Fundações e Alicerces

Explicação sobre fundações e alicerces, que formam a base da casa, considerando diversos tipos e usos adequados em função da estrutura e tipo de solo. A fundação é base da estrutura da casa, que determina qualidade e rigidez da construção. É neste momento que a construção realmente se inicia, quando o proprietário tem o prazer de acompanhar e ver a casa de fato começar a ser erguida.

O que são os alicerces ou fundações

Muitas pessoas quando olham para uma casa, somente enxergam o que está do chão para cima, se fixando nas formas que vem das paredes e do telhado, assim como nos seus acabamentos juntamente com os jardins.

Mas dificilmente alguém pensa no que está por baixo, ou mesmo tem curiosidade de saber como e onde uma casa se apóia, e porque ela se mantém firme.

Anúncio:

Para quem quer saber, eis a resposta. Uma casa se mantem firme porque, tanto a casa em questão, como qualquer construção que seja, se apoia em alicerces ou fundações, pois se as paredes, pilares ou outros elementos da construção fossem erguidos diretamente sobre a terra acabariam afundando e fatalmente desmoronando.

Esta base firme, que encontra construída abaixo da terra, embaixo das paredes e pilares se for o caso, é o que sustenta uma casa ou edifício, distribuindo o peso da mesma de forma que o terreno possa suporta-lo, sofre alterações ou recalques (afundamentos).

O material mais usual hoje em dia, para executar os elementos estruturais de funcações ou alicerces, é o concreto armado, composto de uma mistura de areia, cimento, brita e ferragem contido em seu interior.

Na etapa das fundações, os materias para tal fim já devem estar presentes e estocados no canteiro de obra. No alicerce geralmente é usado cimento, areia, cal, ferragem, tábuas e pregos para formas. São utilizados também impermeabilizantes para isolar as paredes dos alicerces tipo (viga baldrame) e tijolos barro ou com formas especiais também podem ser utilizados para fazer alguns tipos de vigas baldrames. Veja explicações mais detalhadas sobre estes termos mais abaixo.

Tipos de Fundações

Existem vários tipos de fundações que basicamente falando, podem ser divididas em 3 tipos básicos. Fundações diretas, fundações profundas (com estacas), fundações tipo radier que é também um tipo de fundação direta.

O Tipo de fundação depende da sondagem do terreno

Primeiramente é preciso fazer uma sondagem do terreno, ou verificar sua capacidade de resistência, antes do início da obra, e melhor dizendo, do projeto.

Esta sondagem é feita através de escavação com objetos perfurantes, seguindo um processo e metódo técnico e padronizado. Em casos de terrenos já conhecidos, ou com aspecto e caracterísiticas muito marcantes, e em se tratando de construção de casa de apenas um pavimento, vale muito a experiência do profissional ao visitar o terreno, assim como o conhecimento das áreas e construções circundantes.

Como são feitas as fundações

Caso se trate de um terreno de terra bastante firme, o alicerce pode ser aplicado diretamente sobre ele, bastando fazer uma escavação raza para o assentamento da fundação. Neste caso, chamamos de fundação direta.

Se o terreno não é firme deve-se usar brocas manuais ou opcionalmente estacas, para atingir níveis mais profundos do terreno onde se alcance a resitência adequada para resistir ao peso dos elementos da estrutura da casa.

O uso de brocas manuais, explicando em termos práticos, é fazer um furo na terra, até encontrar um nível bem resistente do terreno. À seguir, joga-se concreto nesta furo, para preenche-lo em toda sua extensão. Na extremidade superior da broca, deve ser deixada ferragem de "ancoragem" ou preparada para receber a emenda de junção dos pilares e viga baldrame, viga esta que apoíará as paredes.

Quando são necessárias escavações mais profundas, utiliza-se estacas que podem ser de madeira dura, de concreto armado ou de perfis de aço, que são fincadas progressivamente na terra por uma máquina guincho, chamada bate-estacas. Geralmente se usa estacas pré moldadas, mas estas podem também ser moldadas no próprio canteiro de obras.

Baldrame

Antes das paredes da casa serem erguidas, o alicerce ou elementos estruturais da fundação como sapatas, brocas ou estacas, ou fundações diretas corridas, vão precisar de uma viga de sustenção, feita em concreto armado. Esta viga é chamada de viga baldrame, e sua função é transferir o peso das paredes para as fundações da casa, além de conferir rigidez às paredes e evitar futuras rachaduras.

Impermeabilização

A viga baldrame deve ser bem nivelada e receber uma camada impermeabilizante entre ela e a primeira fiada de tijolos, com intuito de evitar que a umidade da terra suba para as paredes da casa. Por isso, o primeiro passo é colocar sobre a viga uma ou mais camadas de tijolos comuns para deixá-la por igual.

Caso esta viga, fique abaixo do nivel do terreno, ou muito desnivelada, antes é preciso cobri-la com algumas fiadas (camadas) de tijolo para que fique nivelada, e então esta recebe a camada impermeabilizante, feita com massa de cimento, areia e adito próprio para impermeabilização. Os processos de impermeabilização variam um pouco, podendo ter mais camadas sobrepostas, inclusive de tintas à base de petróleo.

Anúncio: