Teatro e Auditório - Maquete Eletrônica

Teatro e auditório | Vista da platéa e parte do palco

Maquete eletrônica apresentando o projeto de um teatro, parte integrante do trabalho de apresentação gráfica de um centro comunitário. O teatro e auditório é apresentado com perspectivas externas e internas, onde é visto o palco, teto acustico e fileiras de poltronas.

Anúncio:

Descrição do Teatro Auditório

Através da maquete eletrônica, o teatro e auditório do centro comunitário foi representado internamente e externamente, como mostrado nas imagens abaixo.

Em cada um dos quadros animados abaixo, as imagens se alternam, e podemos ver no quadro da direita o edifício do teatro-auditório é visto tanto de cima (vista aérea) como também visto como se a imagem tivesse sido retrada por quem a visse perto de uma saída de estacionamento.

Já no quadro da direita é visto o interior do teatro, também de vários angulos.

Uma das imagens mostra o teatro-auditório visto de uma das portas de entrada vindo do "foyer" ou salão de espera. Outros pontos de vistas são mostrados tendo o palco ao fundo, e duas imagens mostram o teatro visto do palco.

Vistas externas do prédio do auditório imagens internas do teatro-auditório

Acima as imagens obtidas através da maquete eletrônica.

Edifício do Teatro | Exterior

Embora a elaboração das cenas das partes do exterior e estacionamento que o cerca, não tenham alcançado perfeição absoluta em termos de texturas e humanização, o mesmo não se pode dizer quanto às forma e geometria do mesmo. Em termos de projeto de arquitetura o teatro foi respresentado fielmente, quanto aos seus volumes e detalhes construtivos, com paredes, esquadrias, platibandas e tudo que compõe a construção do mesmo.

As imagens acima se alternam e em uma delas o teatro é mostrado visto de cima, quando então é possivel ver o telhado e ter uma perfeita compreensão do mesmo, quando às platibandas, caimentos de águas , e ver perfeitamente uma elevação central do mesmo com todos os seus movimentos.

Na outra imagem, o teatro é visto como se alguém tirasse uma foto à uma certa distância do mesmo, estando posicionado no estacionamento. Assim o estacionamento com inúmeros carros e também faixas de jardim aparecem em primeiro plano, e ao fundo se destaca o edifício do teatro. Do lado esquerdo do edifício do teatro, destaca-se também a edificação do salão de festas e restaurante.

Sendo um centro comunitário, todas aquelas edificações se comunicam através de caminhos praticamente cobertos por marquises, facilitando assim a usabilidade em dias chuvosos ou como proteção contra o sol.

Além de estar situação ao lado do salão de festas, o teatro também faz divisa com o bloco de aulas e tem uma de suas entradas também voltadas para o pátio interno.

A edificação do teatro possui 3 níveis, sendo o primeiro nível com piso no mesmo nível do salão de festas e pátio interno. Existe um segundo piso e também um subsolo que não se extende por todo o teatro. Na verdade este subsolo, tem uma entrada de serviço com portão de carga e descarga, que se abre para a parte do estacionamento de nível mais baixo.

Descrição do Interior do Teatro

O teatro em seu interior, como se pode ver nas imagens, foi representado com poltronas estofadas cor de vinho ou vermelho escuro se estendo por toda a parte da platéia e audiência.

O piso foi representado com carpete cinza, algumas paredes também na cor cinza e algumas outras na cor vermelha escura num tom similar ao das poltronas da platéia.

As cortinas tanto do palco como também das entradas da sala de exibição que fazem divisa como "foyer" ou salão de espera, também foram representadas na cor vermelho escuro, uma cor clássica para teatros.

O teto do teatro foi representado na cor branco, o os movimentos do teto rebaixado em gesso, planejado com formas para proporcionar boa acústica também foram respresentados seguindo o projeto.

Ao fundo, do lado oposto do palco, ao nível de segundo andar, fica a sala de som e controle de iluminação, com uma abertura ou vãos tipo janela fechados por vidros que dão visão direta para o palco, para os operadores e técnicos.

O palco foi representado com piso em madeira, sendo que abaixo dele existe vão para montagens especiais, não aparecendo nas imagens mostradas. Mas pode-se notar que, de cada lado das extremidades do palco existem degraus, que dão acesso ao mesmo porte de quem está na platéia.

Na modelagem 3D do teatro, ou seja, na construção geométrica da maquete eletrônica foram representados inclusive os camarins e partes que ficam atras do palco e sob o palco. Entretanto estas partes não aparecem nas imagens utilizadas.

Vista lateral da platéia e sala de espetáculos

Acima as poltronas da plateia vista do corredor de circulação e acesso lateral. Nesta imagem é possivel ver perfeitamente os movimentos da acústica do teto, como também a sala de sonoplastia e iluminação que é vista num nível superior, sobre as últimas poltronas da platéia. Pode-se ver também ao fundo da imagem, do lado esquerdo uma das portas de entrada e saída, que divide a platéia do "foyer" ou salão de espera ou recepção.

vista da platéia, entradas e salas de som e iluminação

A imagem acima dá uma perfeita compreensão da plateia e sala de exibição, vista de perto do palco, quase encostado aos degrais que dão acesso ao mesmo. Estes degrais de acesso ao palco não aparecem na cena.

Na cena são vistas em primeiro plano as poltronas da platéia, e mais ao fundo duas portas de entrada, e do lado direito uma porta de saída. Todas estas portas ficam imediatamente abaixo do segundo nível do teatro, onde fica a sala de som e iluminação, que aparece bem na cena, com os pequenos vãos fechados por vidro, de onde o sonoplasta e iluminador pode ver o palco.

plateia do teatro vista do palco

Nesta imagem, vemos a plateia vista do palco. Em primeiro plano aparece parte do palco vindo à seguir as poltronas da plateia em cor vermelho escuro, ou melhor dizendo cor de vinho. Ao fundo a cabine dos operadores de som e luz. Ao fundo, ao nível do piso também são vistas as entradas. As paredes laterais, com luminárias para luz indireta também aparecem na cena. Os movimentos do teto, para proporcionarem uma boa acústica também podem ser visualizados.

plateia e palco do teatro vistos a partir do fundo

Outra vista plateia, vista do corredor que fica atras da última fileira de poltronas. Acima desta fileira de poltranos fica a sala de sonoplastia. Vários spots de luz, que ficam no teto abaixo da sala de controle de som e iluminação são vistos na cena. Ao fundo da cena, do outro lado da circulação, fica uma saída do teatro. Na parede oposta também são vistas luminárias tipo "concha" que produz iluminação indireta. Parte do palco é visto do lado direito, na imagem acima.

Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: