JRRIO

Instalações de Esgoto

Entenda sobre as instalações de esgoto, seu funcionamento, como são colocadas as tubulações durante a construção de uma casa, com seus materiais e técnicas utilizadas. Estas instalações fazem das assim chamadas Instações Hidro Sanitárias.

Como Funciona as Instalações de Esgoto Sanitário

Os esgotos são constituidos de instalações cuja função é receber a água que já foi utilizada em uma casa ou edifício. As instalações dos esgotos se compõem de inúmeros e diversos tubos, que precisam recolher a água que foi usada em cada peça sanitária de uma casa ou apartamento, como tanque, vaso sanitário, bidê, pias de banheiro e cubas de cozinha.

Uso de sifões

De um modo geral, todos os aparelhos de esgoto possuem um sifão, que em sua forma mais simples, se constitui de uma curva em "S" no tubo que sai do aparelho, e tem a finalidade de ficar sempre cheio de água, para evitar mal cheiro, ou seja, para que os gases do esgoto não passem para dentro da casa.

Os sifões podem ser de metal, e muitos dos sifões mais antigos eram de chumbo. Por motivos práticos e viabilidade econômica, os sifões de metal não são mais usados na maioria dos casos. Atualmente se utiliza sifões de plastico.

Caminho do esgoto para rede de esgoto público

Estes tubos que captam individualmente as águas usadas por estas louças sanitárias, se juntam ou se convertem para uma tubulação única e subterrânea, que fica abaixo do solo, cuja função é encaminhar as águas utilizadas para o ramal do esgoto municipal, que passa geralmente no centro da rua.

Caminho do esgoto quando não existe rede pública

Quando uma residência não é servida por rede de esgoto público, como zona rural ou residências em locais afastados, a água já utilizada é descartada do seguinte modo, como explicado à seguir.

O esgoto de todos os pontos é recolhido em tubos individuais, depois se juntando em apenas um tubo da mesma forma como já foi dito mais acima, como se fosse encaminhado para a rede pública. Entretanto como não existe rede pública, e assim ao invés de ser direcionado para a rua, deve seguir em direção à outra área do terreno da construção receber algum tipo de tratamento para descarte ou até mesmo reaproveitamento parcial de algum tipo de água servida.

Existem tipos de tratamentos sustentáveis ou com diferentes abordagens ecológicas. E existem também sistemas de tratamentos mais antigos e convencionais que tendem a ser substituidos pelos mais modernos ou sustentáveis.

Tratamento com Fossa Séptica

Após serem juntados em um tubo único, todo o esgoto é despejado em uma caixa chamada fossa séptica. Quando chega à esta caixa, a água servida e seus detritos sofrem decantação, ou seja, o líquido separa-se da parte sólida, como se tornando algo parecido com lodo, permanecendo depositado no fundo da caixa.

A fossa séptica é também chamada de unidade de tratamento primário de esgoto doméstico, sendo um sistema simples e econômico, quando não se tem a opção de descartar na rede pública.

A água que vem da pia ou cuba da cozinha, antes de chegar na fossa séptica, deve passar antes pela caixa de gordura, que deve estar sempre presente.

Depois que a água passa pelo estágio da fossa séptica, então esta já está mais limpa que em seu estado anterior (se chama efluente), então seguem para serem infiltradas no solo, podendo se através de duas maneiras ou sistemas quem podem ser "Valas de Inflitração" ou "Sumidouros"

O Sumidouro é um poço sem fundo, que permite a penetração do "efluentes" vindos da fossa séptica no solo do terreno. Devem ser construído de tijolo maciço, blocos de concreto ou matérias pré-moldados.

Esquema ilustrativo de instalação de fossa séptica e sumidouro no terrenoVista em corte ilustrativo da instalação da fossa séptica e sumidouro

Acima, esquema ilustrutivo do esgoto com a caixa de inspeção, fossa séptica e sumidouro. Do lado direito, a imagem mostra o mesmo tipo de instalação, mostrando um corte ilustrativo de como ficaria no terreno.

Vala de infiltraçãoAs Valas de Infiltração são recomendadas para terrenos onde o lençol freático (água subterrânea) é muito próxima à superfície.

O esquema ilustrativo ao lado esquerdo mostra a fossa com conectores para as caixas de distribuição e as valas de infiltração em planta, e do lado esquerdo a vala vista em corte.

Tratamento com Fossa Séptica Biodigestora

Trata-se de um tratamento sustentável. Este sistema pressupões que a tubulação dos vasos sanitários sejam desviadas para caixas biodigestoras, onde os coliformes fecais possam ser transformados em adubo orgânico por um processo de biodigestão.

O adubo orgânico proveniente dos biodigestores é muito eficiente no desenvolvimento das plantas e hortaliças, evitando uso de transgênicos ou melhoratmentos genéticos.

Tratamento Não Recomendado e Perigoso | A Fossa Negra

Muitas casas da zona rural aqui em nosso pais, ainda trata o esgoto das casas fazendo um buraco no chão, para onde é acoplada a tubulação do vaso, ou mesmo construindo uma tampa de madeira sobre o buraco com um furo para uso.

Este sistema de poço, é chamado de fossa ou fossa negra, e muitas vezes contamina o lençol freático e consequentemente as águas próximas, causando inúmeras doenças.

Cálculo e Dimensionamento do Esgoto

Todos os componentes da instalação de esgoto devem seguir por debaixo da terra, e tudo deve ser dimensionado ou calculado com relação aos às dimensões de seus componentes, para que funcionem de acordo com as necessidades de escoamento de cada casa. Nesta página foi feita apenas uma abordagem geral para o entendimento básico do funcionamento dos esgotos.

Referências Básicas

Para quem se interessar por mais detalhes, existe o folheto e manual de instalação de fossa séptica e sumidouro da casesb em formato pdf.