Caixa de Descarga de Embutir | Ligação

Desenhos ilustrativo e explicação da instalação e ligação da caixa de descarga de embutir em parede.

Sistema Prático e Eficiente para Residências

O sistema de descarga com caixa de embutir, é muito utilizado em residências ou casas individuais. Entre suas vantagens está o fato de ser silencioso, não precisar de uma tubulação grossa e consequentemente mais cara como a das descargas com válvulas de parede. Outra vantagem é não exigir praticamente pressão de coluna d´água, sendo que a caixa de descarga geralmente é alimentada por um tubo de 3/4", para encher a mesma.

Estéticamente falando, se iguala às instalações com válvula de parede, já que acima do vaso, a única peça que fica aparente é o botão para acionar a descarga.

Anúncio:

Como possível desvantagem, existira o fato de ter um mecanismo mais sujeito à defeitos do que os das descargas com válvulas, que são mais resistentes.

Comparando também com vasos sanitários com caixa de descarga acoplada no próprio vaso, a vantagem seria o menor espaço ocupado no banheiro.

Funcionamento da caixa de descarga embutida

O funcionamento da caixa de descarga embutida é semelhante ao funcionamento e sistema adota para as caixas de descarga externas, que ficam aparentes na parede. Também tem seu enchimento controlado por uma boia, que fecha a entrada quando a caixa esta cheia, e que permite a entrada de água enquanto a caixa não estiver com seu nível de água suficiente e necessário para ser considerada cheia.

O acionamento do sistema de descarga, é feito atraves de um botão de aperta instalado na parede, comunicando com uma abertura na caixa, que fica oculta através do painel geralmente metálico ou de plástico, que envolve o botão acionador.Instalação de caixa de descarga de embutir em parede

Instalação e Ligações de Água da Caixa de Descarga

Tanto a caixa como as sua tubulação de alimentação de águal, bem como o tubo de descarga ficam assentados no interior da parede.

Como podemos ver nos desenhos ilustrativos, com vista de frente e em corte, a caixa de descarga fica acima do vaso sanitário, à uma altura de 1,50 metro do piso acabado até o topo da caixa.

O botão de acionamento, fica na parte frontal da caixa, envolto por um espelho ou acabamento, que pode ser cromado ou colorido, podendo ser metálico ou de plástico.

Nesta instalação, que vemos no desenho, a chegada de água para a caixa vem através de um tubo de PVC rígido soldável, na cor marrom, de 20mm. Um joelho de 90 soldável, também de 20mm desvia a tubulação para conecta-la à caixa de descarga.

Ligação do Tubo de Descarga

Na parte inferior da caixa, é conectado o tubo de descarga especial, bem mais grosso que o tubo de entrada, especificado pelo fabricante. Na parte inferior deste tubo de descarga, um joelho é colocado, para permitir a conexão ou ligação como o vaso sanitário.

A conexão com a privada é feita com um tubo de ligação apropriado, que possui um acabamento para ficar encostado do lado da parede, danda um acabamento mais esmerado à esta junção. Do lado do vaso, o tubo é conectado à uma bolsa de ligação própria para vaso sanitário.

Ligação do Esgoto do Vaso Sanitário

A ligação do esgoto da privada ou louça sanitária, é feita assentando vaso sobre o furo que aparece no chão, que na verdade é uma curva 90º curta, de 100mm. Sobre esta curva, é colocada uma peça de ligaçã para saída de vaso sanitário.

Na outra extremidade da curva, que também fica abaixo do piso, um outro tubo de 100 mm PVC rígido de esgoto primário se liga à mesma, e conduz o esgoto adiante.

Fixação do Vaso Sanitário com Parafusos

Para a fixação do vaso no chão, são usados parafusos apropriados, bastante longos, fixados com bucha de pressão, inseridas em furos feitos por furadeiras.

Uma vez que o vaso esteja fixado, o acamento final é feito com uma fina camada de cimento branco passada ao longo de toda a base do vaso sanitário que fica em contado com o chão.

Gabaritos ou Medidas Técnicas Padronizadas para Assentamento do Vaso Sanitário

A altura do centro ou eixo do joelho que liga o tubo que vem da caixa de descarga ao vaso é de 33,5 cm, contados à partir do chão acabado.

A distância entre o centro do furo para descida do esgoto do vaso é de 30 cm contados à partir da parede acabada.

Anúncio: