JRRIO

Sobre Projeto Para Construção e Idéias Ilustrativas

Perspectiva da maquete eletrônica e planta ilustrativa apresentam o projeto de uma residênciaConsiderações e explicações gerais sobre o que envolve projetos de casas e edificações, o que é necessário ou quais os requisitos para um projeto bem sucedido, e considerações sobre idéias projetuais e projetos ilustrativos e modelos apresentados na mídia para o público leigo, vide revistas sobre casas e construções, como também sobre apresentações de projetos para o setor da construção cívil.

Entendendo o Que é Projeto

O objetivo desta pagina onde faço considerações sobre projeto para construção de casas e edificações de moradia, é explicar o que envolve de maneira geral um projeto para construção de casa, mais focado no projeto de arquitetura, que é a parte que tem relação direta com os proprietários da obra, pois é o projeto principal, que espelha as necessidades do proprietário e em torno do qual, todos os demais projetos necessários serão feitos para viabilizar a construção.

Projeto para Aprovação

Portanto, para quem não é da área técnica, sua relação com os projetos para construção fica basicamente limitida ao projeto de arquitetura, ou seja um conjunto de desenhos feitos para aprovação na prefeitura, legalização da obra e obtenção da licença para construção.

Acompanhando o projeto de arquitetura, dependendo do tipo de obra e legislação local, podem ser necessárias a aprovação de projetos complementares de instalações.

Quando se chega à etapa de elaboração deste projeto de arquitetura para aprovação, também chamado de projeto legal de arquitetura, significa que o proprietário do terreno onde será construída sua casa ou edificação, já viu a planta da casa elaborada seguindo suas necessidades, e também desenhos da fachada, perspectiva e ou maquete convencional ou maquete eletrônica para saber com certeza como será a casa que pretende construir.

Resumo e Informações Gerais Sobre Projeto

  1. Para construir é necessário ter acessoria de um engenheiro ou arquiteto, que atenda a legislação e código de obras de sua cidade assim como as demais condicionantes locais. Por motivos práticos, deve ser preferencialmente de sua cidade.
  2. Um projeto condizente deve ser elaborado de acordo com seu terreno, suas necessidades, clima e legislação local.
  3. Atividade de projeto, elaboração de plantas e construção é atividade e profissão regulamentada por lei.
  4. Somente pessoas com formação acadêmica adequada podem estar habilitadas a elaborar projetos ou falar com autoridade sobre o assunto.
  5. Se voce não pode contratar um profissional, compareça à prefeitura de sua cidade e pergunte se existe assistência gratuíta para pequenas obras. Algumas prefeituras oferecem estas opções.

Projeto para Construção

Entrentanto, para a obra, são enviadas pranchas ou desenhos mais detalhados do que os encontrados no projeto legal ou para aprovação.

Este conjunto de desenhos técnicos enviados para a obra, envolvem o chamado projeto executivo de arquitetura, assim como projeto de estruturas e fundações, e projetos complementares de instalações, como água e esgoto, instalações elétricas e demais projetos que forem necessários para a execução da obra.

Em caso de obras muito pequenas, estas informações podem em prática, estar contidas em poucas pranchas de desenho e sem envolver muitos profissionais.

Em casos de obras maiores, existe mais estruturação das informações e envolvem mais profissionais especializados.

Etapas de Projeto de Edificações de Maior Porte

Abaixo um fluxograma elaborado por mim, que exprime o fluxo do desenvolvimento e elaboração dos projetos que envolvem uma construção, principalmente construções de grandes dimensões e edifícios de vários andares.

O fluxograma mostra a etapa incial, desde o ante-projeto de arquitetura, que é feito após consulta à legislação, visita ao terreno e reunião com o proprietário do lote para saber quais são suas necessidades e requisitos.

Fluxograma dos projetos desde a fase inicial até a obra

Uma vez que o proprietário decida continuar, então é necessário fazer um projeto completo para aprovação do mesmo e obter licença para construção. À seguir são elaborados os projetos voltados para obra, que se iniciam com o projeto pré-executivo que contém os posicionamentos estudados para a estrutura e componentes das instalções, sendo que este projeto segue para o calculista e escritórios de projetos de instalações prediais, para que dimensionem e projetem com precisão o que foi lançado inicialmente pelo arquiteto ou engenheiro se for o caso, que coordena o projeto de arquitetura.

Uma vez que o projeto estrutural e projetos de instalações estejam prontos, então é feio um estudo de interferência, para verificar se não existem confrontos de estrutura com instalações, ou mesmo se a estrutura não interfere ou descaracteriza a arquitetura projetada. Esta etapa se chama coordenação de projetos multi-disciplinares, ou seja, que envolvem os demais projetos.

Uma vez que tudo esteja correto, e que as interferências tenham sido corrigidas, então é feito o projeto executivo que é enviado para obra, juntamente com os demais projetos de estrutura e instalações prediais.

Tudo isto parece complicado. Mas não é, pois para quem é apenas o proprietário de uma casa à ser construída ou do empreendimento de uma edificação, todas estas tarefas ficam por conta de quem projeta e coordena o projeto que será entregue para execução da obra, e também por conta de quem executurá a obra fielmente de acordo com o projeto entregue.

Veja as continuações deste assunto em:

Requisitos e condicionantes para o projeto

Projetos ilustrativos e modelos