Apartamentos Mobiliados em Planta 3D e Maquete Eletrônica

Apresentação feita em computação gráfica, para obtenção de plantas humanizadas e plantas 3D perspectivadas, produzidas através de maquete eletrônica para um escritório de projetos, para o qual prestei serviços em 1998. As plantas em perspectiva mostram o interior de apartamentos como se o teto fosse retirado e as paredes mostradas à meia altura, aparecendo todo o mobiliário e decoração interior.

Anúncio:

Plantas 3d Revelam os Interiores e Sugerem Mobiliário e Decoração

Abaixo,várias amostras de plantas com tendência fotorealísticas, mostradas em projeção tracional, ou seja, em vista plana de cima para baixo, e também vistas em perspectiva, podendo serem chamadas de plantas 3d.

Sem querer entrar no mérito de considerações linguisticas ou semanticas, ou sem querer ultrajar os defensores de um rígido voculário para desenho arquitetônico, aqui me restrinjo aos aspectos técnicos, e uso o termo "planta" 3d para facilitar a comunicação, como muitos outros se utilizam também deste mesmo termo.

A maquete eletrônica de apartamentos mobiliados mostra plantas humizadas convencionais e vistas em perspectivas, como nas imagens que se alternam abaixo.

Observe que os interiores são vistos com os móveis, decoração interna, com representação de pisos e materias de acabamento. Na verdade a planta pode servir como ponto de partida para um projeto de interiores, compra dos móveis e decoração.A maquete eletrônica de apartamentos mobiliados mostra plantas humizadas convencionais e vistas em perspectivas

Sobre esta Apresentação Gráfica

Nesta página são mostradas as plantas plantas humanizadas e suas correspondentes vistas em perspectiva (3D), dando um visão tri-dimensional dos apartamentos mobiliados.

Planta de apartmento mobiliadoEstas plantas foram feitas em 1998 quando trabalhei por um curto período de tempo como prestador de serviços terceirizados em um escritório de arquitetura do Rio de Janeiro.

O projeto de Arquitetura é de autoria do escritório, e o serviço foi feito para a construtora, proprietária de um empreendimento no Leblon.

Comentário Técnico

Estes detalhes técnicos sobre processo de modelagem 3d e renderização, na verdade interessam mais à quem esteja fazendo cursos de computação gráfica 3d ou de maquete eletrônica, assim como à profissionais da área.

Estas plantas foram feitas utilizando o programa Autocad para construção 3d e o software 3DS.4, uma antiga versão do 3ds max para a etapa de renderização renderizção.

Para a montagem de pranchas com as imagens, colocação de legendas e cotas, criação de logotipos e arte final é utilizado Corel Draw e PhotoShop. Esta montagem é feita para ser impressa, tanto em tamanhos para encadernação para serem entregues aos futuros moradores e compradores, como também em tamanhos grandes, para serem afixadas em paredes de estandes de vendas.

Maquete Eletrônica de Apartamento Mobiliado de 2 Quartos Vista em Planta

Imediatamente abaixo, voce a planta baixa de tendência fotorealística de um apartamento de 2 quartos. Esta planta como as demais foram obtidas de maquete eletrônica, ou seja, ao invés de me utilizar dos métodos convencionais para representar planta baixa através de desenho plano, com programas tipo Corel Draw por exemplo, aqui me utilizei de programas 3d tanto para modelar como para renderizar.

Observe que todos os objetos constantes da cena, que formam os interiores do apartamento são objetos que possuem volumes, ou seja, construídos em 3 dimensões. Muitos destes objetos foram modelados por mim e fazem parte de bibliotecas minhas. Entretanto, diversos outros objetos também constantes da cena, são provenientes de bibliotecas compradas ou vindas como templates nos programas 3d.

Planta baixa humanizada de apartamento mobiliado

Ainda descrevendo a planta acima, podemos observar que os pisos foram representados com texturas, sendo que as varandas, banheiros e cozinha foram representados com pisos que podem ser considerados do tipo cerâmico ou porcelanato. As áreas sociais do apartamento foram representadas simulando piso laminado com textura de madeira, simulando táboa corrida.

É interessante notar que esta planta é bastante interessante, pois possui um quarto de empregada reversível, ou seja, cuja porta de acesso pode ser voltada para a área de serviço ou para o corredor social. Este inteligente recurso ou solução idealizado pelo autor deste projeto, permite ao proprietário do apartamento dar outra destinação ao cômodo originalmente direcionado para dormitório de serviço, podendo então ser usado como terceiro quarto ou até mesmo como escritório, etc.

Maquete Eletrônica de Apartamento Mobiliado de 2 Quartos Vista em Planta 3D ou Planta Perspectivada

Abaixo a planta baixa que foi mostrada acima, gerada à partir da maquete eletrônica, é vista em perspectiva, passando a se chamar aqui vulgarmente de planta em perspectiva, ou planta perspectivada ou planta 3d. Observe que neste caso, muitas paredes foram representadas à meia altura e outras com altura completa até onde se encosta com o teto. Entretanto, observe que, esta respresentação dos interiores do apartamento mobiliado foi representado sem o teto ou laje de teto, para que seja possivel ver exatamente seus interiores.

Planta perspectivada 3D de um apartamento mobiliado

Observe que, nesta planta 3d os interiores e o mobiliário são vistos com volumes reais e bem realçados. Onde as paredes estão cortadas à meia altura, alguns guarda-roupas ou armários aparecem também cortados ou seccionados à meia altura, e em seu interior estão inclusive representados os cabides. Na parede que segue até o teto, o armário do quarto de casal foi completamente representado.

Nesta planta, também aparecem elementos de decoração como abajours, tapetes, vasos de plantas, mesas de centro, e mobiliário adequado para varanda, móveis estofados para sala de estar, mesa com cadeiras para sala de jantar, assim como as louças e metais sanitários foram representados nos banheiros.

A área de serviço foi representada com maquina de lavar e tanque, e a cozinha com sua bancada em marmóre, fogão, geladeira, pequena mesa de refeições com banquetas, e armários modulares típicos de cozinha planejada.

Maquete Eletrônica de Apartmento de 3 Quartos visto em Planta Baixa e Planta 3d

Enquanto as plantas descritas acima mostravam um apartamento de 2 quartos, agora mais abaixo vemos a representação de um apartamento de 3 quartos da mesma edificação, apartamento este bastante amplo e espaçoso.

Do lado direito vemos a planta baixa humanizada e do lado direito a planta vista em perspectiva 3D. Assim como sua similar, mostrada mais acima, esta planta perspectivada 3d é vista como se estivesse sem o teto e como se a maioria das paredes estivessem cortadas a mais ou menos 80 cm de altura. Ou seja, em relação à planta baixa, o observador estaria olhando em angulo de 45 graus em direção ao canto superior da sala, e de um ponto de vista bem acima do chão.

Maquete eletrônica de outra unidade do prédio de apartamentos, vista em planta baixa e em vista inclinada 3D

Através destas plantas, que também foram obtidas de modelo 3d ou maquete eletrônica, podemos ver bem os interiores do apartamento e notar que, este possui uma ampla sala com dois ambientes e antes desta um pequeno hall ou ante-sala. Podemos observar também que, o apartamento possui 3 quartos, sendo uma ampla suíte, e também um quarto de empregada reversível, cuja porta pode se voltar tanto para a área de serviço como também para o corredor social, ficando a decisão da destinação deste cômodo por conta da escolha e preferência do morador.

Veja mais plantas humanizadas, ilustrações e maquetes eletrônicas

Autor das ilustrações, plantas 3d e textos:
J.Renato A.D.

Anúncio: