JRRIO

Laje | Tipos e Custos

Sobre a escolha e construção da laje que fecha a teto da casa, com seus tipos, técnicas de construção, custos, vantagens e desvantagens.

A laje e a construção

A laje é um elemento estrutural e parte da construção que fica em contato com a alvenaria, na altura do respaldo, e que forma o forro da casa. Em casa de dois pavimentos, geralmente existe uma viga entre a laje e a parede em alvenaria.

Uma vez que a laje é colocada, o voce como proprietário da obra, poderá ver ou sentir, pela primeira vez o volume total dos ambientes de sua futura morada, ver como serão os futuros cômodos.

Entretanto, para os proprietários, esta é uma fase um pouco estranha, pois a casa ainda não está acabada e ainda não possui luz eletrica nos cômodos, e como a laje e paredes tem tom escuro não refletem muita luz natural, o que pode dar uma sensação negativa se visitar a obra ao entardecer, quando sol já está se pondo.

Além do mais, enquanto a laje está sendo feita ou o concreto ainda está em processo de cura, existem as formas de apoio das lajes, sustentada por estacas de madeira ou de ferro, geralmente alugadas. Então o ambiente fica confuso e meio intransitável.

A melhor hora para visitar a obra nesta fase, é pela manhã ou tarde, quando existe bastante luz natural, para sentir como será a casa com suas janelas abertas. E o melhor momento para ver a laje, os comodos fechados, é depois que os apoios das lajes já foram retirados.

Principais tipos de laje

Existem dois tipos básicos de lajes usados em construções de casas comuns, e são os seguintes.

Laje Maciça

A laje maciça, é altamente resistente, oferecendo excelente isolamento acústico e térmico. É totalmente moldada na obra, sobre forma de madeira, feita de chapas de compensado tipo madeirite, adequado para obra e formas de concreto armado. Estas chapas por suas vez são apoiadas em táboas de madeira, que são sustentadas por postes de apoio.

A armação da laje, constituida por vergalhoes (ferragem de construção) é distribuida e armada sobre a forma plana, para que depois, seja despejado o concreto, que é uma mistura altamente resistente de cimento, areia e brita (pedra em pedaços). Quando o concreto se cura ou fica seco, tendo o aço ou vergalhões distribuidos corretamente em seu interior, isto forma uma verdadeira rocha plana artificial.

Se voce olhar no dicionário, a palavra laje, significa "rocha plana e horizontalizada", vindo daí o nome da laje, nome este abreviado, já que o nome original ou completo é "laje de concreto armado".

Laje Pré-Moldada

As lajes pré-moldadas foram uma das melhores novidades que surgiram nas ultimas décadas do século 20 relacionadas à construção civil. Facilitaram em muito os métodos construtivos, tornaram a execução da lajes mais rápidas e mais baratas em função da economia de concreto. E reduzem também a necessidade de formas, necessitando apenas de apóios para evitar flexão excessiva durante a sua montagem e construção.

A laje "pré" é formada por dois elementos básicos que devem ser encaixados e montados na própria obra. Utiliza-se vigas pequenas, também chamadas de vigotas em formato de T invertido ou de cabeça para baixo, pré-moldadas em concreto armado. Ou seja, chegam prontas para serem usadas na obra. O segundo elemento básico são lajotas de cerâmica também compradas prontas, (podendo ser também de cimento), padronizadas para serem encaixadas entre duas vigotas T, ficando apoiadas nas mesmas.

A montagem da laje é feita posicionando as vigas em paralelo, em distância regular e igual entre elas, vigas estas apoiadas nas paredes dos vãos ou vigas, cobrando assim toda extensão do vão a ser fechado. O espaço que fica entre uma viga e outra, é preenchido pelas lajotas, colocadas em sequência, uma atrás da outra, e apoiadas em forma de encaixe nas vigas.

Depois da montagem, geralmente são colocados alguns vergalhoes finos, de transversal às vigotas, e depois é jogada uma camada de concreto com alguns poucos centímetros de altura. Este concreto se cola à vigotas e lajes, e também aos vergalhões estendidos, formando uma estrutura única e rígida.

O que é melhor, laje maciça ou laje pré-moldada?

Esta é uma pergunta que não pode ser respondida de forma simplista. Para cada tipo de situação, pode existir uma resposta diferente. E a opção entre um ou outro tipo de laje vai ficar sob o julgamento do engenheiro ou arquiteto que vai acessorar a obra ou desenvolver o projeto sob o ponto de vista estrutural.

Para tal, é levada em conta diversos aspéctos, como resistência necessária, viabilidade econômica e disponibilidade local para uso de um outro sistema.

Como já foi dito acima, a laje "pré" de um modo geral tem um custo bem menor do que a laje maciça, sendo também de execução mais fácil e rápida. Todos estes detalhes são considerados, pois vão influir no orçamento total da construção assim como no prazo para o término da obra.

  • Índice Local
  • Laje