Caixa d´Água | Instalação, Peças e Conexões

Explicação esquemática e ilustrada da ligação correta da caixa d´água com todas as ligações necessárias e descrição das conexões e peças utilizadas.

Ligações da Caixa D´água em Residência

A caixa dágua ou reservatório de água, é por assim dizer, o centro do sistema hidráulico de uma residência, pois da mesma de onde parte a distribuição de água para a residência e onde a água é armazenada.

A ligações existentes em uma caixa de água são compostas da ligação do ramal de alimentação ligado à uma boia em seu interior, um ponto de extravazão (também chamado ladrão), um ponto de limpeza, um de ventilação e outro de abastecimento, que leva à água para os diversos pontos da casa.

Anúncio:

Abaixo temos o esquema de ligação da caixa dágua, visto em corte transversal e longitudinal, onde aparecem todas estas ligações.

Abaixo o desenho das ligações da caixa d´água e abaixo a descrição de cada tipo de ligação e equipamentos explicados por itens individuais.

Alimentação | Entrada de água na caixa

A alimentação de um reservatorio de residência pode ser feito com canos de PVC soldável (marrom) de 25mm, utilizando curvas longas também soldáveis ao invés de joelhos, para evitar perdas de carga, ou seja, para que a água flúa ou percorra os canos com mais facilidade.

Para ligar a o cano na caixa dágua deve ser usado um adaptador soldável longo, conectado à uma flange, da mesma bitola do cano. A função da conexão chamada flange, é permitir que a água entre pelo furo da caixa d´água sem que exista vazamento.

Do lado interno da flange, utiliza-se uma luva com rosca de 3/4" (25mm), e uma boa para caixa d´água é conectada à luva.

A função da boia do reservatório de água é fechar a entrada quando a caixa está cheia. Ou seja, quando a água empurra a boia para cima ao máxima, esta fecha a entrada de água que vem do cano de alimentação.

Observe que, a entrada do ramal de alimentação é sempre na parte superior da caixa ou reservatório.

Instalação e ligações da caixa dágua

Acima o desenho de instalação e ligações da caixa dágua.

Extravazor ou Ladrão e Saída para Limpeza

Outra importante ligação que necessáriamente deve estar presente em uma caixa d´água é um "ladrão de água" ou extravazor, que deve ser conectado um pouco acima do furo da alimentação. Caso a torneira da boia não funcione ou apresente defeito, está não vai impedir a entrada de água como deveria, ocorrendo um vazamento, podendo causar transtornos quando ocorre o transbordamento. A função do ladrão é impedir que este transboradmento ocorra.

O ramal do ladrão ou extravazor, fica conectado à caixa através de uma flange com adaptador soldável longo (marrom) de 32mm. Este adaptador que vem da flange é conectado à uma curva longa de 32 mm que por sua vez se conecta em descida à um tudo de PVC marrom de 32mm.

Este tubo do extravazor é conctado através de um Tê ao ramal de limpeza, que vem do fundo da caixa d´água, também como mostrado no desenho. Observe que o furo para saída de água para esvaziamento da caixa com fins de limpeza deve ser feito no fundo da caixa, e junção do cano é também feita através de flange, adaptador e curva longa de mesma bitola do ladrão ou extravazor.

Um registro de gaveta (preferêncialmente de metal) de 1" (1 polegada) é colocado entre a curva e o Tê. A função deste registro é permitir o esvaziamento da caixa quando necessário, e manter a saída fechada na maior parte do tempo. Para conectar o registro ao tubo de 32mm, são utilizados adaptadores soldáveis curtos, com bolsa de um lado e rosca para registro do outro tipo 32mm x 1".

Como está esquematizado, tanto a água que vem do extravazor ou do ramal de limpeza, passam pelo Tê e seguem por outro cano à uma ponto extravazão, que pode sair ao chegar no chão pelo mesmo caminho da saída de águas pluviais ou de chuva.

Abastecimento | Saída de água para abastecer a casa

A ligação do abastecimento, ou saída de água que vai para os pontos de distribuição da casa, deve ser feita também através de flange posicionada em um furo na parte de baixo da caixa d´água, mas em suas parede. Utiliza-se para tal um flange com adaptador soldável marrom, de 32 milímetros por 1 polegada. Um registro de gaveta de 1" deve ser colocado após a flange e à seguir ligado à um Tê que receberá que prolongará um cano para cima, chamado de ramal de ventilação.

Este registo de gaveta, também é ligado através de dois adaptores soldáveis curtos, tendo bolsa em um dos lados e rosca para conectador o registro do outro.

O cano de ventilação, também de 32 mm, deve subir, passar por uma curva longa de mesma bitola, e depois ser conectado à um flange compatível de mesma especificação quanto às dimensões, na parte superior da caixa d´água, com seu respectivo adaptador com bolsa soldável.

Anúncio: