JRRIO

Limpeza da Obra

A tarefa de limpar uma casa após o termíno da obra é árdua e difícil. Não é aconselhável se aventurar a fazer por conta própria, e o melhor é contratar alguém para fazer isto por voce. Entretanto, para quem quer gastar tempo e energia, ou quem sabe quer emagrecer um pouco, pode-se fazer por conta própria, ou até dar uns retoques à mais, caso tenha contratado alguem. Mais abaixo, estão algumas dicas úteis sobre a limpeza.

Ao Fim da Obra, A Limpeza

Uma vez que a casa esteja pronta, a obra terminada, é hora da limpeza. Certamente que, muita coisa já foi retirada, todo o entulho restante, e muitas manchas eventuais já foram removidas, mas ainda existe sujeira e poeira que precisa ser limpa.

Para tal, básicamente falando, existem quatros soluções, sendo a limpeza feita pelo próprio pessoal que trabalhou na obra, pelos pintores, por uma empresa especializada em limpeza, ou pelo proprietário ou proprietária que resolva fazer por sí mesma.

Vejamos as vantagens e desvantagens de cada escolha:

Empresa de Limpeza:

É uma excelente opção, embora o custo possa ser mais alto.Uma empresa de limpeza esta habituada a limpar obras acabadas, conhecendo todos os truques e pontos vulneráveis, e possui um funcionário para fazer um "check-list" ou conferir tudo ao final. Além do serviço de limpeza, geralmente oferecem serviço de dedetização da casa.

Limpeza feita pelo pessoal da obra:

Não é nada aconselhável, pois não especialistas no assunto, e ao invés de providenciarem uma limpeza podem até causar problemas ou danificar algo.

Limpeza feita pelos pintores:

É uma opção que pode ser viável, porque serão eles os últimos a sairem da obra, e portanto vão cuidar para que não tenham muito trabalho depois, nem tinta pingada em vidros ou eventualmente alguns pingos espalhados pelo chão. Para retirar tinta de vidros e do chão eles são especialistas. Mas se não for esta sua opção, tenha em mente que, um bom pintor ou firma de pintura, deve entregar a obra "limpa" no que tange aos serviços de pintura. E portanto, é obrigação dos mesmos retirarem requícios de sobras de trabalho.

Limpeza feita por voce:

Caso voce não aguente mais esperar entrar em sua casa, e esteja com disposição, a limpeza pode ser feita também por voce, o proprietário ou proprietária. Mas saiba que o serviço pode ser pesado, e é preciso conhecer algumas dicas e truques, que são colocadas abaixo. É preciso retirar alguns pingos de tinta que possam ter caído nos vidros ou no chão, e que tenham passado despercebidos na entrega da pintura, assim como será preciso lavar as paredes de azulejos e pisos para retirar o excesso de cimento branco, além de outras tarefas.

Deve-se lembrar também que, a casa somente ficará totalmente limpa com o tempo, após esta limpeza grossa. Algumas coisas podem passar, e sendo revistas em faxinas rotineiras e posteriores.

Dicas gerais para limpeza da obra

Esta limpeza de fim de obra, é diferente de faxinas ou limpezas rotineiras de uma casa, que uma dona de casa pode estar acostumada à fazer ou a orientar alguém a fazer. Por isto, exige o conhecimento de algumas dicas e truques:

Ordem de Limpeza

Deve-se ter uma ordem na hora de fazer a limpeza. Primeiro, limpe toda a sujeira grossa a seco, depois deve-se laver bem os pisos, e depois varrer novamente. Então parte-se para a limpeza por partes.

Limpeza de Vidros

Os vidros que tenham algum pingo de cimento ou manchas de tinta podem ser limpos mais facilmento com espátulas de aço com lámina afiada que são vendidas em lojas de tintas. Entretanto, deve-se manusear com certo cuidado para não riscar o vidro.

Em caso de vidros com relevo, deve-se usar thiner (solvente) e escova de aço para penetrar nas ranhuras e relevos.

Para retirar etiquetas de vidros temperados (popularmente conhecidos como blindex), pode ser usado thiner mais forte, do tipo automotivo se necessário.

Limpeza de Azulejos

Excesso de massa que restou entre os azulejos pode ser retirada com uso de uma lâmina, e depois passa-se palha-de-aço (bombril) com detergente. Este mesmo processo, pode ser usado para reirar respingos borrifados ou pingos maiores de tinta, assim como tinta do teto que tenha pegado nos azulejos.

Limpeza de Pisos

Quanto à limpeza do piso, esta é feita com uso de uma solução de ácido muriático e água. Em pisos de cimento, deve-se adicionar uma parte de ácido para cada dez partes de água. Para piso de pedra natural, a proporção é de 1 para 5, para ladrilhos de cerâmica é de 1 para 20. Deve-se colocar o ácido antes, e depois adicionar a água.

Deve-se usar luvas de borracha, protegendo bem os joelhos com joelheiras. Depois da limpeza feita, o piso deve ser muito bem lavado com detergente para que o ácido sej completamente removido.

Limpeza de Portas, Janelas e Assoalhos

Para retirar manchas de janelas e portas envernizadas ou enceradas, assim como assoalhos e parquetes de madeira, pode-se usar removedor comum, vendido em supermercados.

Limpeza de Esquadrias de Alumínio

As esquadrias ou caixilhos de alumínio podem vir com vaselina em suas superfícies, com intuito de evitar "queimaduras" ou manchas que o cimento pode provocar.

Para retirar a proteção de vaselina, utilize uma removedor e passe com uma estopa.

Limpeza de Esquadrias de Ferro

As portas e janelas de ferro, a sujeira com maior grau de dificuldade de limpeza podem ser retiradas com lâmina de aço e palha de aço. Mas tenha cuidado para não danificar a pintura se for o caso.

Limpeza de Paredes com Pintura

Paredes com alguma sujeira, que tenha tinta latex à base de água, podem ser limpas ou lavadas com detergente neutro ou sabão de coco, com auxílio de uma esponja de plástico.

Limpeza de Carpete

Manchas de tinta, esmalte ou pixe que possam ter caído em carpete já colocado durante a pintura, podem ser retiradas com acetona ou aguarrás.

Para retirada de lama ou barro, deve-se usar água morna com sabonete.

Manchas de cola devem ser removidas com uso de uma solução composta de uma colher de sopa de sabão em pó e outra de vinagre, ambas diluídas em um litro de água mornas. Em seguida, use um tira-manchas suave.

Para a limpeza do carpete, abrangendo os casos citados acima, deve-se usar um pano ou esponja (tipo de espuma), e depois, por ultimo, enxugar bem a superfície do mesmo com um pano limpo e seco.