Plantas de Casas Geminadas Térreas

Assim como as fachadas, as plantas se apresentam espelhadas, ou repetidas, como é bastante usual em projeto de casas geminadas, com intuito de proporcionar econômia, praticidade e rapidez na construção.

Anúncio:

Embora seja uma casa econômica, pode-se notar que, a planta ou arranjo de disposição de cômodos e situação no terreno propicía conforto para uma pequena família que possui necessidades básicas, e certamente pode satisfazer quem procura uma opção econômica.

Orientação no Terreno e Sol

Supondo que estas casas sejam construídas em terreno situado em clima quente, onde o sol nasce voltado para uma das fachadas laterais e consequentemente se ponha do lado da fachada da outra casa. Assim sendo, uma das casas ficaria mais exposta ao sol da tarde, o que seria não conveniênte em termos de conforto térmico.

Para minimizar este efeito na casa mais exposta pode se adotar alguma estratégia para minimizar o calor na parte da tarde, como plantio de árvore ou arbusto de pequeno porte que faça sombra na fachada, sendo esta uma ótima solução natural. Alternativamente pode-se usar também sombreiras de concreto ou pequenas marquises fixas por sobre as janelas, com formato e medidas calculados para permitir entrada do sol da forma como convenientemente planejado. Outra opção seria uso de pequenos toldos, ou brises verticais.

Muitos perguntariam porque não usar cortinas ou persianas internas para evitar penetração do sol e consequentemente calor excessivo. O motivo é simples. As cortinas internas barram a luz e os raios solores, mas ao reter os raios solares estas se aquecem e podem transmitem calor para o interior. O uso de "brises" ou persianas externas, assim como outras formas de evitar o sol e calor descritas mais acima, mantém o calor dos raios solares retidos no exterior e não no interior.

Plantas Humanizadas das Casas Térreas Geminadas

Mais abaixo são mostradas as plantas humanizadas ou decoradas, onde a casa aparece com sugestão de piso e mobiliário para melhor aproveitamento dos espaços internos.

Plantas humanizadas e decoradas das casas geminadas térreas

Com é possivel observar através da imagens acima, ambas as casas são iguais, tendo suas plantas espelhadas, e uma parede comum as separa uma da outra. Cada casas contam com jardim frontal visto do lado direito, garagem que pode ser usada também como alpendre, quarto com janela com vista para a rua, sala, segundo quarto, banheiro, copa-cozinha, área de serviço e quarto extra ou despensa. Todas estas janelas se voltam para o quintal e corredor lateral. Aqui não foi representado o quintal de fundos, que deveria aparecer caso o terreno seja mais comprido.

O banheiro que é compartilhado pelos dois quartos, possui duas pias, sendo que uma fica de fora do banheiro propriamente dito, ou seja, pode ser usada por outra pessoa mesmo quando a porta do banheiro estiver fechada.

A cozinha é ampla e foi representada de forma diferente em cada uma das casas, ou seja, com dois tipos de design interior ou arranjo interior com relação aos móveis. Melhor dizendo, quanto à mesa para refeições, em uma das plantas foi representada uma tradicional mesa redonda com quatro cadeiras, e na outra planta foi representada uma mesa quadrada com assentos estofados tipo "pufs" que se encostam em duas paredes em formato de "L". Uma opção diferente, mais moderna e confortável, e que torna o ambienta também mais aconchegante.

Autor: Eng. J.Renato A.D.

Anúncio: