Projeto Casas Geminadas Térreas

Exemplificação ou explicação de um projeto de casas geminadas térreas em estilo modermo com uso de maquete eletrônica e perspectivas. As casas são simétricas, tendo fachadas e plantas "rabatidas" ou "espelhadas o que barateia a excecução sob o ponto de vista construtivo.

Casas geminadas térreas | jardins, alpendre e garagemAqui foi utilizado o termo "térreas" referindo-se ao fato de que, as casas possuem apenas um pavimento ou seja, não são casas de dois andares como é muito usual no projeto de casas geminadas.

Se trata de casas pequenas e simples, voltadas para terreno estreito, mas tentanto aproveitar ao máximo os elementos da natureza, ou seja, estas casas aqui mostradas tem como caracteristica ter todos os comôdos ventilados diretamente e servidos por iluminação natural.

As casas foram concebidas como um "desenvolvimento" do projeto de uma casa para terreno estreito mostrada em outra página.

Anúncio:

Outra caracteristica evidente destas casas é propiciar econômia na construção utilizando uma parede divisória comum e repetição do projeto e procedimentos construtivos. Veja também a planta da casa mostrada na outra página.

Perspectiva Arquitetônica da Fachada e Materias de Acabamento

Abaixo a perspectiva das casas geminadas em estilo moderno, agrupadas de duas à duas.

Através das imagens em perspectiva podemos ver a fachada das casas onde aparece a garagem que funciona também como alpendre, o pequeno jardim que fica diante da janela do quarto que fica de frente para rua a mureta de divisa entre as duas casas.

A fachada foi composta em termos de volumes e texturas. Em termos de volumes, estes acompanham a planta e também as águas do telhado. Diante da garagem, existe um portico, que serve também como elemento de sustentação da laje e telhado da garagem.

Em termos de revestimentos e texturas utilizadas, pode-se notar que foi utilizada pintura nas paredes da garagem, muros, muretas e paredes frontais da casa. A idéias é que, de acordo como mostra o terreno, algumas partes revestidas em emboço sejam pintadas em cor próxima à do concreto aparente dos beiras em laje que se projetam da fachada. O portico da garagem assim como parte das paredes frontais da casa estão representados revestidos com pastilhas, sendo que em uma perspectiva em pastilha azul clara, e na outra que se alterna em cor verde próxima ao musgo.

Perspectiva das casas geminadas térreas

Acima a perspectiva das casas geminadas. Ao passar o mouse sobre as imagens acima, elas se alternam.

Por fim, os gradis em metal foram representados na cor branca e a calçada cimentada foi sugerida com área permeável, ou seja, uma pequena faixa gramada que corre ao longo de toda a sua extensão.

Em termos de comentário técnico acerca desta apresentação, as imagens foram geradas da maquete eletrônica construída com o programa Autocad.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: