Como Ler Plantas de Construção

Explicação para entender as plantas do projeto de arquitetura para construção da casa, com símbolos e convenções usados pelos engenheiros e arquitetos. Uma vez que voce conheça a simbologia básica, fica mais fácil entender o projeto de sua casa.

Anúncio:

Entendendo o que diz a planta baixa

Para entender o que diz a planta de uma casa, que faz parte de um projeto arquitetônico, é preciso entender também os símbolos e convenções utilizada pelos arquitetos e engenheiros para sua criação.

A planta baixa de uma casa é a representação dos seus cômodos ou ambiente em projeção horizontal. Em palavras mais simples, seria como se voce estivesse vendo a casa de cima, sem laje e o telhado.

Outra particularidade das plantas, é que são feitas em escala reduzida, ou seja, são uma miniatura do tamanho real, mas reduzidas de forma proporcional. São feitas em escala 1:100 ou 1:50. Isto significa que, 1 centímetro em uma planta feita em escala de 1:100 corresponde à 100 centímetros ou 1 metro linear. Por sua vez, em uma planta feita em escala de 1:50, a medida real de 1 metro na planta corresponde à 2 cm.

Representação de uma casa com perspecitva arquitetônica obtida com maquete eletrônica

Representações de uma casa em planta de projeto de arquitetura e plantas decoradas ou humanizads

Representações do projeto em planta humanizada e planta do projeto de arquitetura. Passe o mouse sobre as imagens para alterna-las.

Em uma planta com escala de 1:100, um quarto de 3 x 4 metros no mundo real, aparecerá na planta medindo 3 x 5 centímetros. Mas não se preocupe em fazer contas, em uma planta aparecem as "cotas" ou medidas de cada cômodo.

A planta da casa, nos leva a ver como é a sua distribuição de cômodos, tendo representados as salas, garagem, quartos com armários embutidos, todas as portas e janelas, banheiros com as louças sanitárias, a cozinha com bancada, fogão e geladeira.

Entretanto tudo isto é representado com simbolos, muitos deles derivados de sua aparência real. Deste modo a planta pode ser facilmente entendida pelos proprietários da obra, juntamente com suas convenções e símbolos, que são bem intuitivos.

Auxílios Visuais

Como foi disto acima, a planta de arquitetura da casa pode ser bem entendida por quem pretende construir uma casa. Mas para seu auxílio visual, pode ser feita uma planta humanizada ou decorada, onde aparecem os móveis e utensílios internos em todos os cômodos representado de forma mais elaborada ou até realística, onde são representados os pisos com textura, todos os móveis das salas e quartos com mais detalhes, o que facilita ainda mais a compreensão e já serve como um ante-projeto de decoração ou design de interior.

Se for o desejo do cliente pode também ser encomendada uma maquete física, ou modelo em menor escala da casa, o que permite ter uma ideia mais completa do projeto, vendo as formas e volumes da casa, vista cima e dos lados.

Hoje em dia, muitos profissionais também mostram o projeto em 3d no computador, ou seja, em maquete eletrônica, onde o cliente visualiza a casa antes da mesma ficar pronta. Este tipo de maquete pode ser atingir a perfeição de parecer uma fotografia quando muito bem elaborado.

Descrição das Imagens

Do lado direito vemos na imgem de topo a representação de uma casa com maquele eletrônica.

Na imagem ao centro vemos a maquete 3d da casa sem o telhado, onde podemos ver os cômodos internos.

E na imagem que fica abaixo das outras duas, vemos a planta humanizada, onde estão representados também todos os cômodos da casa, com sujestão de pisos móveis no interior. Nas mesma planta é vista também a varanda, garagem, jardins e quintais.

Simbolos da Planta

Ao passar o mouse sobre as imagens, elas se alternam, e então podemos ver a planta de arquitetura, em linguagem e simbologia técnica usada na engenharia e arquitetura. Na planta de aprovação para prefeitura, esta deve conter também as medidas do cômodos, áreas de cada cômodo e outras informações escritas na mesma prancha ou folha de papel que a contém. Clique sobre a imagem para ver a planta de arquitetura da casa com os símbolos básicos em tamanho maior para uma melhor compreensão.

A apresentação deste projeto de casa em estilo colonial mostrada nestas imagens, pode ser vista com descrição e mais detalhes em outra página.

Anúncio: