JRRIO

Gabaritos | Locação da Obra

Explicação sobre a marcação da obra, indicando os locais onde serão feitas as fundações e erguidas as paredes, passando do papel do projeto para o terreno real. Esta etapa de demarcação da construção se chama locação da obra, e deve ser feita com máxima precisão.

Fazendo a Marcação da obra

Estando o terreno preparado, cercado de muro e limpo, com água e luz disponível, barracão e locais para colocar materiais, então é chegada a hora de fazer a marcação ou locação da obra. Esta locação é feita através do que se chama "gabarito", algo quelembra pequenos "currais" feitos em táboa. E chama-se cavalete à armação de duas estacas e uma travessa.

Este é o momento onde a construção vai realmente começar e o proprietário terá a sensação de que a obra está "andando".

Em volta da área onde será construída a casa ou edifício, à uma distância de um metro ou um metro e meio das futuras paredes externas da casa, ergue-se uma cerca de madeira, feita com estacas verticais e táboas de pequena largura pregadas na horizantal.

Nestas táboas, são colocados pregos indicando o eixo da parades, sendo que nestes pregos são amarrados fios de arame ou de nylon, que ficam esticadas em direção às táboas de marcação do outro lado, onde existe outro prego na mesma posição em linha. Estes arames, que se cruzam seguindo os eixos de todas as paredes, assim como locais de fundações, se entrecruzam por toda a área da futura casa.

Eles ficam à uma altura de altura exata do chão, geralmente em torno de 50 centímetros do solo, mas altura suficiente para o levantamento das primeiras paredes ou demarcação do eixo das fundações. Após a demarcação das fundações, os arames podem ser retirados temporariamente, e depois recolcados demarcando novamente o eixo das paredes, e novamente retirados quando já estão sendo erguidas.

Para demarcar o local exato de uma sapata (fundação direta), ou de uma fundação direta contínua e corrida, ou estaca (fundação profunda), é usado um fio de prumo, que passa verticalmente encostado onde os dois arames demarcatórios se entrecruzam.

Não é preciso dizer que "gabarito" ou esta armação ou "currais" de madeira deve ser perfeitamente nivelada e no esquadro, pois do contrário a construção será locada de forma incorreta e a construção começará a ser erguida de forma errada.

Para colocar o gabarito no nível, ou seja, saber que as táboas que fixam as linhas estão na mesma altura e em perfeita posição horizontal, utiliza-se um método prático chamdo "nível de água", utilizando uma mangueira ou tubo de plastico flexivel, com mais ou menos 10 metros de comprimento, cheio de água até perto de cada uma de suas extremidades. O nível da água indicará que qualquer ponto indicado e comparado estará ou não perfeitamente nivelado ou na mesma altura. O uso correto deste recurso, bastante simples, permite assim auxiliar a locação correta de pequenas, médias e grandes obras, que vão crescer e tomar forma posteriormente. E muitas pessoas mal sabem desta simples, mas porém muito importante técnica e particularidade da obra.

Os gabaritos podem ser utilizados ainda em outras etapas da construção, para certificar-se de que tudo está sendo corretamente locado.

O método do "nível dágua" é também usado em diversas etapas da construção, para garantir que o acabamento será perfeito. Quando a construção se encontra sem o contrapiso ou piso acabado, é necessário instalar caixas de interruptores e tomadas, assim como pontos de água para pias e bancadas. Como saber se a altura onde se coloca está correta? Através do "nível de água", cuja posição de altura absoluta tomada como referência é passada de ponto para ponto na obra.

Material para fazer locação da obra

Para as estacas de suporte das táboas horizontais, são utilizados pontaletes de madeira de 8 por 8 centímetros. As taboas horizontais podem ser táboas de construção ou sarrafos de aproximadamente 12 cm por 2,5 cm de espessura. São utilizados também pregos, arames de aço ou fios de nylon.

A quantidade depende do perímetro da área de construção, ou seja das dimensões da obra. Este cálculo de material fica por conta de quem vai fazer a locação da obra.

Instrumentos e Informações necessárias

Como instrumentos de medição, é preciso de uma trena de pelo menos 20 metros e mangueira de nível de água. É preciso de lápis de marceneiro para marcar, e certificar-se da exatidão do nível de referência deixado pelo topógrafo e ter em mãos a planta de implantação e locação da obra, que faz parte do projeto de execução.