JRRIO

Chapisco e Emboço

Explicação sobre o chapisco, massa grossa e massa fina que revestem de forma básica as paredes, preparando para a pintura ou revestimento com azulejos ou fórmica.

Motivos para revestimentos de paredes

Quando a alvenaria se encontra pronta, assim como as lajes de teto, estes precisam de um acabamento se ficarem diretamente expostos, tanto por motivos estéticos ("embelezamento"), como por motivos práticos e funcionais.

Os mótivos práticos, com relação às paredes externas, é evitar que a umidade proveniente de agua de chuva penetre nas paredes, e esteticamente falando, revestir para pintura principalmente as casas feitas de tijolos laminados, para que não fiquem com aspécto tosco ou de casas inacabadas.

Somente não se aplica resvestimente externo, quando a casa foi realmente projetada para ser construídas com tijolos aparentes ou até mesmo blocos de concreto também feitos para tal fim.

Quanto às paredes internas, como salas e quartos onde não existe exposição de água ou umidade, o motivo do revestimento com emboço das paredes é também estético ("beleza" ou decoração") e também motivo funcional. Imagine um párede com superfície rústica e áspera, com áspecto incabado, com massa de cimento aparente e tijolos rugosos e laminados também aparentes, onde possivelmente as pessoas poderiam até sofrer arranhões se se encostassem ou se raspassem o braço bruscamente, Imagine també a quantidade de poeira que se acumularia nas juntas, e a dificuldade de limpeza.

Quanto aos banheiros e cozinhas, são usados revestimentos como azulejos nas paredes por causa de serem impermeáveis, podende ser expostos à umidade e água, e serem de fácil manutenção, podendo ser lavados.

Em função de todos estes motivos, fica portanto entendido, porque na construção civil, se usa dar acabamento ou revestimento às paredes.

Preparação das paredes para acabamento

Esquema de revesimtento de  parede com chapisco, emboço e rebocoComo dito no ítem anterior, as paredes e tetos de uma casa precisam receber acabmentos. Mas para tal, existem alguns tratamentos básicos ou preparos básicos para receber os materiais de acabamento.

As argamassas, ou massas que são utilizadas nas paredes, existem em vários tipos, de acordo com sua função. O chapisco é uma argamassa de aderência, o emboço é uma argamassa de regularização, e o reboco uma argamassa de acabamento.

Chapisco

O chapisco é um tipo de argamassa de aderência. É uma camada de massa preparada com cimento e areia, que será aplicada para proprorcionar aspereza em superfícies formadas por materías muito lisos e com pouca porosidadade, como vigas e pilares de concreto, paredes de tijolos laminados e tijolos prensados. Uma vez que estas superfícies estejam chapiscas, estas se tornam ásperas, e adquirem condições de receberm outras argamassas (argamassas de revestimento para pintura ou argamassa de suporte para azulejos).

O chapisco é a camada que vai segurar a próxima etapa do acabamento, Obviamente que, em paredes projetadas para tijolo ou blocos de concreto aparente, não se aplica nem o chapisco nem o emboço.

Ao lado um esquema de revesimtento de parede com chapisco, emboço e reboco, sobre tijolos de cerâmica.

Emboço

Parede chapiscada e maquinal manual de chapiscoApós o chapisco, vem a seguir a aplicação de massa grossa ou emboço, e que será aplicada em todas paredes internas e externas da casa, e nos tetos também, à menos que exista teto rebaixado em gesso sob as lajes.

O emboço é uma argamassa de regularização, sendo sua função deixar a superfície das paredes planas, eliminando a irregularidade dos tijolos, sobras de massa de assentamento e também corrigindo o prumo e alinhamento das paredes. Nas paredes externas, o emboço deve funcionar como uma espécie de capa de chuva das paredes, evitando penetração de águas umidade no interior.

Deve-se saber que, a massa aplicada aplicada em paredes que vão receber azulejos ou fórmica, é mais forte ou resistênte que a massa aplicada em parede que vão receber pintura.

Aao lado paredes chapiscadas e máquina manual de chapisco. As paredes já estão prontas para o emboço, e observe que o chão da casa ainda é o terreno. O contrapiso ainda não foi feito. Veja também neste link externo, o vídeo de uma máquina industrial de fazer chapisco e emboço.

Reboco

O reboco é uma argamassa de acabamento. É aplicada após o emboço, constituindo-se de uma massa fina composta de cal e areia fina, que foi obtida na obra com peneira de malha bastante fina. Esta massa é aplicada em todas as paredes da casa que vão receber pintura, e obviamente não é aplicada nos cômodos que vão receber revestimentos especiais como azulejos, laminados ou pastilhas.

É uma superfície que deve ficar perfeitamente lisa, com aproximadamente 2 milímetros de espessura. Nos dias de hoje, o reboco tem não sido mais preparado em canteiros de obra, pois tem sido encontrado em sua forma industrializada, enscado e pronto para ser misturado à água.

Outros tipos de revestimentos de parede para acabamento

Existem também diferentes opções para acabamentos de parede, que vão além do reboco liso. Pode-se utilizar também acabamentos mais rústicos, produzindo texturas sobre o emboço.

Existe também a opção de aplicar pintura diretamente sobre o emboço, quando este é feito com areia mais fina, tendo então a sua superfície menos rugosa.