JRRIO

Pisos | Revestimento

Sobre a escolha e aplicação do piso para cada ambiente, que deve ser adequado ao tipo de uso sem deixar de lado a estética ou beleza.

Opções de Revestimentos de piso para diferentes ambientes

O material de revestimento de piso, tem sua escolha diretamente ligada à função do cômodo ou atividades relacionadas ao local ou ambiente onde o mesmo é instalado.

Deve-ser avaliar o desgaste que deverá sofrer, se terá tráfego intenso de pessoas, ou se estará sujeito à água e umidade. É baseando-se nestas informações, aliando à estética e gosto pessoal quanto à aparência que a escolha de um piso adequado à cada ambiente é feito.

Quanto à colocação, revestimentos de piso são colocados após os revestimentos de parede. Uma vez que os revestimentos de parede já estejam prontos, como emboços para pintura, e os azulejos estejam nas paredes, então é hora de executar o contrapiso ou base plana, feita com com argamassa de cimento e areia, para então assentar o revestimento de piso, colando-o com cimento cola sobre esta base.

O piso é colocado ao mesmo tempo, tanto nas áreas do exterior da casa como em seu interior, como já foi dito, depois que as paredes estão emboçadas, as cozinhas e banheiros com azulejos, e os tetos também estão prontos, principalmente no caso de teto com laje emboçada.

Os rodapés quem vem depois da colocação do piso, fará o acabamento nas junções do piso com as paredes, e sua escolha de ser feita em função do material escolhido para o piso. Os rodapés podem ser de madeira, cerâmica, ou outros tipos de materiais.

Madeira

A madeiras, históricamente falando, é um dos materiais mais tradicionais para revestimento dos pisos das áreas internas e sociais da casa. Apenas não são recomendados para os chamados "pisos molhados", ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Entretanto, não se deve tomar isto como parâmetro. Alguns arquitetos e decoradores, criam banheiros com pisos de táboa corrida que ficam de extremo bom gosto. No caso, a madeira é aplicada somente no piso fora do box do chuveiro. E neste caso, madeira deve receber impermeabilizantes especiais e um verniz poliuretano altamente resitente. Mas para a maioria das situações práticas, se estiver pensando em longa duração, e pouca manutenção, pense e pisos frios para os banheiros, pois, mesmo que a madeira seja muito bem tratada, o desgaste é rápido.

Abaixo as principais opões de revestimentos de madeira para piso::

Tacos: Os tacos são geralmente de peroba por serem altamente resistentes. Foram muito usados no passado, mas cairam em desuso nos dias de hoje, pelo menos na maioria das obras, devido à sua aplicação complicada e mais lenta que outros tipos de pisos, além do fato de exigirem mais manutenção. Embora sejam bem fixados, muitas vezes se soltam devido à dilatação ao acabam se empenando.

O assentamento era complicado, feito sobre massa de cimento, tendo piche impregnado na face da madeira com pregos do tipo asa de mosca.

Parquetes: Os parquetes são uma solução alternativa aos tacos, pois vem em chapas ou folhas já montadas, em madeira de lei previamente tratada e secada em estufa. Como qualidade não empenam e nem se dilatam ou se contraem.

A placas de parquetes geralmente apresentam desenhos de tacos em tamanhos menores que os "tacos originais", podem formar diferentes desenhos, e ter em uma mesma placa mais de uma tonalidade ou desenho de madeira.

Tradicionalmente são assentados no piso com cola e serragem, e depois calafetados, fazendo com que a superfície fique bem plana e sem espaço entre as placas, o que impede a penetração de sujeira ou poeira nas juntas. Existem processos mais modernos, onde o parque pode ser colocado sobre o contrapiso.

Táboa Corrida: A táboa corrida é o antigo assoalho de tábuas largas ou estreitas, usadas antigamente nas casas que tinham porões, ou piso elevado diretamente sobre a terra que ficava sobre os mesmos. Depois que os tacos cairam em desuso, se tornaram um dos mais nobres revestimentos de piso atualmente usados.

Entretanto sua forma de aplicação é um pouco diferente dos tempos passados. Colocam-se ripas corridas afixadas no contrapiso. Estas ripas devem ter algum tratamento impermeabilizante, evitando assim que alguma umidade possa passar para as tábuas. As táboas são pregadas sobre as ripas, de forma que fique um vão entre entre elas e o contrapiso.

Quanto ao acabamento, deve ser lixado e com máxina, podendo receber cera, sinteko, verniz poliuretano, e outros do gênero.

As tábuas corridas são recomendadas para todos os cômdos da casa, principalmente salas de visita, áreas sociais. Somente não são recomendadas para cozinha e área de serviço.

Táboas corridas, além de serem usadas em residências, são muito utilizadas em quadras desportivas, em ambientes cobertos.

Cerâmica

Tradicionalmente, se utilizavam revestimentos cerâmicos somente nas chamadas "áreas molhadas" da casa, isto é, banheiros, cozinha, setor de serviço e ainda corredores ou pátios externos, locais mais sujeitos à umidade. Hoje, os elementos cerâmicos são adotados para revestir até ambientes da área social, como li-ving, sala de jantar, saleta de almoço e até dormitórios, graças à grande variedade de opções que permite criar efeitos sempre diferentes. Além disso, se adaptam a todos os estilos de decoração.

Quanto à adequação ao clima, ao contrário do que se costuma pensar, os pisos cerâmicos não são um revestimento frio. Eles têm um índice de condutibilidade térmica muito baixo, absorvendo muito lentamente as variações de temperatura. Assim, tornam-se ideais para as regiões de clima tropical, onde podem ser utilizados até mesmo em dormitórios. Para colocar o piso cerâmico é necessário que a superfície esteja limpa e plana, já preparada com uma camada de argamassa ou massa de cimento.

Cerâmicas esmaltadas e vitrificadas

Entes suas principais qualidades, os pisos cerâmicos esmaltados são de fácil manutenção, de longa duração e altamente seguros. São fabricados com processos que lhes dão uma dureza equivalente à de crital de rocha, o que os torna difíceis de riscar. São resistentes ao sol, chuva e poeira, conservando suas cores, texturas e desenhos firmes ao longo do tempo.

Em função de todas estas qualidades os pisos cerâmicos são recomendados para diferentes áreas da casa, inclusive rampas de garagem, onde é necessário maior resistência e ter maior aderência, ou seja, ser anti-derrapante.

Em termos de segurança, são nota 10, pois são incombustíveis não originando e nem propagando incêndios, e nem despreendendo gases tóxicos. Enfim, não se alteram em contato com o fogo.

A argila, ou terra de granulação muito fina, é a principal matéria prima para as cerâmicas e pisos cerâmicos, desde os mais simples aos mais sofisticados. Mas com relação ao processo de fabricação dos pisos cerâmicos esmaltados, existem diferenças entre o fabrico, varindo em função do tipo de uso a que cada piso se destina. A influência do processo de fabricação incide tanto na aparência como na dureza, resitência e durabilidade de cada piso.

Durante o processo de fabricação, são adicionados à argila outro elementos, como minerais, calcário, quartzo, talco e outros para que se chegue à fórmula que atenda seus objetivos de uso e aparência. Após a mistura, a argila entra num processo de secagem, sendo reduzida à pó, para então passar pela etapa de prensagem e modelagem na forma desejada, e depois enviadas aos fornos, quando então são submetidas à temperaturas altíssimas, de até 1200º C.

O processo de esmaltação, é feito à base de vidro moído misturado à corantes naturais. Isto pode ser feito tanto na primeira fornada, ou em um processo separado, quandos vai ao forno em uma segunda etapa, em temperaturas mais baixas que a primeira queima.

Para confecção de modelos de pisos decorados, pode ser utilizado o processo de silk-screen, quando então os desenhos são aplicados através de serigrafia.

Como dica, para escolher um bom piso, deve-se visitar lojas que possuem muitas e diversas peças em amostras, para os mais diversos usos. Lembre-se de observar os pisos sob boa iluminação, pois as cores diante de diferentes tons de luz se apresentam de forma diferente.

Pisos Laminados

Os pisos laminados são muito decorativos, e são oferecidos com diversas texturas, em cores lisas ou até mesmo simulando diversos tipos de madeiras. São encontrados em painéis ou através de reguas longas, que simulam pranchas de madeira, se for o caso. Algumas pessoas os chamam vulgarmente de "fórmica de piso". Existem também pisos antiderrapantes e antiabrasivos.

Os pisos laminados podem ser aplicados em quaisquer cômodos da casa e são de fácil limpeza. Como desvantagem, começam a apresentar desgaste na cor ou textura, em locais de maior tráfego, ou áreas que ficam sobre pés de cadeiras de rodinhas que são muito usadas. Entretanto, este desgaste somente aparece após muitos anos de uso, às vezes resistem por mais dez anos.

A aplicação é feita sobre base regularizada, ou seja, contrapiso cimentado. Em caso de reforma, podem ser colodos sobre outros pisos, inclusive tacos, desde que seja feita uma regularização e preparação prévia.

Ladrilhos

Os ladrilhos hidráulicos, existem em diversos padrões e cores. Diferentemente dos pisos cerâmicos, os ladrilhos hidráulicos são feitos de argamassa de cimento e areia com corante adicionado, depois prensados e polidos.

Servem para revestimento de qualquer piso de uma casa, indicados principalmente para os chamados "pisos molhados", como cozinhas, banheiros e áreas do exterior da casa.

A colocação dos ladrilhos hidráulicos é feita com massa de cimento e areia.

Blocos de cimento

A pavimentação com blocos de cimento, é mais usada em áreas externas da casa. São encontrados em diferentes formatos e tamanhos, e alguns com coloração.

Sua aplicação tradicional é feita com massa de cimento e areia. Entretanto, existem blocos de cimento ou concreto, usados para criar os chamados pisos permeáveis, ou que permitem que a água da chuva se infiltre na terra por entre as juntas, o que é uma prática sustentável e ecológicamente correta. Existindo esta permeabilidade, geralmente os pisos ficam mais úmidos, e a temperatura mais amena em sua superfície.

Cimentado

O cimentado é certamente o mais econômico dos pisos, e pode ser feito na espessura que se quer. É composto de uma mistura de cimento, areia fina e uma tinta corante.

O processo de aplicação consiste em preparar uma massa de cimento e areia que deve ser aplicada diretamente sobre o piso nivelado e apiloado. Pode-se usar opcionalmente juntas de metal ou plastico, formando quadriculados para evitar rachaduras. Embaixo desta massa pode existir uma base de tijolos maciços ou não, ou uma laje rude, caso seja o segundo andar da casa em construção.

Quando esta massa ainda está nova, não totalmente curada, joga-se pó de cimento misturado com tinta corante, e em seguida um pedreiro hábil e caprichoso deve nivelar tudo com uma desempenadeira de aço, para dar um acabamento liso e plano.

Este tipo de cimentado pode ser feito em inúmeras cores, e dependendo do trato, e estilo arquitetônico da casa, pode ser altamente decorativo, embora bem em conta em termos de preço. É indicado para qualquer cômodo da residência, tanto para áreas internas como externas. Apenas não é recomendado para o interior da casa em regiões muito frias. Em se tratando de clima quente, não existem restrições.

Pedras, Marmóres, Granitos

O uso de pedras para pisos abrange tanto áreas internas como externas de uma casa. São muito decorativas, conferem uma atmosfera diferente e especial, às vezes rústica e campestre, de maior contato com a natureza e os materiais em suas formas naturais.

Geralmente pisos de pedra são altamente resistentes, sendo também indicados para locais de muita circulação de pessoas, onde o piso fica sujeito à muito desgaste.

Existem multiplas opções de escolha, e entre elas estão o mármore, o granito, a ardósia, o arenito e muitos outros tipos de rochas, cujo uso deve ser pensado também de acordo com o estilo arquitetônico de sua casa em construção.

As cores e texturas são inúmeras, e dependendo do tipo de pedra, mármore ou granito utilizado, o acabamento pode ser sóbrio e clássico, ou rústico como foi dito mais acima.

Piso em pedra, devem ser colocados sobre superfícies já niveladas, e são assentados com argamassa.

Pó de mármore

Piso de pó de mármore é feito como o próprio nome indica, de uma mistura de pó de mámore com resina, e geralmente preparado na própria obra. As placas são produzidas no local de assentamento, separadas por filetes de metal (ou de plástico) formando quadrados. Estas placas são assentadas sobre o contrapiso bem nivelado, mas sem uso de massa. Afinal elas são a própria massa que se molda sobre o contra piso. Após a secagem, estas placas de pó de mármores, podem ficar parecidas com piso de pedras naturais.

Como se trata de um processo não muito comum, se alguém se aventurar a aplicar este tipo de piso, deve chamar uma empresa ou um profissional especializado neste tipo de serviço.

Aglomerado de mármore ou granito

Este é outro tipo de produto, que aproveita o granito ou mármore britado ou serrado, e depois prensado com pó de cimento. Se trata de um tipo de piso muito resistente, podendo ser usado em locais de grande circulação ou desgaste.

Embora sua aparência inicial não seja tão interessante aos olhos, depois de ser polido ganha vida, e torna-se um material de acabamento bastante decorativo.

É encontrado em placas, e sua aplicação deve ser feita sobre uma base bem nivelada com argamassa. Ao contrário do piso de pó de mármore, o aglomerado de mármore e granito e encontrado pronto, e geralmente é bem mais barato que o piso de mármore natural ou granito natural.

Granilite

O granilite é uma mistura de pedras muito pequenas com cimento comum ou cimento branco. Estas pedras possuem diversas tonalidades, e podem ser aplicadas tanto em pisos como em paredes.

A cor e textura é dada pela pigmentação da pedra e pelo cimento branco que é misturado com corante apropriado. É um tipo de piso preparado no local do assentamento, diretamente sobre a base nivelada, sem uso de massa, já que ele é uma própria massa ao ser aplicado. Depois de pronto deve ser lixado e polido com máquina.

É indicado para qualquer cômodo da casa. Sua aparência é agradável, e quanto a conservação é muito prático, sendo indicado pra quem procura funcionalidade.