JRRIO

Instalações Prediais

Instalações prediais da casa | IlustraçãoVeja como são feitas e como funcionam as instalações de agua, luz e esgoto, constituidas de tubos e eletrodutos que correm por trás de paredes, pisos e forros. Estas instalações aparentemente complicadas, são as artérias que levam e proporcionam conforto à sua casa.

Tubulações e eletrodutos levam conforto à sua casa

Por trás da paredes, por dentro das lajes acima do forro, e também pelo chão, muitos tubos e fiações ficam ocultos, e abastecem sua casa com água e energia, bem como levam os detritos do esgoto para o exterior. À primeira vista parecem muito complicadas, mas para quem quer entender como funcionam, não é tão dificil assim.

Fase das Instalações na Obra

Quando chega a fase das instações, várias atividades simultaneas são feitas na obra. Toda parte hidráulica e elétrica estão representadas em planta, e os pontos de água e eletricidade já foram decididos no projeto, muito antes da obra ter sido iniciada.

Nesta fase da obra, com o todos os detalhes e pontos indicados, os instaladores eletricista e bombeiro locarão as tomadas de luz, TV, ar condicionado, chuveiro, interruptores e ponto de água para pias, aparelhos e louças sanitárias, chuveiros, ralos, tanques, saídas dos esgotos, maquina de lavar pratos e lavar roupa, maquina de secar e demais pontos previstos no projeto.

Quanto aos ponto de água, são feitos os pontos de água fria como também de água quente, que possuem tubulações diferentes, para espera do aquecedor ou sistema de aquecimento que será instalado posteriormente.

As instalações elétricas, abrangem também sistemas de segurança como alarmes, circuitos internos de TV, pontos de luz para jardins e áreas externas, assim como portão automático de garagem.

Instalações nas lajes, paredes e chão

Parte das instalações elétricas precisam ser colocadas na laje, pois ficam no interior das mesma, conduzindo fios que ligam pontos de luz no teto e que descem para os interruptores.

Somente depois de colocados os eletrodutos e caixas de luz que as lajes são concretadas.

Dentro dos conduítes, devem ser deixados arames para puxar os fios mais tarde, ou se não tiverem sido deixados, mais tarde o eletricista passará uma sonda de aço de uma extremidade à outra dos eletrodutos para puchar a ficação.

Quando a laje já está concretada, com parte da instalação elétrica embutida na mesma e com locais demarcados para furos de instalações hidráulicas e de esgoto (em caso de casa de dois andares), são feitos cortes nas paredes da casa, para a colocação dos canos de água, eletrodutos para fiação de luz e tubulação de esgoto no chão.

É nesta hora que são colocados em vãos abertos nas paredes as tubulações de hidráulicas com os registros de água, válvulas, para distribuir água pela casa nos pontos indicados de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e jardim. Em processo identico, também em rasgos nas paredes, são colocados os eletrodutos, caixas de luz, caixas para interruptores, caixas para tomadas e caixa de distribuição dos circuitos elétricos nas paredes.

Todo esse material da instalação fica semi-embutido na parede, esperando a fase do emboço, ou início do acabamento, quando então a parede vai ser nivelada e revestida com massa.

Compreensão das instalações e conferência dos materiais

Uma vez que as tubulações e demais peças básicas de hidráulica e elétrica estejam colocadas, voce tem uma boa e má impressão ao mesmo tempo. A boa é ver as instalações das tubulações colocadas nas paredes de forma aparente, podendo entende como funcionam como se voce estivesse vendo sua casa com visão de raio X, afinal voce vê tudo que ficará no interior das paredes, e até no chão. E na verdade, o que voce vê é nada mais nada menso que a concretização do que estava indicado em projeto, nas plantas de hidráulica e elétrica, que talvez parececem complicadas, mas sairam do papel e se tornaram realidade.

A possível má impressão, para quem não vê apenas pelo lado positivo, e ver as paredes com rasgos e tubulações expostas, ou seja, as instalações básicas em estado bruto. Mas novamente, olhando pelo otimismo, isto é um sinal de que a construção está em estado adiantado e andando à plena vapor.

Está é uma fase que merece bastante atenção do engenheiro ou arquiteto que está comandando ou "tocando" a obra, assim como para o proprietário da obra, quando deve observar se tudo esta sendo executo conforme o projeto, corretamente, e se os materiais especifícados e comprados são os que estão sendo realmente usados. É importante prestar atenção nesta hora, pois podem ocorrer quanto aos materiais enviados pelo fornecedor, tanto quanto à especificação quanto à quantidade.