de casas contava com uma área social e de lazer, vista acima, onde se vê um play-ground, quadra de espostes com iluminação, piscina de adultos e infantil, gramados e uma área coberta para festas e atividades coletivas.

Ao lado podem ser vistas as perspectivas da casa e mais abaixo a planta de situação do loteamento com o conjunto de casas.

Projeto de Arquitetura: O projeto foi fornecido pela construtora incorporadora contratante do serviço e a partir do mesmo foram feitos os modelos 3D. É um projeto interessante e bem elaborado, feito por um escritório de arquitetura para a incorporadora. Somente a apresentação gráfica 3D é de minha autoria.

Comentário Técnico: Meu trabalho se restringiu esclusivamente à apresentação gráfica e maquete eletrônica. As perpsectivas da casa, planta de situação e perspectiva do loteamento foram obtidas de maquetes eletrônicas (computação gráfica 3D). A modelagem foi feita em Autocad e renderizadas com o antigo 3d Studio r4.

Planta da Casa Popular em Terreno Estreito

Planta Humanizada Computadorizada - Casa popular de 2 quartos para terreno estreito

Planta Humanizada da casa de 2 (ou 3) quartos em lote ou terreno estreito

A planta humanizada da casa mostrada acima, em apresentação refeita por mim, refere-se à planta baixa da casa do condomínio contando com 2 pavimentos. No piso térreo a casa possui pequeno jardim, aréa para automóvel, sala de estar com espaço para mesa de jantar, copa-cozinha, banheiro e área de serviço. No segundo piso, ligado por uma escada em curva, fica o segundo quarto.

O terreno de cada lote é estreito e mede aproximadamente 6 metros de largura, sendo que as paredes laterais são enconstadas na divisa, não tendo janelas laterais, mas tendo ventilação para frente e para os fundo.

Apesar de ser uma casa projetada para um conjunto habitacional, configurando um conjunto de casas geminadas, a planta da casa na verdade é também uma variação interessante de casa de construção individual em terreno estreito, do tipo encostada nas divisas. 

Quanto ao condomínio de casas, é interessante notar que, parece existir a opção de um terceiro quarto no térreo, caso o proprietário quizesse abrir mão do quintal gramado lateral onde um quarto poderia ser acrescentado com porta de entrada para a circulação onde fica a porta do quarto térreo existente.


Maquete eletrônica do loteamento casas econômicas populares - planta de situação

Planta de Situação do Loteamento

Acima planta de situação com 46 casas de 2 ou 3 quartos. As casas são agrupadas de 2 em 2, como casas geminados, tendo a paredes divisorias em comum, mostrada ao cento. Nesta área vê-se uma área social comum contendo quadra poli-esportiva, piscina infantil e de adultos, gramados, play-ground e uma area coberta para festas ou recreação. Duas guaritas são vistas na entrada.

Apenas à título de esclarecimento, está apresentação como já foi descrito mais acima, é bem anterior ao "programa minha casa minha vida" que atualmente está muito em voga hoje em dia.

Assuntos relacionados neste website

Assuntos relacionados em links externos

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: