JRRIO

Paredes | Revestimentos

Dicas sobre a escolha e aplicação das opções de revestimento para paredes, onde tudo depende do gosto pessoal e da funcionalidade ou adequação aos ambientes.

Opções de Revestimentos de paredes

Existe uma grande variedade de revestimento para paredes, para todos os gostos, e para varios tipos de uso, ou melhor dizendo, que melhor se adequam à funcionalidade do ambiente onde será aplicado. Muitos dos revestimentos de parede são colocados na fase de acabamento, quando as paredes já receberam uma argamassa de revestimento sobre os tijolos, cuja funcão é regularizar a superfície, tornando-as planas e lisas, permitindo assim a colagem dos revestimentos nos locais indicados.

Azulejos

Entre os revestimentos mais conhecidos e mais tradicionais na construção civil, está o azulejo.

O nome azulejo decorre do fato de que, inicialmente os azulejos eram feitos somentes nas cores azul e branco, como pode ser visto na nossa arquitetura colonial e barroca, quando. Antigamente eram utilizados para formar painéis decorativos e temáticos, representando os mais diversos temas, tanto na arquitetura religiosa como nas residências, chafarizes públicos, etc. Assim, deve-se saber que, azulejos tabalhados podem também usados através de painéis como peças meramente decorativas, embora este uso tenha sido esquecido nos últimos tempos.

Tecnicamente falando, o azulejo é um produto cerâmico, fabricado com argila prensada ou comprimida, e depois queimada, tornando-se impermeável em sua superfície lisa, e tendo seu corpo poroso, principalmente na face voltada para a parede, que será colada com cimento cola. A face lisa é recoberta por uma camada de esmalte.

Existem dois tipos básicos de azulejos, o liso que pode ser branco ou colorido, mas tendo apenas um tom de cor, ou o azulejo decorado, contendo texturas.

Os principais usos dos azulejos são para proteger, permitir facilidade de limpeza e higiene de banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Podem ser utilizados também como elementos decorativo, em diferentes cômodos ou ambientes da casa.

Quanto à sua forma de aplicação, os azulejos são colados sobre paredes revestidas com massa grossa de cimento e areia, estando a superfície aprumada e regularizada. O material mais usado para colar azulejos é um tipo de cola própria ou argamassa especial conhecida como cimento cola, vendido ensacado, pronto para ser misturado com água e usado. Antigamente, a colagem era feita com cimento comum, quase puro.

Uma vez que os azulejos estejam colados na parede, então é feito o rejuntamento com com cimento branco ou de outra cor especificada. O rejuntamento é a colocação deste cimento fino e especial entre as juntas dos azulejos, o que da uma aparência acabada às paredes, tendo também como função não permitir infiltração de água e umidade na parede. Observe que, quando a parede de um box de chuveiro está mal rejuntada, pode acontecer de passar umidade para a outra face da parede que se volta para outro cômodo. Nestes, casos, quando não se trata de vazamento interno, fazer um novo e correto rejuntamento pode resolver o problema.

Os cimentos especiais de rejuntamento são vendidos prontos em várias cores. Entretanto, existe também um produto que pode ser adicionada ao cimento branco, para se obter novas cores ou diferentes tonalidades.

Deve-se saber também que, o resultado final do serviço de revestimento com azulejos, depende primordialmente de uma boa mão-de-obra, ou seja, deve ser feito por azulejeiros ou pedreiros de acabamento. Não adianta nada gastar com um belo material se a mão-de-obra for ruim. O resultado pode ser desastroso.

É mais certo ter um bom resultado com material mais barato e mão de obra bem preparada do que comprar material caríssimo e de alta qualidade e entrega-lo para algum aventureiro ou alguem pedreiro que não seja especialista em acabamento.

Quanto à escolha e compra, é preciso prestar atenção em sua coloração, e ver se todas as peças são do mesmo lote de fabricação ou mesma fornada. Isto vem especificado em um código, marcado nas caixas dos mesmo. Como os azulejos são produzidos em fornos, cada fornada pode apresentar diferentes tonalidades.

Por prudência também, deve-se comprar maior quantidade que o necessário, em torno de 10 a 15 por cento à mais, pensando nas perdas durante a aplicação, e também para guardar uma caixa como reserva.

Pastilhas

A pastilhas também tão são materiais cerâmicos, e à grosso modo, poderiam ser chamados de micro-azulejos. Existem diversos tipos de pastilhas, classificadas quanto ao tipo de material e brilho. Entre as mais comuns estão as pastilhas de porcelana também chamada de cerâmica grês, a pastilha vidrada, a pastilha esmaltada e a de porcelana vitrificada, sendo que esta última pode ser brilhante ou fosca.

As pastilhas são muito utilizadas para serem instaladas em fachadas de prédios e também em locais sujeitos à umidade e água, como banheiros, cozinhas, piscinas de hidromassagem, etc.

Para áreas molhadas, existem pastilhas anti-derrapante, como as aplicadas em banheiros ou em volta de piscinas.

Em termos de decoração e criação de painéis e mosaicos, as pastilhas são um excelente material para tal. Ou seja, além de ser um tipo de revestimento funcional, permite criar paineis formando texturas, permitindo composições com cores contrastantes ou em degrade.

O profissinal que aplica as pastilhas, é o pastilheiro, e ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as pastilhas não são coladas uma a uma. Na verdade elas vem com sua face esmaltada colada em placas de papel, cada uma com espaçamento correto entre as unidades, e estas placas são por sua vez coladas nas paredes ou pisos, da mesma forma que os azulejos. Uma vez que estejam colocadas na parede, o papel que a juntava em placas, é então retirado num processo de lavagem. Depois, é aplicado ou cimento de rejuntamento, entre todas as pastilhas afixadas.

A durabilidade das pastilhas é muito boa, e por isto são muito utilizadas em fachadas de prédios e áreas de tráfego intenso. São bons isolantes térmicos, mantendo a temperatura ambiente, e também são incombustíveis, ou seja, não propagam fogo.

Lamindados

Também conhecidos como "Formicas", que na verdade é marca de um dos maiores fabricantes, o laminado ou fórmica é fabricado e comercializado em grandes chapas, com mais de uma espessura e resistência. São encontradas inúmeras opções de cores lisas e também com texturas ou padrões, imitando vários tipos de madeira ou até granitos e mármores.

Pode ser aplicado em paredes internas da casa, geralmente em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. São mais utilizadas em edifícios de apartamentos, embora sejam uma boa opção também para residências e arquitetura comercial.

Podem utilizadas em bancadas de pias banheiro e até de cozinhas, sendo que os laminados ou fórmicas para estas aplicações específicas são mais resistentes. Tem sido muito utilizadas como uma alternativa econômica para bancadas de hotéis e apart-hoteis, geralmente simulando mármore ou granito.

A vantagem deste material é o menor custo, e a não necessidade de acabamentos, pois a superfície já vem pronta. A desvantagem, é menor resistência com relação aos mármores e granitos, quando aplicados em bancadas. Os laminados são também impermeáveis e incombustíveis, resistem bem ao calor, e a impactos moderados. Choques fortes com objetos pontiagudos podem danifica-los.

A aplicação é feita por mão-de-obra especializada e dedicada à este tipo de serviço, geralmente trabalhando para firmas especializadas.

O laminado ou fórmica é aplicado sobre uma parede com emboço ou argamassa de cimento e areia, mais uma massa bastante forte. Uma forma de testar se a massa colocada na parede para receber a fórmica é de boa qualidade quanto à dureza, é pegar um prego e riscar a parede. Se fizer um risco na parede, a massa aplicada não era a adequada. Se apresentar apenas um risco muito superficial, comprovando a dureza da argamassa, então o emboço é adequado para a colagem do laminado.

Além da dureza, superfície da parede deve estar perfeitamente lisa e regularizada, ou seja perfeitamente plana. Nada de superfície farelenta ou com emboço fraco. Do contrário, não adianta colocar a placa de laminado, pois futuramente vai começar, progressivamente a se soltar e apresentar bolhas ou vazios por baixo, onde a cola se solta do emboço.

Este materias são fixados sobre a massa grossa bem seca, através de uma cola especial, que é passada tanto na parede como também na face do laminado à ser colado. Após 10 minutos de secagem da cola em ambas as superfícies, estas são colocadas em contato, e se aderem mutuamente através do contato por pessão, Geralmente o aplicador de laminado ou fórmica também um martelo de borracha para bater sobre a formica sendo colada, evitando assim bolhas.

Lambris

Os lambris na verdade são mais conhecidos como reguas ou placas longas de madeira prensada ou não, que servem para revestir paredes ou até mesmo forros de teto. Mas existem lambris em formato de chapa retangular ou quadrada, geralmente de madeira prensada e com textura de madeira, na face que fica aparente. Este ultimos tem sido os mais usados atualmente.

Lambris de reguas de madeira podem vir sem acabamento ou prontos para instalação, sem necessidade de acabamentos posteriores, já pintados ou envernizados. De um modo geral, lambris de chapas prensadas tem diferentes espessuras, e já vem com acabamento.

Como indicação de uso, os lambris servem para revestir paredes de qualquer ambiente, seja residêncial ou comercial, e são muito usados em paredes muito sujeitas ao desgastes. Como os lambris são mais resitententes, muitas vezes são aplicados até à meia altura.

Quanto à aplicação, são fixados às paredes através de sarrafos que por sua vez também foram fixados sobre a argamassa grossa ou emboço da parede. O acabamento das extremidades pode ser feito perfis de madeira, alumínio ou até mesmo acrílico.

Painéis ou chapas de fibrocimento

As chapas de fibrocimento são usadas como elemento de vedação de esquadrias (em partes onde os painéis não são de vidro), usadas também como revestimento de alvenaria ou até mesmo para fins decorativos.

O material é vendido em chapas lisas e de pequena espessura, podendo ser pintado. A aplicação pode ser feita sobre alvenaria usando parafusos ou sendo cimentadas. Sobre madeira ou vãos emoldurados por ferro, podem ser parafusdas ou coladas.

Pedras, Mármores e Granitos

As pedras podem dar um charme especial e pitoresco à uma casa, dependendo do estilo da mesma. Pedras decorativas são usadas em paredes, tanto do exterior como do interior da residência.

Sejam elas pedras decorativas, ardósia, mármore ou granito, devem ser aplicadas sobre as paredes previamente chapiscadas e tendo sido impermeabilizadas, isto porque, a pedras retem umidade.

Ainda sobre a colocação, as pedras podem ser dispostas com a chamada junta seca (sem aparecer cimento entre as juntas, estando cada pedra encostada em outra), ou com junta requadrada. Neste último caso, a colocação é feita com cimento aparecendo entre as juntas.

Em termos de superfícies, as pedras podem ser colocadas alinhadas ou de modo aleatório e salientes, dando um aspecto mais rústico.

Geralmente mármores e granitos são colocados de forma alinhada, e em placas retangulares ou quadradas.