JRRIO

Dicas Gerais de Instalações

Dicas gerais para instalações de água, luz e esgoto, quanto ao projeto, contratação de mão de obra, escolha e uso de materiais para que tudo saia a contento.

Foco das Dicas

As instalações em construções residênciais unifamiliares (casas) e multifamiliares (prédios) são interligadas com um sistema público ou privado, que envolve saneamento, telefonia, eletricidade, gás onde existe gás encanado, intenet e tv a cabo formando composta de muitos serviços oferecidos.

Aqui iremos nos concentrar nas instalações de água, luz e eletricidade que são as mais usuais e estão presentes em qualquer tipo de residência. Estas dicas podem ser bastante úteis para quem pretende construir ou reformar uma casa.

Dicas Gerais

Antes de apresentar as dicas específicas sobre cada tipo de instalações, abaixo estão as dicas gerais com os cuidados que devem ser tomados:

1- Antes de mais nada, deve-se contratar um profissional habilitado para desenvolver e executar as instalações de sua casa. Peça referências de outros serviços que o profissional já tenha feito ou projetado, para que voce possa avaliar bem o trabalho do mesmo. Evita contratar os chamados "quebra-galhos" ou aventureiros do tipo "faz tudo" ou "deixa-comigo", que no final das contas acabam não fazendo o trabalho à contento. Contratando bons profissionais, voce estará economizando despezas com problemas futuros, que geralmente aparecem quando o serviço foi planejado ou executado por pessoas sem prática necessária ou curiosos.

2- Durante a fase de projeto, procure participar mostrando suas necessidades, locais onde quer tomadas, torneiras no jardim e etc. Voce pode fazer sugestões e perguntar sobre o que foi proposto. Afinal a casa é sua e voce é quem vai morar nela, portanto seus gostos e necessidade devem ser levados em consideração. Mas considere também a voz da experiência de quem projeta, ouça e escute.

Lembre-se também que, os projetos devem ser feitos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para os projetos prediais, sejam eles quais forem. Os materiais também devem estar de acordo com as especificações da ABNT. Certamente, se voce não é do ramo voce não tem conhecimento destes manuais. Mas voce pode perguntar se os projetos estão de acordo com as normas, assim como os materiais.

3- Os custos para expandir ou aumentar tubulações embutidas futuras, tanto de água como de luz, são altos e causam incômodos e transtornor. Se voce estiver pensando em expandir as instalações futuramente, melhor já deixar a tubulação pronta, mesmo que não seja utilizada imediatamente. Fica mais barato expandir enquanto está em obra, e também junto ao projeto original do que ter que fazer modificações posteriores.

4- Quanto ao material de instalações que será utilizado na obra, este deve ser normalizado, ou seja, deve atender à prescrições e exigências das normas brasileiras, com fins de garantir a qualidade do material usado. Para constatar isto, voce pode ver a marcação nos tubos que for usar. Geralmente trazem impresso o número que corresponde à norma específica para o produto. Esta especificação é da ABNT.

5- Outra forma de saber se os tubos, materiais e conexões diversas atendem à normas ou são de boa qualidade, é adquirir material de marcas idôneas e bem conhecidas no mercado, com Tigre por exemplo.

6- Evite fazer econômia sem sentido ou desnecessária. O custo das tubulações hidro-sanitárias e eléticas juntas, é de aproximadamente 3% ou menos do custo total de uma obra de construção. Fazer economias na qualidade das instalações comprando material que não tem boa reputação não vale a pena, pois compromete a qualidade e a segurança das instalações. Instalações de com material de má qualidade pode trazer prejuizos futuros gerando muita "dor de cabeça e chatice", com reparos de infiltrações ou mau funcionamento, causando pintura danificada, necessitando de quebrar paredes e azulejos, etc. E ainda por cima gastar mais com mão de obra e material.

7- Durante a obra, é preciso estocar corretamente os materiais. De nada adianta comprar um bom material que passou pelo mais rígido controle do fabricante para ser danificado no transporte, manuseio ou estacagem incorreta. Assim, é preciso se atentar para ver se o material chegou intacto e estoca-lo em local apropriado e em condições apropriadas.

8- Veja se as recomendações dos fabricantes são seguidas. Veja se o profissional que voce contratou é criterioso, que faz o certo ou é do tipo "teimoso e quebra-galho", que "adora" entortar cano de pvc com massarico ao invés de usar conexão correta. As recomendações são resultados de anos de teste e experiência, de nada adianta se não forem seguidas corretamente.

8- Exija que as instalações sejam testadas antes de dar o aceite no serviço, ou seja, ante de tomá-lo como acabado.

Comentários sobre instalações de TV a cabo e internet, e instalões de Gás encanado

Apenas como breve comentário, pode-se dizer que, instalações para entrada de cabo de TV (tv a cabo) e internet hoje em dia se resumem no mesmo eletroduto, já que são feitas pela mesma concessionária, epara tal utilizam apenas um eletroduto para passagem dos fios, igualmente para instalação de telefonia fixa que está caindo em desuso. Quem faz o projeto destas instalações é o mesmo projetista de elétrica.

Quanto às intalações de gás, são feitas em canos de ferro galvanizado, de acordo com as especifícações técnicas da companhia, contendo um medidor na entrada e disponibilizando um ponto de saida com registro no local de instalação do aquecedor ou outro no local do fogão à gás. Em locais onde é servido gás encanado de rua, existem também normas especiais quanto à ventilação dos cômodos como banheiros e cozinhas. Quem faz este projeto, pode ser também o mesmo projetista que cuida das instalações hidráulicas.