Projeto de Prédio Totalmente Modelado em 3d

Vizualização 3d de edifício residêncial - Pórtico de entrada

Apresentação de empreendimento de edifício residêncial de alto padrão, no Rio de Janeiro, 1995. A apresentação do projeto mostra perspectivas externas e internas do edifício inteiramente modelado em 3D, reproduzindo detalhes das varandas e fachadas em granito e vidros tipo ray-ban.

Descrição da apresentação 3d de projeto do condomínio residêncial

Esta apresentação com maquete digital (vulgo maquete eletrônica) foi feita em 1995 por encomenda de uma construtora incorporadora do Rio de Janeiro.

Nesta época não era muito usual este tipo de apresentação, mas como se tratava de uma empresa cujos diretores eram relativamente novos, estes certamente resolveram explorar as possibilidades da chamada modelagem 3D para visualização de projetos. O projeto de arquitetura havia sido feito por um escritório de arquitetura com o qual eu tinha bom relacionamento, e onde um dos arquitetos tinha um relativo entusiasmo com relação à computação gráfica.

Anúncio:

Devido à esta junção de fatores e circunstâncias, a incorpodora encomendou então uma apresentação que envolvia a perspectiva da fachada, plantas humanizadas e uma vídeo-animação do projeto.

Para tal construí a maquete digital (maquete eletrônica) com reprodução dos materais de acabamento estipulados pelo projeto de arquitetura fornecido pela construtora.

Foi um trabalho interessante, embora a apresentação não tenha sido efetivamente usada para lançamento do empreendimento. Na época a empresa responsável pelo empreendimento resolveu dar nova destinação ao terreno onde seria construída a edificação do referido empreendimento.

Visualização 3d | Imagens da Maquete Eletrônica

O edifício como mostrado abaixo em várias cenas tiradas da maquete eletrônica ou maquete digital, é visualizado de vários angulos, obtendo-se assim uma perfeita e clara compreensão de sua arquitetura, como se estivessemos vendo um modelo real de maquete ou o edifício construído.

Maquete eletrônica do edifício em vista aéra - Fachadas frontais e coberturasEdifício em granito e vidro verde - vista ao nível dos olhosEdifício - vista aérea da maquete digital - fachada lateral, fundos e coberturas

A maquete digital permitiu a visualização do edifício por todos os lados. Na imagem da esquerda vemos uma vista superior onde aparece a fachada frontal, as coberturas do edifício com suas piscinas e decks, e a vemos também uma fachada lateral onde é vista a piscina no pavimento de uso comum.

A imagem do centro é uma perspectiva frontal da edificação. Esta perspectiva que como as demais tem em estilo fotorealistico, mostra os materiais de acabamento como granito verde, emboço pintado de branco, varandas e esquadrias. Os vidros estão representados em tom verde ray-ban, e circundam as varandas formando um painel abaixo dos corrimãos.

A imagem da da esquerda é uma vista tomada olhando para uma das fachadas laterais e a fachada dos fundos. Através desta vista, podemos ver também o PUC ou pavimento de uso comum, onde algumas áreas à ceu aberto aparecem, áreas estas que circundam o corpo principal do edifício. Do lado esquerdo vemos uma piscina, e na parte dos fundos uma outra piscina menor assim como áreas de recreação.

Cobertura com deck e piscina - Planta vista em 3DEdifício - vista do portico de entradaDetalhes das varandas em granito e vidro verde

Acima, do lado direito, vemos uma vista em planta 3d do pavimento superior de uma coberutura duplex. A maquete permite ver claramente os cômodos internos e terraço, já que as áreas cobertas foram representadas sem o teto.

Observe que no terraço foi representada a piscina com deck em madeira e o amplo espaço ao redor foi ambientado com mesas, espriguiçadeiras e vasos de plantas, elementos típicos do mobiliário de terraços e áreas de piscina.

Observe também que, a sala está representada sem a laje e telhado, permitindo ver um conjunto de estofados com tapete ao chão, um bar com várias banquetas, o banheiro e a escada helicoidal que dá acesso descendente para o primeito pavimento deste apartamento de cobertura.

Com relação à imagem central também mostrada acima, esta coloca em evidência o portico do edifício, feito com uma longa viga de concreto e adornado com tubulação metálica de grande diâmetro. A entrada possui marquise com estrutura em tubulação metálica e fechamento em vidro. Um longo painel de vidro verde se estende em cada um dos lados do pórtico de entrada e percorre a fachada do embasamento que abrange o pavimento térreo, garagens e muretas do pavimento de uso comum.

A imagem da direita nos mostra uma vista em "close" ou aproximada das varandas. Todas as varandas possuem uma faixa horizontal de granito verde que cobre a viga que percorre toda a extensão das fachadas.

Os corrimãos das varandas estão representados em aluminínio anodizado preto, e todas as varadas possuem paineis de vidro também verde tipo ray-ban instalados abaixo dos corrimãos. No sentido horizontal, em cada junção das fachadas, existe também um faixa vertical de granito verde, que cobre os pilares das extremidades.

Animações 3D do Projeto do Edifício

Através da maquete digital foram geradas animações simulando um giro em torno do projeto e visitias ao hall de entrada, pavimento de uso comum com áreas de lazer e a alguns apartamentos. Devido aos recursos da época existiam limitações, mas coloquei estas antigas animações 3D de arquitetura neste website. Mas se voce tiver uma conexão lenta, as animações poderão levar algum tempo para carregar.

Perspectiva de Arquitetura do Edifíco

Esta maquete eletrônica, do projeto de um edifício de apartamentos na cidade do Rio de Janeiro, feita em 1995, foi modelada tanto externamente como interiormente, reproduzindo fielmente a arquitetura. Ou seja, o prédio como um todo foi moldado em 3d, possibilitando vistas de frente, laterais, fundos e vistas superiores, assim como vistas do interior.

Maquete digital - Edifício de apartamentos em granito verde, vidros ray-ban e paredes brancas - Rio - 1995

O edifício combina primordialmente três elementos, sendo faixas de granito verde revestindo as vigas e pilares, emboço pintado de branco nas paredes, e vidros verdes tipo ray-ban nas varandas e esquadrias. Amplos paineis de vidro verde revestem também a entrada e pavimento de garagem.

Como se vê na imagem, de frente à entrada, a calçadas de pedras portuguesas foi reproduzida na maquete virtual segundo o desenho de re-pavimentação da mesma. No térreo haveria 2 entradas/saídas de garagem, sendo uma de cada lado da entrada principal. Vários canteiros de plantas estão dispostos ao longo da fachada.

No pavimento térreo ficaria o hall de entrada, 1º pavimentos de garagem e medidores. No segundo pavimento também seria usado para garagens, e no terceiro piso, seria o pavimento de uso comum, com salão de festas, saunas, sala de reuniões, piscina e áreas de lazer.

Na fachada vê-se um grande portico de concreto revestido que circunda a entrada principal. Outro portico de metal cor vinho também adorna a entrada principal e uma estrutura metálica com cobertura transparente serve de marquise.

Um amplo painel de vidro verde, de cada lado do portico de entrada reveste a parte frontal do segundo pavimento de garagem e mureta do (PUC) pavimento de uso comum.

Acima desta pavimento comum, seriam construidos 7 andares, sendo 5 andares de apartamentos e 2 andares ocupados por coberturas duplexs. Em cada andar seriam construidos 6 apartamentos, sendo 3 de frente e 3 de fundos. E nos 2 ultimos pavimentos também 6 corberturas duplex, seguindo a mesma disposição.

Através da vista superior mostrada em uma das imagens nesta página, pode-se ver os terraços das coberturas com piscina e decks de madeira.

A perspectiva acima foi posteriormente melhorada utilizando Photopaint para acrescentar mais plantas e vegetação sobre a parte baixa da fachada frontal.

Considerações sobre CAD e Render na produção desta apresentação

Tanto para a perspectiva do edifício, como para a planta humanizada e perspectivas internas, a modelagem 3D foi feita com Autocad e o acabamento (renderização) foi feito com 3D Studio r.4. A representação de pessoas é um tanto antiga, feita com "bonecos" de malha 3d.


Autor das maquetes eletrônicas e textos: J.Renato A.D.

Anúncio: