JRRIO

Contrapiso

Explicação sobre a função e forma correta de executar o contrapiso, tipo de tipo ou traço da massa e aditivos impermeabilizantes necessários para evitar a umidade.

O contrapiso serve de base para os acabamentos de piso

O contrapiso geralmente é feito quando a parte elétrica e hidráulico se encontra com suas tubulações sob as paredes, e os condutores de água, e elementos do esgoto que ficam no chão e sob o chão já se encontram colocados. Geralmente as paredes já foram emboçadas nos cômodos sociais e já receberam também azulejos ou outros tipos de revestimento nas paredes de banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Estando a obra neste ponto, é hora de executar os contrapisos.

Preparação do Contrapiso em concreto magro

A aplicação dos materiais de acabamento ou revestimento de piso de uma casa, não é feita diretamente sobre o rés do chão no andar térreo, e nem diretamente sobre as lajes, em casa de dois andares ou edifícios de apartamentos.

Para aplicação dos materias de acabamento, pisos cerâmicos, porcelantos, laminados, etc, antes á feito o chamado contrapiso. Trata se uma camada de concreto magro, que é aplicada sobre a terra com aditivos impermeabilizantes para evitar que a umidade do terreno suba através do piso da casa, tendo também a função de nivelar todos os ambientes de casa, de acordo como especificado no projeto original.

Sendo a base dos revestimento, é necessário que o contrapiso esteja perfeitamente plano e no nível (altura) correto, para receber o material de acabamento.

Contrapiso sobre o terreno

A aplicação do concreto magro, no piso térreo deve ser feita depois da preparação do terreno, que ainda está aparente. Esta preparação é consiste em ter o mesmo nivelado e apiloado (socado). Deve-se anotar que a função do apiloamento não é aumentar a resistência do piso, mas tão somente uniformizar a superfície, evitar que ceda posteriormente, e também evitar que a terra que possa estar fofa ou solta se mistura com o concreto, estragando a dosagem. Se existir necessidade de aterros para atingir o nível necessário, locais com mais de 0,50 metros de altura, deve ser feito em camadas de meio em meio metro. Cada camada de aterro deve ser bastante regada e bem apiloada.

Se o contrapiso do terreo não tiver sustentação confiável, então deve ser armado com ferragem e usado um concreto mais resistênte, calculado na prática com uma laje apoiada nas paredes laterais.

Contrapiso sobre laje

A espessura do contrapiso sobre terreno tem em média 5 centímetros de altura. Se feito sobre laje de segundo andar de residências ou edifícios de apartamentos, tem também uma espessura aproximada de 5 centímetros e também é executado em concreto magro. O contrapiso sobre laje é sempre necessario, pois uma laje, seja ela pré-moldada ou laje batida nunca é uma superfície totalmente plana ou nivelada. Além do mais, sobre o contrapiso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, podem existir tubulações de água fria ou quente que passem sob o contrapiso, embora isto deva ser evitado quando possível.

O estado da casa após a aplicação do Contrapiso

Neste estágio, quando o contrapiso foi colocado, a casa geralmente ainda esta escura, ou seja sem que as instalações elétricas estejam prontas. A iluminação nos cômodos que possa existir, geralmente é feita de gambiarras, ou extensões feitas com fios puxados do painel de luz da obra.

Entretanto, neste momento, pela primeira vez já se tem uma noção do ambiente mais limpo, e quase acabado. Obviamente que, todas as escoras das lajes foram retiradas, as paredes estão emboçadas, e nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço, os azulejos devem estar colocados.