JRRIO

Instalações Finais e Retoques

Quando o piso, paredes e tetos estão prontos, vem a fase da passagem da fiação, colocação de aparelhos e metais sanitários, bancadas de pias, tanques, serviços de marcenaria, etc.

Os Retoques Finais | Instalações Finais, Retoques e Assentamentos

Quando o piso, as paredes e tetos já estiverem prontos e acabados, chega a hora de dar os acabamentos finais. Quando o rejuntamento do piso, ou colocação de cimento branco ou colorido entre as juntas do piso já foi feita, em algumas obras, como medida de proteção, usa-se passar uma camada de gesso sobre o piso. Uma vez que não exista mais o risco de danos, ao término definitivo da obra, esta camada de gesso é retirada.

Passagem da Fiação

Quanto à parte elétrica, até este momento, todos os conduítes e eletrodutos, que podem ser rígidos ou flexíveis, também conhecidos como "mangueiras de plastico para fiação", já estão colocados e fixados dentro das paredes e lajes, com suas respectivas caixinhas para para tomadas e interruptores nas paredes, e caixinhas nas lajes para fixação de lustres e luminárias. Mas os fios elétricos ainda não estão passados.

Então chega a hora de passar a fiação, com a ajuda dos arames que foram deixados anteriormente dentro dos conduites. Mas em muitos casos não são deixados arames. Os eletricistas, possuem uma sonda ou "guia" flexivel de aço que é introduzida em uma das extremidades dos eletrodutos, e que logo sairá na outra extremidade. Com a ajuda de seu ajudante, este amarra os fios elétricos à serem introduzidos nos conduítes na ponta da guia que possui um furinho para prender os fios. Assim, de ponto em ponto, toda a fiação é passada de acordo com o número de fios necessários estipulados no projeto.

Geralmente são utlizadas três cores de fios, uma para o chamado fio fase, outro para o chamado neutro e outro para o retorno de interrruptores.

Colocação de Louças e Metais Sanitários

Na parte hidráulica são instalados os aparelhos sanitários, metais, bancadas de pias e tanques. Esta é também uma etapa muito motivadora para os proprietários da obra, que sentem a satisfação de ver um ambiente vasio se transformar verdadeiramente em um banheiro, cozinha, ou área de serviço, vendo então todos as peças compradas em seus devidos lugares.

Geralmente os vasos sanitários, pias e tanques, são fixados no piso ou nas paredes pelo encanador ou bombeiro utilizando o sistema de parafusos com buchas de pressão, com auxílio de uma furadeira. Enquanto isto, as torneira, válvulas de pias e demais metais sanitários vão sendo afixados nas pias e bancas de banheiros.

Retoques e Rejuntamentos de Azulejos e Pisos

Depois que tudo está instalado e fixado, então chega novamente a hora dos azulejistas que aplicaram os revestimentos de paredes e pisos retornarem à obra, para retocar definitivamente todos os ambientes, tanto internos como externos da casa.

Em alguns casos, algumas peças de azulejos não haviam ainda sido colocadas, de propósito, aguardando a chegada do marmorista que iria colocar as bancadas de banheiro e cozinha, que precisam ser assentadas na parede. Uma vez que as bancadas estejam afixadas, então os azulejistas fazem o arremate, fechando os azulejos até a bancada e passando cimento branco nas juntas dos mesmos.

Colocação das Esquadrias (Portas e Janelas), Alizares, Rodapés e Peitorís

Paralemente à outros serviços, ou ao mesmo tempo, são também instalados as esquadrias ou caixilhos, como portas, janelas, dobradiças, vitrais, etc.

As janelas devem receber antes os peitoris, geralmente feitos de mármore ou granito, e são instalados na sua parte inferior. Entretanto os peitoris podem ser também de cerâmica, pedra, ou outros materiais que se ajustem bem ao estilo arquitetônico proposto para a construção.

Durante este processo, são colocados também os alizares ou guarniçoes da portas e janelas. A função dos alizares é vedar, ou seja, fazer o papel de elemento de vedação entre a parede e os batentes das portas e janelas, pois entre as paredes e batentes não existe acabamento. A função dos alizares é também decorativa, ou seja, emoldura as portas e janelas, e são feitas do mesmo tipo de madeira ou material utilizado para o fabrico das portas e janelas.

Os pisos da casa, quando de madeira (táboa corrida ou tacos) ou pisos laminados, também recebem os rodapés de madeira, normalmente feitos do mesmo tipo de madeira das portas e janelas. Quando os pisos são frios, tipo cerâmica ou porcelanato, os rodapés podem ser também do mesmo material, e neste caso, são colocados pelos azulejistas durante a colocação do piso, e não nesta fase.

Colocação de Armários de Quartos, Banheiros e Cozinha | Marcenaria

Outro serviço típico da fase de acabamento, são os trabalhos de marcenaria que envolvem a instalação e colocação de todos os armários da casa. Entre os armários mais comuns estão os armários sob as bancadas de pia de cozinha e banheiro, armários embutidos ou fixo, muitas vezes feitos parcialmente em alvenaria, e também os armários de cozinha, estes geralmente fixados nas paredes sobre os azulejos. Em projetos e obras muito bem planejadas, pode-se economizar nos azulejos, e assim nos locais onde vão entrar armários em parede de cozinha, muitas vezes não são colocados azulejos nestes locais.

Colocação de Vidros | Vidraceiros

Os vidraceiros são um dos últimos profissionais a entrar em uma obra, pois a medição dos vidros, principalmente em caso de vidros temperados (também conhecidos como blindex), somente deve ser feita com as paredes totalmente acabadas, com todas as camadas de argamassa, para que o técnico possa tira a medida correta e precisa do vão. Hoje em dias, muitas esquadrias já vem com vidros, e neste caso, todo o cuidado é necessário para instalação da mesmas.

A medida dos painéis de vidros geralmente é tirada usando moldes de madeira ou papelão. Após a instalação dos vidros, é comum pintar um "X" com tinta removível com água sobre os mesmos, para chamar a atenção dos profissionais e que entram na obra carregando algo que ainda possa ser instalado, e assim tomem cuidado para não quebra-los. Esta marcar com "X" também serve para chamar a atenção dos pintores.

A obra está quase pronta

À esta altura, quando os últimos acabamentos da casa estão prontos, a vontade de quem constroi é mudar imediatamente, já que tudo parece pronto para o uso.

Todas as portas em seus devidos locais, janelas e vidros estão instalados, os armários prontos para o uso, e a parte elétrica e hidráulica já funcionando.

É uma fase de grande contentamente para o casal proprietário da obra, que já começa a imaginar os filhos brincando no quintal, o carro estacionado na garagem, todos cômodos da casa decorados e cheios de vida.

Mas é preciso esperar um pouco. Quando voce olha para as paredes, voce pode sentir que ainda existe alguma coisa por ser feita. As paredes ainda não estão pintadas. Esta é a última etapa, que vai dar mais luz e claridade ao ambiente, e tornar a casa mais bela e realmente cheia de vida.