Forro de Teto

Sobre os principais tipos de forros como material de acabamentos, com seus principais usos e aplicações, vantagens e desvantagens.

Revestimentos de Forro Sob Laje

Quando a casa é projetada sem rebaixamento de teto sob a laje, esta laje deve receber um acabamento de argamassa, pois ela é o próprio forro do ambiente. Neste caso o forro recebe o mesmo tratamento do revestimento das paredes, com aplicação de chapisco, depois massa grossa e por fim massa fina.

Atualmente, em construções de edifícios não se usa mais revestir com argamassa o teto em laje, optando-se por usar forro rebaixado em gesso, cuja execução é rapida e também eficiente, tanto sob o ponto de vista de isolamento acústico como também sob o ponto de vista de custo.

Anúncio:

Principais tipos de forros

Entre os principais tipos de acabamentos para forros, existem até pastilhas e ladrilhos para lugares húmidos, placas de fibra de madeira e reguas de madeira para ambientes sociais, placas de PVC rígido e placas de gesso.

Teto em Gesso Rebaixado

O gesso é o material mais prático e mais indicado para rebaixamentos de teto, inclusive dos banheiros e cozinhas. São utilizadas placas pré-moldadas, compradas prontas pelo gesseiro ou empresa que vai instalar, sendo estas placas afixadas na laje, através de tirantes. O gesso é um excelente isolante térmico e acústico.

A grande vantagem do gesso é sua flexibilidade quanto as formas, possibilitando criar formas curvas e onduladas, sancas e tudo que a imginação permitir. Entretanto tenha em mente que, o custo de um teto plano e sem desníveis é bem mais barato que o custo para um teto mais elaborado. Geralmente o preço de sancas e dado em metros lineares, e formas onduladas ou curvas requerem orçamento especial.

Forros de PVC

Os forros de PVC são produzidos para serem utilizados em qualquer tipo de projeto. São muito usados em ambientes comerciais, e em residências são também uma boa opção para para rebaixamento de teto de banheiro térreo, quando a casa possui dois andares, isto é, para ocultar as instalações dos banheiros do andar superior que se localizem sobre o banheiro do piso térreo. Entretanto, forros de pvc podem ser utilizados até em beirais de casas, sob as telhas.

Como vantagem, apresentam conforto térmico e acustico, são fáceis e muito rápidos de instalar, pois a instalação é à seco, resistem a umidade, maresia e não são atacados por cupins, além de dispensarem pinturas periódicas.

A instalação é fácil, utilizando encaixe entre lâminas e peças de acabamento. Por serem leves, facilitam o manuseio.

Em relação ao gesso, os forros de PVC tem a desvantagem de ter a aparência "padronizada", permitindo menos flexibilidade decorativa, para quem pretende ter um banheiro mais personalizado, tanto em termos de cores, como quanto às formas do teto.

Forro de pvc - laminas e peças de acabamentoForro de pvc - exemplo de encaixes

Acima, peças de forro de pvc, constituidas de laminas ou "pranchas de plástico, e peças de encaixe e acamento. A peças são fáceis de serem manipuladas, e serradas manualmente sem o menor esforço. Na imagem do lado direito, exemplo de peças sendo colocadas onde aparecem as hastes pendendetes do teto, peça de emenda e peça de arremate de canto. Todas estas peças, inclusive os pendentes são fornecidos pelos fabricantes.

Anúncio: